1 / 10

Departamento de Economia, Administração e Sociologia/ESALQ-USP

Departamento de Economia, Administração e Sociologia/ESALQ-USP LES 0699 - Iniciação Científica em Economia Aplicada, e, LES 0180 – Introdução à Administração SÍNDROME DA PRESSA: Você sabe o que é? Prof. Dr. Evaristo Marzabal Neves

latoya
Download Presentation

Departamento de Economia, Administração e Sociologia/ESALQ-USP

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Departamento de Economia, Administração e Sociologia/ESALQ-USP LES 0699 - Iniciação Científica em Economia Aplicada, e, LES 0180 – Introdução à Administração SÍNDROME DA PRESSA: Você sabe o que é? Prof. Dr. Evaristo Marzabal Neves Apoio Didático: Aline Cristina Fermino/Bolsista Pecege - ESALQ/USP Sintese - Página Patologia – Artigo: Contra a pressa, volte-se para si mesmo. Caderno “Bem Viver” do Jornal de Piracicaba, 16/09/10, p.4-5. Setembro 2010

  2. OBSERVAÇÕES INICIAIS Você acha que 24 horas por dia não são suficientes para fazer tudo que precisa? Pensa que dormir é perda de tempo ou é incapaz de ficar parado, por cinco minutos, sem fazer absolutamente nada? Tem sempre a sensação de estar atrasado e com pressa?

  3. Você acha que 24 horas por dia não são suficientes para fazer tudo que precisa? Pensa que dormir é perda de tempo ou é incapaz de ficar parado, por cinco minutos, sem fazer absolutamente nada? Tem sempre a sensação de estar atrasado e com pressa? ENTÃO, CUIDADO. VOCÊ É UM SÉRIO CANDIDATO A SER PORTADOR DA SÍNDROME DA PRESSA.

  4. Cuidado: a Síndrome da Pressa pode desencadear outras doenças, como: • Síndrome do Pânico • Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) • Transtorno de Ansiedade Generalizada • Enfartes • Derrames • Hipertensão Arterial • Gastrites • Úlceras • E, outros problemas de saúde. Portanto, muita atenção.

  5. Segundo a psicóloga Cecília Zylberstajn, a Síndrome da Pressa pode ser entendida como uma alteração de comportamento. “É a ansiedade voltada para o tempo. Quem sofre com isso sente que o dia é curto, acha que tem muitas coisas a fazer e vive correndo, mesmo quando não tem nada de urgente para cumprir. Esse exagero faz com que o indivíduo não consiga viver o agora”. Essas pessoas estão sempre arrumando coisas para fazer, mesmo sem conseguir administrar o próprio tempo. Elas se atrasam, mas não toleram o atraso dos outros, pois não têm paciência e não sabem esperar. “São indivíduos incapazes, por exemplo, de ficar numa fila ou de simplesmente escutar os outros. São pessoas que não conseguem classificar as coisas como importantes, menos importantes e urgentes”. Nosso adendo: olha a importância do quadrante de S. Covey (Os sete hábitos de pessoas altamente eficazes) “Não há essa hierarquia para as situações da vida e tudo se torna para ontem, impedindo a pessoa de viver o presente”.

  6. TECNOLOGIA Numa sociedade em que o avanço da tecnologia dita o ritmo frenético, fica mesmo difícil desacelerar. Um bom exemplo está nos aparelhos celulares. Multifuncionais, eles reúnem vários atrativos – rádio, TV, web, games – para que o seu dono jamais fique ocioso. “E quando isso acontece, o indivíduo, sente-se culpado, pois vê esse ‘não fazer nada’ como uma perda de tempo, já que estar constantemente ocupado é uma exigência produtiva” (psicologa Cecilia Zylbersztajn) Para o sociólogo Eduardo Oyakawa e professor da ESPM, a tecnologia é vista como grande entusiasmo e otimismo, pois oferece milhões de informações. “Mas a reflexão sobre o modo de vida só a introspecção e a leitura nos proporcionam. E esse é um processo lento, que vai contra a velocidade que a internet nos dá”. Diz que seus alunos vêm de famílias tradicionais e bairros nobres de São Paulo, e vê presença exagerada de ansiolíticos e antidepressivos na vida desses jovens. “Na balada, o grau de drogas e álcool é espantoso, principalmente entre as meninas”.

