1 / 26

Professor: Fábio Raimundo Disciplina: Física Semi - Extensivo Espelhos

Professor: Fábio Raimundo Disciplina: Física Semi - Extensivo Espelhos. Tipos de Espelhos. Espelho Plano.

kipling
Download Presentation

Professor: Fábio Raimundo Disciplina: Física Semi - Extensivo Espelhos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Professor: Fábio Raimundo Disciplina: Física Semi - Extensivo Espelhos

  2. Tipos de Espelhos

  3. Espelho Plano

  4. A luz emitida por um objeto e refletida em um espelho plano chega aos olhos de um observador como se estivesse vindo do ponto de encontro dos prolongamentos dos raios refletidos. Neste ponto o observador vê uma imagem virtual do objeto.

  5. Características da imagem do espelho plano Virtual: formada pelo cruzamento dos prolongamentos dos raios refletidos. Direita: os pontos dos objetos estão na mesma posição vertical que os pontos da imagem. Oposta: o lado esquerdo do objeto corresponde ao lado direito da imagem. Simétrica: a distância entre a imagem e o objeto do espelho são iguais. Tamanho: O tamanho da imagem e do objeto são iguais.

  6. Campo visual de um espelho plano: Você já deve ter percebido que, quando observamos um espelho plano, se mudarmos a nossa posição diante dele, também alteramos aquilo que está sendo visto através do espelho. É igual ao que ocorre quando olhamos através de uma janela. Se mudarmos a nossa posição diante dela, também alteraremos a visualização da paisagem que está do outro lado. A região do espaço que é possível ser vista através do espelho é chamada de campo visual.

  7. Movimento de translação de espelhos planos: Ao movermos um espelho plano, alteramos a distância entre ele e o objeto. Com isso, a distância entre imagem e espelho também se altera. Vejamos o que acontece. Tomaremos como sistema de referência o solo e consideraremos a movimentação do espelho, ou seja, o objeto ficará fixo no chão e o espelho se move.

  8. Movimento de rotação de espelhos planos: Utilizando um raciocínio análogo, podemos pensar sobre o que acontece com um raio de luz, refletido por um espelho plano, ao rotacionarmos o espelho de um ângulo θ: Temos que Δ = 2θ, ou seja, o raio refletido sofre uma rotação igual a duas vezes o ângulo de rotação do espelho.

  9. Associação de espelhos planos:Quando associamos dois espelhos planos de forma a obter um número específico de imagens, podemos aumentar ou diminuir esse número, modificando o ângulo entre os espelhos. Para determinar o número de imagens, vamos utilizar a expressão:

  10. Espelhos esféricos O espelho esférico é constituído de uma superfície lisa e polida com formato esférico. Se a parte refletora for interna será um espelho côncavo caso a superfície refletora seja a parte externa será um espelho convexo.

  11. 1 - Elementos Básicos Centro de curvatura (C) Raio de curvatura do Espelho (R) Foco (F) Vértice do espelho (V) Eixo principal (EP)

  12. A posição e o tamanho das imagens formadas pelos espelhos esféricos podem ser determinados a partir do comportamento dos raios que saem do objeto e incidem o espelho, podemos pegar apenas três raios notáveis para determinar as características da imagem:

  13. A posição e o tamanho das imagens formadas pelos espelhos esféricos podem ser determinados a partir do comportamento dos raios que saem do objeto e incidem o espelho podemos pegar apenas três raios notáveis para determinar as características da imagem: 1 - Todo raio que incide paralelamente ao eixo principal é refletido passando pelo foco (F), e o caminho inverso também ocorre.

  14. 2 - Todo raio que incide sobre o centro de curvatura (C) reflete-se sobre si mesmo. 3 - Todo raio que incide sobre o vértice (V) é refletido simetricamente em relação ao eixo principal. O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.

  15. Características das imagens nos espelhos esféricos As características das imagens nos espelhos esféricos mudam de acordo com quando mudamos a posição do objeto na frente do espelho. Temos dois tipos de imagem, virtual e real. Imagem virtual: é vista no ponto de encontro dos prolongamentos dos raios refletidos. Imagem real: é vista em um ponto onde realmente passam os raios refletidos.

  16. Podemos dizer como as imagens irão se comportar sabendo qual a posição do objeto em relação ao espelho: Espelhos Côncavos Objeto localizado antes do centro de curvatura (C): A imagem é real, está posicionada entre o centro de curvatura(C) e o foco(F), é invertida e o seu tamanho é menor que o objeto. Objeto localizado sobre o centro de curvatura (C): A imagem é real, está posicionada sobre o centro de curvatura(C), é invertida e tem o mesmo do objeto. Objeto localizado entre o centro de curvatura (C) e o foco (F): A imagem é real, está posicionada antes do centro de curvatura(C), é invertida e o seu tamanho é maior que o objeto. Objeto localizado sobre o foco (F): A imagem é imprópria, pois os raios de luz saem paralelos. Objeto localizado entre o foco (F) e o vértice (V): A imagem é virtual, está posicionada atrás do espelho ou depois do vértice(V), é direita e o seu tamanho é maior que o objeto. Os espelhos côncavos são muito usados por mulheres para passar maquiagem no rosto, pois amplia a imagem.

  17. Espelhos Convexos A imagem nos espelhos convexos sempre será virtual, estará posicionada entre o foco (F) e o vértice (V), será direita e o seu tamanho será menor que o objeto. Os espelhos convexos são bastante utilizados nos retrovisores direito dos carros, pois diminui a imagem para que caibam mais imagens no espelho, dando assim uma ampla visão.

  18. 2 - Raios Notáveis

  19. 3 - Construção gráfica de imagens

  20. Espelhos côncavos fornecem imagens reais e invertidas e foco real, espelhos convexos fornecem imagens virtuais, foco virtual. Observação: Se um objeto for colocado em frente a um espelho côncavo entre o foco e o vértice deste espelho a sua imagem será virtual e de tamanho maior do que o tamanho do objeto.

  21. 4 - Distância focal:A distância focal, f, de um espelho esférico é igual à metade do seu raio de curvatura, R, isto é, f = R/2. O foco do espelho esférico está localizado no meio da distância entre o centro e o vértice do espelho.

  22. A Equação de Gauss: Aumento linear:

  23. Bibliografia http://www.mundoeducacao.com/fisica http://www.infoescola.com/fisica www.mundoeducacao.com

More Related