1 / 9

MÉTODO NA CATEQUESE

Curso de iniciação à Catequese. MÉTODO NA CATEQUESE. ( Catequistas. Século XXI . p. 132-136; 141-142). Departamento Arquidiocesano da Catequese. O QUE ENTENDEMOS POR MÉTODO.

kemp
Download Presentation

MÉTODO NA CATEQUESE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Curso de iniciação à Catequese MÉTODO NA CATEQUESE (Catequistas. Século XXI. p. 132-136; 141-142) Departamento Arquidiocesano da Catequese

  2. O QUE ENTENDEMOS POR MÉTODO A palavra métodovem do grego e que quer dizer “caminho”. Toda a Pedagogia tem um “método”. Ele é um meio ao serviço da pessoa... Para percorrer esse caminho utilizam-se técnicas e processos devidamente conjugados para conseguir atingir os objectivos que nos propomos. Não há um método único e perfeito... A variedade nos métodos é um sinal de vida e uma riqueza.

  3. O QUE ENTENDEMOS POR MÉTODO O essencial não é o método mas o fim. Para além do método há que ter em conta o espírito do mesmo. Os métodos dependem dos destinatários, das circunstâncias e situações, bem como da personalidade do Educador. Daqui, os “vários” caminhos para atingir o mesmo fim. Não há pois um método único e ideal.

  4. O QUE ENTENDEMOS POR MÉTODO MÉTODO DE DUTIVO Parte do anúncio da mensagem, expresso nos principais documentos da fé (Bíblia, Liturgia, Doutrina...) E tira as consequências práticas para a vida... Vai: - de cima para baixo; - do geral para o particular; - do abstracto para o concreto. MÉTODO INDUTIVO Parte dos problemas e situações humanas, isto é da vida e das situações concretas. E ilumina-os com a Luz da Palavra de Deus. Vai: -de baixo para cima; - do particular para o geral; - do concreto para o abstracto.

  5. O QUE ENTENDEMOS POR MÉTODO • MÉTODO DE DUTIVO • O catequizando: • - escuta a proclamação da mensagem • cristã; • - reflecte sobre ela para descobrir • o seu sentido; • tira consequências para a sua vida quotidiana. MÉTODO INDUTIVO O catequizando: - toma consciência dos factos (pessoais, racionais, eclesiais...) - descobre neles o sentido que têm à luz da Revelação; - procura transformar a sua vida segundo as exigências da Palavra.

  6. FINALIADDE DO MÉTODO 1. Objectivos do método Toda a Metodologia Catequética tem de orientar-se: - para oEncontro profundo com Cristo e para a conversão progressiva; - para aInteriorização ou contemplação de uma presença; - e para o Compromisso individual e grupal.

  7. ITINERÁRIO DA CATEQUESE Acolhimento Actividade Final É como que uma caminhada. Sai-se da vida; provoca-se um ao encontro com Deus e volta-se a à vida de uma forma nova...

  8. ITINERÁRIO DA CATEQUESE Uma catequese tem três partes 1ª - Acolhimento 2ª - Desenvolvimento da Catequese - Experiência humana - Palavra de Deus - Expressão de fé 3ª - Actividade Final

  9. CELEBREMOS A NOSSA FÉ A TUA PALAVRA Senhor, quando escuto a Tua Palavra, meus olhos, meu coração minha mente sentem que o teu Reino é imenso. Senhor; quero sentir-me pequeno, operante a Tua grandeza. obrigado, Senhor por queres precisar de mim.

More Related