1 / 16

Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC

Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC. A REBELDIA DOS FILHOS. Lição 8 – 19/08/2012. Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 9999-1980 E-mail : sergio.joinville@gmail.com MSN : sergiolenz@hotmail.com.

laszlo
Download Presentation

Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC A REBELDIA DOS FILHOS Lição 8 – 19/08/2012 Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 9999-1980 E-mail: sergio.joinville@gmail.com MSN: sergiolenz@hotmail.com

  2. “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”.(Provérbios 22:6). Texto áureo VERDADE PRÁTICA Os pais que negligenciam a educação dos filhos, estão cometendo grave pecado diante de Deus.

  3. LEITURA BÍBLICA EM CLASSE I Samuel 2:12-14, 17, 22-25 12 Ora, os filhos de Eli eram homens ímpios; não conheciam ao Senhor. 13 Porquanto o costume desses sacerdotes para com o povo era que, oferecendo alguém um sacrifício, e estando-se a cozer a carne, vinha o servo do sacerdote, tendo na mão um garfo de três dentes, 14 e o metia na panela, ou no tacho, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudo quanto a garfo tirava, o sacerdote tomava para si. Assim faziam a todos os de Israel que chegavam ali em Siló. 17 Era, pois, muito grande o pecado destes mancebos perante o Senhor, porquanto os homens vieram a desprezar a oferta do Senhor. 22 Eli era já muito velho; e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e como se deitavam com as mulheres que ministravam à porta da tenda da revelação. 23 E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? pois ouço de todo este povo os vossos malefícios. 24 Não, filhos meus, não é boa fama esta que ouço. Fazeis transgredir o povo do Senhor. 25 Se um homem pecar contra outro, Deus o julgará; mas se um homem pecar contra o Senhor, quem intercederá por ele? Todavia eles não ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor os queria destruir.

  4. introdução De certo modo, os filhos são estranhos que pertencem ao nosso grupo sanguíneo. O que fazer para orientá-los de modo que venham a servir a Deus e serem vasos de bênçãos? Vamos à lição:

  5. I – A DISCIPLINA EVITA A REBELDIA 1.1 – O que é disciplina? Disciplinar não é utilizar-se de expedientes violentos… Disciplinar, antes de tudo, é agir de acordo com a razão, no intuito de demonstrar que a emoção vem como resultado de um ato amoroso.

  6. I – A DISCIPLINA EVITA A REBELDIA 1.2 – O porquê da disciplina: Sem disciplina o fim é muito triste! Quem poda hoje, colhe frutos bons amanhã.

  7. I – A DISCIPLINA EVITA A REBELDIA 1.3 – Os pais devem disciplinar: Os pais têm tercerizado a educação de seus filhos por questões que vão além da simples falta de tempo. O problema é que muitos não tem vida com Deus, seus recursos bíblicos são pobres e seu cristianismo é fraco. Daí não tem jeito!

  8. II – FILHOS REBELDES 2.1 – Filhos que não ouviram seus pais: Há, pelo menos, três casos clássicos de filhos rebeldes: 1 – Caim. 2 – Hofni e Finéias. 3 – Absalão.

  9. II – FILHOS REBELDES 2.1 – Filhos que não ouviram seus pais: a) Caim: • Recebeuinstrução: • Dos pais. • Do irmão. • De Deus. • Adiantou? Parece que não… quando não quer ser ajudado, nenhumaajuda é possível!

  10. II – FILHOS REBELDES 2.1 – Filhos que não ouviram seus pais: b) Hofni e Finéias: Infelizmente existem pais assim: a casa está pegando fogo, os “outros” fazendo o que podem… e eles nem aí!!!

  11. II – FILHOS REBELDES 2.1 – Filhos que não ouviram seus pais: c) Absalão: O relacionamento frio e formal de Davi com sua família originou: 1 – Filhos sanguinários, homicidas e fornicários. 2 – Relacionamento familiar marcado por tragédias. 3 – Disputas internas pelo poder. 4 – Esfacelamento familiar. 5 – Impedimento para a benção divina operar no lar. … ambiente propício para a ação diabólica!

  12. II – FILHOS REBELDES 2.2 – As consequências da rebeldia: Honrar pai e mãe é obedecer e respeitar seus conselhos. Há muitos que brincam com a vida ignorando que existem leis fixas na eternidade, e, que, o simples desconhecimento destas leis, não torna ninguém isento das conseqüências.

  13. III – O QUE FAZER DIANTE DA REBELDIA DE UM FILHO 3.1 - Não buscar culpados: Quando afirmamos que o dia de abraçar é hoje, queremos dizer que isto vale para tudo: abraçar, perdoar, amar, instruir, ser admoestado, compreender, sorrir, etc… Depois não adianta buscar culpados. É conviver com o problema plantado e colhido!

  14. III – O QUE FAZER DIANTE DA REBELDIA DE UM FILHO 3.2 – Demonstrar um amor incondicional: Todos deveriam planejar muito bem a família, pois não existe ex-pai ou ex-mãe… será filho para sempre. Faça bem ou faça o mal. Não pode “deserdar”, pois sem perdão ninguém poderá entrar no céu… Quando a Bíblia diz “levai as cargas uns dos outros” está implícito, também, o fardo familiar – com todos os seu pontos positivos e negativos!

  15. CONCLUSÃO

More Related