1 / 12

REVESTIMENTO DE PAREDES:

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROFESSOR: REGINALDO SANTOS. REVESTIMENTO DE PAREDES:

Download Presentation

REVESTIMENTO DE PAREDES:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP CURSO: ARQUITETURA E URBANISMODISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO IIPROFESSOR: REGINALDO SANTOS REVESTIMENTO DE PAREDES: O revestimento mais usado é feito com argamassa. O ideal é fazer três camadas: chapisco, emboço e reboco. Antes de aplicar a primeira camada, tape os rasgos feitos quando foram colocados os encanamentos e os conduítes. Espere cada camada secar,antes de aplicar a seguinte. CHAPISCO, EMBOÇO E REBOCO FINO OU PAULISTA ARGAMASSA DE CIMENTO, AREIA E ÁGUA PREPARAÇÃO: MECÂNICA OU MANUALMENTE O AMASSAMENTO MECÂNICO DEVE DURAR PELO MENOS 90 SEGUNDOS E DEVERÁ SER EXECUTADO NA BETONEIRA. O EMASSAMENTO MANUAL DEVE SER EXECUTADO SOB COBERTURA E SOBRE MASSEIRAS OU SUPERFÍCIES PLANAS IMPERMEÁVEIS. AS ARGAMASSAS CONTENDO CIMENTO DEVERÃO SER USADAS NO MÁXIMO 2 ½ (DUAS E MEIAS) HORAS A CONTAR DO PRIMEIRO CONTATO DO CIMENTO COM A ÁGUA. A ARGAMASSA RETIRADA OU CAIDA DOS REVESTIMENTOS EM EXECUÇÃO NÃO PODERÁ SER NOVAMENTE EMPREGADA. OS REVESTIMENTOS COM ARGAMASSA DE CIMENTO, AREIA, E ÁGUA SÃO EXECUTADOS EM CAMADAS: CHAPISCO, EMBOÇO E REBOCO FINO.

  2. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP CURSO: ARQUITETURA E URBANISMODISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO IIPROFESSOR: REGINALDO SANTOS • TODAS AS SUPERFÍCIES DE CONCRETO, ALVENARIA DE TIJOLOS FURADOS E FORRO, INTERNAS OU EXTERNAS RECEBEM UMA CAMADA DE CHAPISCO DE ARGAMASSA COM TRAÇO 1:3 (CIMENTO E AREIA). • AS PAREDES E TETOS DEVERÃO SER MOLHADOS ANTES DA APLICAÇÃO DA PRIMEIRA CAMADA DE REVESTIMENTO CHAMADA CHAPISCO, QUE DEVERÁ SER EXECUTADO DE BAIXO PARA CIMA. • A SEGUNDA CAMADA É CHAMADA DE EMBOÇO. ESSA CAMADA SÓ SERÁ INICIADA APÓS A COMPLETA PEGA DE ARGAMASSA DAS ALVENARIAS E CHAPISCO. OS EMBOÇOS DEVERÃO SER APRUMADOS E NIVELADOS COM ESPESSURA MÍNIMA DE 15 mm, DESEMPENADOS COM RÉGUAS DE ALUMINIO OU MADEIRA. NAS PAREDES E TETOS SERÃO UTILIZADOS NO EMBOÇO, ARGAMASSA COM TRAÇO 1:6 (CIMENTO E AREIA). • OS EMBOÇOS SÃO TAMBÉM EXECUTADOS COMO FUNDO PARA REVESTIMENTOS DE CERÂMICA OU AZULEJO. • A CAMADA DE ACABAMENTO FINAL É O REBOCO FINO, QUE DEVERÁ SER EXECUTADO NO MÍNIMO 24 HORAS APÓS A PEGA COMPLETA DO EMBOÇO.. • PARA EXECUÇÃO DO REBOCO FINO, SERÁ EMPREGADA ARGAMASSA DE CIMENTO E AREIA COM TRAÇO 1:5 , COM 5 mm DE ESPESSURA MÁXIMA. DEVE SER UTILIZADA AREIA FINA E PENEIRADA.

