1 / 9

Aspectos Jurídicos do Monitoramento de e-mails

Aspectos Jurídicos do Monitoramento de e-mails. Monitoramento de E-mails. E-mails corporativos As tradicionais perguntas: Posso monitorar os e-mails de meus empregados? De que forma? Baseado em que norma legal? Conflito com o artigo 5 °, X e XII, da Constituição Federal.

lucia
Download Presentation

Aspectos Jurídicos do Monitoramento de e-mails

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Aspectos Jurídicos do Monitoramento de e-mails

  2. Monitoramento de E-mails • E-mails corporativos As tradicionais perguntas: Posso monitorar os e-mails de meus empregados? De que forma? Baseado em que norma legal? Conflito com o artigo 5°, X e XII, da Constituição Federal.

  3. Monitoramento de E-mails Direito ao Sigilo das Comunicações • E-mail é carta? O Serviço de e-mail é serviço de correio?; • CF, art.21, inc. X – Quem pode explorar os serviços de correios?; • Portanto, servidores de e-mail não prestam serviços de correios e e-mails não se confundem com definição legal de carta;

  4. Monitoramento de E-mails Direito à Privacidade • O autor de mensagens tem o direito de que terceiros não as tornem públicas. É o direito de estar só, de não ser incomodado; • Existe direito à privacidade no ambiente de trabalho?; • Definição legal de carta (Lei 6538/78, art.47): “Objeto de correspondência que contém informação de interesse específico do destinatário”

  5. Monitoramento de E-mails Direito à Privacidade • No ambiente de trabalho, as correspondências que lhe devem ou são enviadas são de interesse da EMPRESA e não do EMPREGADO!!! • Tanto que são custeadas e entregues, para uso profissional, pela EMPRESA ao EMPREGADOR; • A privacidade deve ser preservada onde há uma razoável expectativa de que aquele ambiente seja privado. O que não é o caso de um ambiente corporativo.

  6. Monitoramento de E-mails • Razões para o monitoramento: 1. O e-mail e seus recursos acessórios pertencem ao empregador; 2. A Companhia é responsável pelos atos de seus empregados. (art. 932, III, Código Civil) Art. 932. São também responsáveis pela reparação civil: III. O empregador ou comitente, por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele; 3. Poder de direção do empregador, previsto na CLT.

  7. Monitoramento de E-mails • Recomendações: • A empresa deve tornar o empregado ciente de tal monitoramento, através de cláusula que estabeleça tal regra, inserida no corpo do contrato de seu contrato de trabalho ou em termo que o adite; • A assinatura de um termo de confidencialidade, que adite o contrato de trabalho do empregado que lidará, no seu dia-a-dia, com informações de natureza sigilosa; • Criação de uma vigorosa “Política de Segurança, Transação e Qualidade da Informação”.

  8. Monitoramento de E-mails • Jurisprudência “EMENTA: JUSTA CAUSA. E-MAIL. PROVA PRODUZIDA POR MEIO ILÍCITO. NÃO OCORRÊNCIA..... Considerando que os equipamentos de informática são disponibilizados pelas empresas aos seus funcionários com a finalidade única de atender às suas atividades laborativas, o controle do e-mail apresenta-se como a forma mais eficaz, não somente de proteção ao sigilo profissional, como de evitar o mau uso do sistema internet que atenta contra a moral e os bons costumes, podendo causar à empresa prejuízos de larga monta.” (Ro 0504/2002, Rel. Juíza Márcia Mazoni Cúrcio Ribeiro, DF).

  9. Monitoramento de E-mails Muito Obrigado!!

More Related