1 / 14

NOVAS TECNOLOGIAS

kerryn
Download Presentation

NOVAS TECNOLOGIAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento. Muitos vão dizer que no Brasil, assim como em outras partes do mundo, a maioria das pessoas não tem acesso a tudo isso, e é verdade. ‘Mas a sociedade, evoluindo como um todo, influenciará na realidade de cada indivíduo’.” ( PELLANDA, 2005 apud JABOR, 2012)

  2. NOVAS TECNOLOGIAS FALTA CULTURA DIGITAL NA SALA DE AULA?

  3. Será que tenho consciência da importância das novas tecnologias?

  4. Qual a importância dos meios de comunicação – novas tecnologias? Para Rivoltella, os meios de comunicação dão impulso à inovação do ensino. “É a troca da abordagem tradicional – baseada na fala do professor à frente da sala de aula – pelo uso de mídias que favoreçam o trabalho em grupo mais ativo, dinâmico e criativo em todas as disciplinas.”

  5. CONFLITO:ESCOLAxESTUDANTES E A TECNOLOGIA

  6. Como as escolas se relacionam com esses jovens (diante da tecnologia)? Rivoltella Mal, muito mal. Hoje, as novas gerações estão completamente ligadas à tecnologia e aos meios de comunicação. Elas fazem parte de uma cidade que não é só real mas também digital. E nesse espaço você não é brasileiro nem italiano. Os jovens de hoje são criados numa sociedade digital. Por isso, educar para os meios de comunicação é educar para a cidadania. Daí vem a urgência de a escola se integrar a essa realidade.

  7. EXISTE SOLUÇÃO PARA O CONFLITO??????

  8. Discutir tecnologia em sala Como um tema transversal. Alguns pesquisadores defendem a criação de uma disciplina específica, mas já está provado que isso não funciona. Se apenas um professor responde pelo conhecimento da tecnologia e da mídia (como ocorre em muitas escolas que têm salas de informática), os outros tendem a se desinteressar pelo assunto. E, para ser eficaz, esse trabalho precisa ser feito em equipe.

  9. EU, PROFESSOR... ELA, A TECNOLOGIA...

  10. O que o professor precisa para explorar as tecnologias em sala de aula? RivoltellaPrecisa saber fazer análises críticas e organizar atividades de produção usando essas tecnologias (e também os meios de comunicação). Os computadores e celulares deixaram de ser apenas ferramentas de recepção. Hoje, são também de produção. Uma criança pode tirar fotos ou fazer vídeos com um celular e publicá-los na internet. Qualquer um pode editar e produzir conteúdo.

  11. Podemos abordar a questão do uso das tecnologias em conteúdos que falam a respeito da nossa cultura, construção das identidades e do viver em sociedade, meio ambiente, respeito e conduta, fontes históricas, etc. • Podemos discutir a questão da tecnologia antes da preparação para um trabalho • Discutir o desenvolvimento das tecnologias As aulas de história e geografia são uma boa oportunidade para discussão a respeito da tecnologia

  12. UMA AÇÃO COLETIVA... Enquanto docente ou gestor, proponha a sua escola um projeto que aborde a questão dos usos da tecnologia e das informações envolvendo responsáveis, alunos e professores.

  13. E você? Qual seria sua proposta diante da sua realidade?

  14. Educar é ensinar a pensar e não apenas ensinar a ter conhecimento” Leonardo Boff Para viver na sociedade da informação e do conhecimento é necessário discutir sobre tecnologia... “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção” Paulo Freire

More Related