  3. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP CURSO: ARQUITETURA E URBANISMODISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO IIPROFESSOR: REGINALDO SANTOS • É CORRENTE NA REGIÃO NORTE O USO DO REBOCO PAULISTA COMO REVESTIMENTO DE PAREDES, SUA EXECUÇÃO É PRECEDIDA DA CAMADA DE CHAPISCO E, EM SEGUIDA, O REBOCO PAULISTA É EXECUTADO, UTILIZANDO ARGAMASSA NO TRAÇO 1:6 (CIMENTO E AREIA). A CAMADA DE REBOCO PAULISTA DEVERÁ TER NO MÍNIMO 15 mm DE ESPESSURA. • OUTRO REVESTIMENTO COM USO DE ARGAMASSA DE CIMENTO E AREIA É A BARRA LISA. GERALMENTE UTILIZADA EM ÁREAS MOLHADAS, COMO BANHEIROS E COZINHAS, EM CONSTRUÇÕES POPULARES SUBSTITUEM O REVESTIMENTO CERÂMICO. NO REVESTMENTO COM BARRA LISA NO REVESTIMENTO COM BARRA LISA EMPREGA-SE ARGAMASSA DE CIMENTO E AREIA NO TRAÇO 1:3 COM ADIÇÃO DE IMPERMEABILIZANTE. A ESPESSURA DO REVESTIMENTO BARRA LISA DEVERÁ FICAR ENTRE 15 A 25 mm. DEPOIS DE OBTIDA A REGULARIZAÇÃO DO PANO O ACABAMENTO LISO É OBTIDO ATRAVÉS DE POLVILHAMENTO DE CIMENTO E ALISAMENTO À DESEMPENADEIRA DE AÇO OU COLHER DE PEDREIRO ATÉ ATINGIR UMA PERFEITA UNIFORMIDADE EM TODOS OS PONTOS. QUANDO FOR ESPECIFICADA A BARRA LISA COM COLORAÇÃO ARTIFICIAL, ADICIONA-SE O CORANTE DESEJADO COM O CIMENTO NA HORA QUE ESTÁ SE OBTENDO O ACABAMENTO LISO NA SUPERFÍCIE.

  4. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP CURSO: ARQUITETURA E URBANISMODISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO IIPROFESSOR: REGINALDO SANTOS • A CARAPINHA É UM REVSTIMENTO DE ARGAMASSA DE CIMENTO E AREIA QUE É APLICADO COM VASSOURINHA SOBRE A CAMADA DO CHAPISCO. A CARAPINHA É UMA CAMADA DE REVESTIMENTO UTILIZADA, GERALMENTE, EM PAREDES EXTERNAS, PARA DESTACAR UMA ÁREA NA FACHADA DAS EDIFICAÇÕES. A CARAPINHA PODE RECEBER PINTURA OU FICAR AO NATURAL (COR DO CIMENTO). O TRAÇO DA ARGAMASSA PARA CARAPINHA É 1:3. O REVESTIMENTO CO CARAPINHA É BASTANTE ÁSPERO. • II – AZULEJOS E CERÂMICA. • OS REVESTIMENTOS DE AZULEJOS OU LADRILHOS CERÂMICOS SÃO ASSENTADOS COM ARGAMASSA INDUSTRIALIZADA, SOBRE O EMBOÇO COM FUNDO PREVIAMENTE EXECUTADO E CURADO NO MÍNIMO 7 DIAS. • ANTES DO ASSENTAMENTO SERÁ PROCEDIDA UMA RIGOROSA VERIFICAÇÃO DE PRUMOS E NÍVEIS, DE MANEIRA A SE OBTER UMA ARREMATE PERFEITO E UNIFORME, ESPECIAL NA CONCORDÂNCIA DOS AZULEJOS/CERÂMICAS COM O TETO DEIXANDO SEMPRE OS ARREMATES PARA A SUPERFÍCIE INFERIOR DO PLANO REVESTIDO. • A COLOCAÇÃO DOS REVESTIMENTOS DE AZULEJOS OU LADRILHOS CERÂMICOS SERÁ FEITA DE MODO A SEREM OBTIDAS JUNTAS ALINHADAS OU CONTRAFIADAS DE ESPESSURA CONSTANTE. NÃO SUPERIORES ÀS MEDIDAS INDICADAS A SEGUIR.

