1 / 10

DIAS DE VENDAS PENDENTES (DVP)

DIAS DE VENDAS PENDENTES (DVP). PROFESSOR: ALESSANDRO. DIAS DE VENDAS PENDENTES (DVP).

latif
Download Presentation

DIAS DE VENDAS PENDENTES (DVP)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DIAS DE VENDAS PENDENTES (DVP) PROFESSOR: ALESSANDRO

  2. DIAS DE VENDAS PENDENTES (DVP) É UMA FORMA DE FACILITAR O ACOMPANHAMENTO DA CARTEIRA DE CLIENTES É POR MEIO DA DETERMINAÇÃO DO NÚMERO MÉDIO DE DIAS DAS VENDAS QUE AINDA NÃO FORAM COBRADAS OU RECEBIDAS. ESSA MEDIDA É CONHECIDA POR DIAS DE VENDAS PENDENDES (DVP) OU VENDAS A RECEBER.

  3. AO RELACIONAR O VALOR AINDA POR SER COBRADO DOS CLIENTES COM O FATURAMENTO MÉDIO DIÁRIO, ESSE PARÂMETRO POSSIBILITA DETERMINAR QUANTOS DIAS DE VENDAS CONTINUAM PENDENTES OU EM ABERTO NA CARTEIRA DE TÍTULOS A RECEBER. A FÓRMULA PARA EFETUAR ESSE CÁLCULO É A SEGUINTE: DVP = Saldo de contas a receber no final do período (Vendas totais do período/Número de dias do período)

  4. EXEMPLO UMA EMPRESA VERIFICOU QUE O VALOR TOTAL DE DUPLICATAS DE CLIENTES EM ABERTO NO FINAL DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2012 TINHA SIDO DE R$ 320.000,00. CONSTATOU-SE QUE AS VENDAS DAQUELE ANO TOTALIZARAM R$ 2.400.000,00. CÁLCULO DA DVP: DVP = 320.000 = 320.000 = 48 DIAS 2.400.000/360 DIAS (ANO) 6.666,67

  5. PORTANTO CONCLUI-SE QUE APROXIMADAMENTE 48 DIAS DAS VENDAS ANUAIS DA EMPRESA AINDA NÃO FORAM LIQUIDADOS PELOS CLIENTES. SE NO PRÓXIMO PERÍODO ESSE PRAZO AUMENTAR CONFIGURA-SE UMA SITUAÇÃO INDESEJADA. POR OUTRO LADO SE ESSE PRAZO DIMINUIR SIGNIFICA QUE A EMPRESA CONSEGUIU DIMINUIR A PROPORÇÃO DE VENDAS QUE CONTINUAM EM ABERTO NA CARTEIRA DE TÍTULOS A RECEBER.

  6. ESSA METODOLOGIA PODE SER APLICADA EM PERÍODOS MENORES COMO MESES, BIMESTRES, SEMESTRES E ETC, PARA VERIFICAR O PERÍODO DESEJADO. POR EXEMPLO SUPONDO QUE OS VALORES DO EXEMPLO ANTERIOR SEJAM SOMENTE DE 1 MÊS: DVP = 320.000 = 320.000 = 4 dias 2.400.000/30 DIAS (mês) 80.000

  7. NESSA NOVA SITUAÇÃO CONCLUI-SE QUE DAS VENDAS TOTAIS DO MÊS AVALIADO, CERCA DE QUATRO DIAS DO FATURAMENTO AINDA ESTÃO PENDENTES. OU SEJA, OS TÍTULOS CLIENTES EM ABERTO CORRESPONDEM A QUATRO DIAS DAS VENDAS REALIZADAS NO MÊS.

  8. ABAIXO ENCONTRA-SE DUAS SITUAÇÕES DE CARTEIRAS COM TÍTULOS A RECEBER. A PRIMEIRA É DE JANEIRO DE 2013 E A SEGUNDA DE FEVEREIRO DE 2013.CARTEIRA EM JANEIRO DE 2013

  9. CARTEIRA EM FEVEREIRO DE 2013

  10. ESTUDO DE CASO 1 - Efetue o cálculo do DVP de ambos os casos. 2 - Em qual período existe maior concentração de títulos a receber. 3 - A evolução ocorrida entre janeiro e fevereiro foi favorável ou desfavorável para a empresa? Explique. 4 – Você como gestor financeiro deve determinar as causas que motivam tal desempenho da empresa. Cite 4 fatores que podem ocasionar modificações de comportamento na carteira de recebíveis.

More Related