  7. PSICOLÓGICO José Roberto Leite, médico coordenador da unidade da Medicina Comportamental da Unifesp, diz : “Eu já atendi muitos jovens com desequilíbrio psicológico porque são submetidos a pressões que não têm condições de dar conta. Há muito colégio por aí que exige nota mínima 7 e expulsa o aluno que não alcançar, pouco se importando com o indivíduo, pensando só no nome da escola”. Tanta cobrança e tanta ansiedade provocam sintomas físicos como alteração no padrão de respiração, tensão muscular e insônia. A ansiedade exagerada provoca estresse e outros transtornos. Nesse caso, a pessoa pode chegar à depressão, pois sente-se frustrada por não conseguir fazer tudo o que gostaria”, (Psicologa Cecilia Zylbersztajn).

  8. CONDUTAS Para o médico José Roberto Leite, um dos fatores responsáveis por tanta ansiedade é a desorganização (causa de estresse). “A maioria da população não tem estratégia de organizar a vida, não sabem administrar o seu tempo de forma racional, tanto que isso está refletido nos nossos padrões culturais”. “É preciso se preocupar em gerenciar a vida como se fosse uma empresa, estabelecendo metas e plano de ação para se atingir o que se deseja. Mas nós não estamos acostumados a fazer isso”. “ A falta de organização no dia a dia reflete, também, numa desorganização mental, que em última instância leva ao estresse crônico, e sintomas como sofrimento psicológico, redução na imunidade e manifestação de doenças cardiovasculares”

  9. Para evitar tudo isso, a dica é voltar para si mesmo, ter momentos dereflexão e autoavaliação. “É estabelecer um foco para dentro de você, colocando uma certa barreira para o que vem de fora, filtrando cobranças e prestando mais atenção na sua atitude em relação às coisas, priorizando o que é mais importante (Nosso adendo: mais uma vez: use quadrante de S.Covey - Sete hábitos de pessoas altamente eficazes). Cecília Zylbersztajn orienta hierarquizar as prioridades. “Essa e uma reflexão constante que precisa ser feita, avaliando o jeito que estamos vivendo”. Na prática, técnicas de meditação e ioga podem ser benéficas, pois priorizam a respiração e a consciência do agora”. “Praticar esportes também é excelente, pois a pessoa aprende a acelerar e a parar. Em geral, uma pessoa menos ansiosa é aquela que o corpo está em equilíbrio”. Que tal pelo menos 40 minutos/dia (adendo nosso). Eduardo Oyakawa, lembra ainda da importância de se buscar a espiritualidade. “E isso nada tem a ver com uma religião instituída, mas com sabedoria de vida. Uma pessoa que preza pelo seu lado espiritual é, sem dúvida alguma, menos ansiosa”.

  10. Sinais físicos Respiração rápida e superficial Tensão muscular Sono agitado e/ou insônia Ansiedade Agitação e inquietude Sinais comportamentais : Impaciência e hostilidade Sensação de perda de tempo Pressa constante, age como se tudo fosse urgente Dificuldade de hierarquizar prioridades das tarefas Percepção de que o tempo é curto Remorso de não fazer nada Dificuldade de concentração e de controlar a atenção Intolerância a atrasos Multitarefa – fazer diversas atividades ao mesmo tempo, não sendo capaz de concluí-las Comportamento automatizado Dificuldades de memória Interrupções de terceiros Atenção: Recado dado. Daí: Cuidem-se (Adendo nosso) Sinais de alertaA psicóloga Cecília Zylbersztajn lista alguns sinais de alerta para se detectar a síndrome:

More Related