  5. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP CURSO: ARQUITETURA E URBANISMODISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO IIPROFESSOR: REGINALDO SANTOS • AZULEJOS 15x15 cm – JUNTAS DE 1,5 mm • AZULEJOS 15x20 cm OU 20x20 cm – JUNTAS DE 2,0 mm • CERÂMICAS 7,5x15 cm E 15x20 cm – JUNTAS DE 2,0 mm • CERÂMICAS 20x30 cm E 30x30 cm – JUNTAS DE 3,0 A 5,0 mm • CERÂMICAS 30x40 cm OU MAIORES – JUNTAS DE 5,0 A 10,0 mm • DECORRIDOS 7 DIAS DO REVESTIMENTO, OS PANOS SERÃO REJUNTADOS COM REJUNTES INDUSTRIAL NA COR DEFINIDA EM PROJETO. APÓS O REJUNTAMENTO, OS PANOS SERÃO RIGOROSAMENTE LIMPOS, RETIRANDO-SE QUALQUER EXCESSO DE MASSA OU PASTA. • MÁRMORE E GRANITO • O ASSENTAMENTO DOS REVESTIMENTOS DE MÁRMORES E GRANITOS É EXECUTADO COM ARGAMASSA DE CIMENTO E AREIA NO TRAÇO 1:3 OU ARGAMASSA INDUSTRIALIZADA ESPECÍFICA PARA ESSES MATERIAIS EM JUNTAS ALINHADAS E PRUMADAS. • OS REVESTIMENTOS EM PLACAS DE MÁRMORE OU GRANITO SERÃO EXECUTADOS POR PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS, UTILIZANDO PEDRAS SELECIONADAS. NÃO SERÁ TOLERADO O ASSENTAMENTO DE PEÇAS RACHADAS, EMENDADAS, COM RETOQUES VISIVEIS DE MASSA, CAPAZES DE COMPROMETER SEU ASPECTO, DURABILIDADE E RESISTÊNCIA.

  6. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP CURSO: ARQUITETURA E URBANISMODISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO IIPROFESSOR: REGINALDO SANTOS • PASTILHAS • O ASSENTAMENTO DE PASTILHAS CERÂMICAS OU DE VIDRO, COLADAS EM PAPEL, SERÁ EFETUADO POR PESSOAL CAPACITADO PARA ESTE SERVIÇO, COM ARESTAS INTEIRAMENTE RETAS E ALINHADAS. AS PASTILHAS CERÂMICAS OU DE VIDRO SÃO COLADAS EM PAPEL DEVIDO ÀS DIMENSÕES DAS PEÇAS (1cm x 1cm, 1,5cm x 1,5cm, 2cm x 2cm). • ANTES DO ASSENTAMENTO DO REVESTIMENTO DE PASTILHAS CERÂMICAS SERÁ EFETUADO UM EMBOÇO COM ARGAMASSA DE CIMENTO E AREIA NO TRAÇO 1:4, PERFEITAMENTE DESEMPENADO E SARRAFIADO. SOBRE O EMBOÇO EXECUTADO EFETUA-SE O ASSENTAMENTO DAS PATILHAS COM ARGAMASSA INDUSTRIALIZADA ESPECÍFICA PARA USO NESSES MATERIAIS. • AS PLACAS DE PASTILHAS, UMA VEZ APLICADAS, SERÃO BATIDAS COM UMA DESEMPENADEIRA DE MADEIRA, DE FORMA A SE OBTER A ADERÊNCIA COM A ARGAMASSA, CASO NECESSÁRIO EFETUA-SE NESSA OPORTUNIDADE, A APROXIMAÇÃO DAS PLACAS QUE NÃO TENHAM FICADO BEM UNIDAS, RECOLOCANDO-SE TAMBÉM, AS PASTILHAS CAÍDAS. • A REMOÇÃO DO PAPEL DAS PLACAS DO MOSAICO SERÁ FEITA COM ESPÁTULA, APÓS ABUNDANTEMENTE MOLHADA A SUPERFÍCIE COM UMA SOLUÇÃO DE 5% DE SODA E ÁGUA (CARBONATO DE SÓDIO). RETIRADO O PAPEL, LAVA-SE A SUPERFÍCIE COM BASTANTE ÁGUA, PROCURANDO REMOVER RESÍDUOS DE COLA, PASTA DE ARGAMASSA.

