1 / 9

Locais e datas:

Locais e datas:. 25 de Agosto - Belo Horizonte 29 de Setembro – Vitória 27 de Outubro – Curitiba 24 de Novembro – Florianópolis 16 de Dezembro - Porto Alegre 26 de Janeiro – Recife 23 de Fevereiro – Vitória da Conquista. 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió

lane
Download Presentation

Locais e datas:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Locais e datas: 25 de Agosto - Belo Horizonte 29 de Setembro – Vitória 27 de Outubro – Curitiba 24 de Novembro – Florianópolis 16 de Dezembro - Porto Alegre 26 de Janeiro – Recife 23 de Fevereiro – Vitória da Conquista • 12 de Abril – Brasília • 27 de Abril – Salvador • 05 de Maio – Maceió • 26 de Maio - São Paulo • 30 de Junho – Maringá • 28 de Julho – Rio de Janeiro

  2. Objetivo Geral: • Promover a implementação da PNRS e os processos de educação ambiental e Coleta Seletiva relacionadas a lei. Objetivos Específicos: • Mobilizar os atores locais para a implementação da PNRS; • Promover parcerias e a cooperação entre municípios vizinhos para a implementação da PNRS; • Fomentar a capacidade de participação e de ação conjunta.

  3. Público alvo: Poder público local, movimentos sociais, catadores, universidades, empresas e sociedade local e dos municipios da região metropolitana. Realização: ANAMA - Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, CEMPRE – Compromisso Empresarial para a Reciclagem e Fundação SOS Mata Atlântica. Apoio: Frente Parlamentar Ambientalista e Secretaria de Meio Ambiente local.

  4. Metodologia Em 2011, em comemoração aos seus 25 anos de existência a Fundação SOS Mata Atlântica estará presente a cada mês em uma capital. Haverá uma exposição em um shopping da cidade, um caminhão de educação ambiental atenderá as escolas locais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente será auxiliada pela ANAMMA para fazer seu Plano Municipal da Mata Atlântica e uma ONG local, em parceria com a Assembléia Legislativa, lançará uma Frente Parlamentar Ambientalista, que terá Resíduos Sólidos como tema de seu primeiro Grupo de Trabalho. O Seminário “POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS – DESAFIOS E OPORTUNIDADES” será então a primeira iniciativa local desse Grupo de Trabalho que acaba de nascer.

  5. Metodologia (continuação) Uma coordenação nacional fará os contatos com as Secretarias de Meio Ambiente e com a novas Frentes Parlamentares Ambientalistas com antecedência passando todas as coordenadas para a produção dos seminários. Em seguida enviará o convite eletrônico já com os dados e logomarcas, o modelo do convite para autoridades e o release para imprensa. A partir de então fará o monitoramento por telefone e e-mail até um dia antes da data do seminário, quando estará na cidade para acompanhar os preparativos finais. O evento terá a duração de 4 horas e, como será o primeiro evento apoiado pela Frente Parlamentar Ambientalista local, se iniciará com uma apresentação dessa nova Frente e de seu GT de Resíduos. Nesse espaço o coordenador do GT divulgará a importância da adesão de todos destacando a importância da participação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e dos segmentos organizados da população e indicará o local onde se encontram as fichas de adesão.

  6. Metodologia (continuação) Em seguida serão convidados a compor a mesa o representante do MMA, do CEMPRE , da ANAMMA, do CIISC – Comitê Interministerial Inclusão do Catador (MDS), da SOS mata Atlântica, da Secretaria de Meio Ambiente Local, da Frente Parlamentar Ambientalista local e do Departamento de Limpeza Urbana local. Cada um falará por 5 minutos sobre a importância do Seminário, com exceção dos 6 palestrantes, que só falarão quando forem chamados a palestrar. As palestras terão a duração de 20 minutos cada e os temas serão:

  7. Metodologia - As palestras • Política Nacional de Resíduos Sólidos e sua Implantação – Silvano Silvério, representante do Ministério do Meio Ambiente. • Responsabilidade Socioambiental do Setor Privado na PNRS – André Vilena ou Víctor Bicca, representantes do CEMPRE. • A educacao ambiental como promotora da gestão ambiental e coleta seletiva – Mário Mantovani ou outro representante da Fundação SOS Mata Atlântica • O Município que queremos – Representante da ANAMMA. • A importância da participação do Catador na PNRS – Representante do CIISC – Comitê Interministerial Inclusão do Catador do MDS ou Movimento dos Catadores local. • Tema a ser definido pela Secretaria de Meio Ambiente local – representante da Secretaria. • O GT de Resíduos Sólidos da Frente Parlamentar – Coordenador do GT

  8. Metodologia (continuação) Os participantes do seminário serão cadastrados e os atores locais serão todos mapeados pelo GT de Resíduos em conjunto com a coordenação nacional a fim de dar prosseguimento as ações de mobilização para a implementação da Política, que será protagonizada por esse Grupo de Trabalho criado pela Frente Parlamentar Ambientalista local. A coordenação nacional dos seminários participará do primeiro Grupo de Trabalho de Resíduos criado, que é o da Frente Parlamentar Ambientalista do DF, e continuará em contato com os Grupos de Trabalho que serão criados nas novas Frentes Parlamentares Ambientalistas para repassar as boas práticas mobilizando-os sempre para a continuidade das ações.

More Related