  7. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP CURSO: ARQUITETURA E URBANISMODISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO IIPROFESSOR: REGINALDO SANTOS • O REJUNTAMENTO DAS PASTILHAS SERÁ EFETUADO COM REJUNTE INDUSTRIAL NA COR DEFINIDA EM PROJETO. A APLICAÇÃO SERÁ FEITA COM O AUXÍLIO DE UM ROLO DE BORRACHA. COM UM PANO ÚMIDO, RETIRA-SE O EXCESSO DE PASTA, CONCLUINDO A LIMPEZA COM UM PANO SECO. • APÓS 6 (SEIS) DIAS, LAVA-SE A SUPERFÍCIE COM AUXILIO DE UMA BROCHA, EMBEBIDA EM UMA SOLUÇÃO, A 5% DE ÁCIDO MURIÁTICO E ÁGUA, LOGO APÓS, COM ÁGUA, EXUGANDO-SE EM SEGUIDO COM PANOS LIMPOS E SECOS. • ENCASQUE DE PEDRA: • OS REVESTIMENTOS DECORATIVOS DE PEDRA SÃO CONSTITUÍDOS POR SEIXOS, FRAGMENTOS IRREGULARES DE PEDRAS OU FILETES, DENOMINADOS “RACHAS DE PEDREIRA”, LIGADOS À SUPERFÍCIES A GUARNECER POR MEIO DE ARGAMASSA DE CIMENTO E AREIA NO TRAÇO 1:4 E DISPOSTOS DE MODO A FORMAREM UM PARAMENTO EXTERNO, SENSIVELMENTE PLANO. • AS RACHAS DEVERÃO SER ISENTAS DE TERRA, ARGILA, CROSTA DECOMPOSTA OU OUTRO DEFEITO QUE LHE PREJUDIQUEM O ASPECTO. AS RACHAS TERÃO FRAGMENTOS CHATOS DESIGUAIS, DE TAMANHO MÉDIO, COM FORMA APROXIMADAMENTE RETANGULAR OU TRAPEZOIDAL, CUJO EIXO MENOR NÃO DEVERÁ SER INFERIOR A 100mm. • AS PEDRAS SERÃO ASSENTADAS SEGUNDO O SEU MAIOR EIXO. PODERÃO VARIAR QUANTO A COR MAS O CONJUNTO DEVERÁ TER COR HOMOGÊNEA.

  8. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP CURSO: ARQUITETURA E URBANISMODISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO IIPROFESSOR: REGINALDO SANTOS • PARA ASSENTAMENTO DAS “CASCAS” DE PEDRA SERÁ EMPREGADA ARGAMASSA DE CIMENTO E AREIA NO TRAÇO 1:4. OS PARAMENTOS SERÃO LAVADOS COM UMA SOLUÇÃO DE ÁCIDO CLORÍDRICO (HCL) E DEVERÃO APRESENTAR-SE PLANOS, SEM ONDULAÇÕES OU ABALAMENTOS. • REVESTIMENTO CERÂMICO • A execução do Revestimento Cerâmico abrange um conjunto de medidas necessárias á adequada execução da camada de acabamento e compreende as seguintes etapas:

  9. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP CURSO: ARQUITETURA E URBANISMODISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO IIPROFESSOR: REGINALDO SANTOS • PROPRIEDADES DO REVESTIMENTO CERÂMICO • Absorção de água • Resistência à abrasão • Resistência á gelo • Expansão por umidade ou dilatação térmica • Resistência ao risco (dureza Mohr) • Resistência à manchas • Resistência ao ataque químico • Empregos de revestimentos cerâmicos: pisos, paredes, fachadas, piscinas, outros.

  10. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP CURSO: ARQUITETURA E URBANISMODISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO IIPROFESSOR: REGINALDO SANTOS Normalmente são constituídos de duas camadas: uma de argila selecionada, de espessura grande, e outra fina, de um esmalte que recobre uma das faces e que lhe proporciona impermeabilidade e alta durabilidade. O azulejo tem por função revesti outros materiais, dando proteção e bom acabamento. É um material para uso em paredes. TIPOS DE ASSENTAMENTO DO REVSTIMENTO • Azulejos

  11. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP CURSO: ARQUITETURA E URBANISMODISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO IIPROFESSOR: REGINALDO SANTOS Azulejos Antigos

  12. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP CURSO: ARQUITETURA E URBANISMODISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO IIPROFESSOR: REGINALDO SANTOS

More Related