1 / 20

Aula 2. Estimação I.

Aula 2. Estimação I. Capítulo 11, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição. Estimar a proporção de pessoas favoráveis (desfavoráveis ) a politica de governo atual. distribuição populacional. Estimar a vida média útil de novo tipo de

kerry
Download Presentation

Aula 2. Estimação I.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Aula 2. Estimação I. Capítulo 11, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição

  2. Estimar a proporção de pessoas favoráveis (desfavoráveis ) a politica de governo atual. distribuição populacional Estimar a vida média útil de novo tipo de lâmpada , e estimar a variância, sabendo que a distribuição é normal. distribuição populacional Estimação de parâmetros

  3. Parâmetro = função qualquer da distribuição populacional população população Estatística = função qualquer da amostra amostra estimador de é estatística população amostra estimador de é estatística população estimador de é estatística

  4. Dois possíveis procedimentos de estimação: • Estimação pontual - Para estimação de proporção vamos observar elementos, extraídos ao acaso e com reposição da população; - Para cada elemento selecionado, verificamos a presença (sucesso) ou não (fracasso) da característica de interesse. • Estimação intervalar

  5. Exemplo:Sejam, : proporção de alunos da USP que foram ao teatro pelo menos uma vez no último mês, e : número de estudantes que respondem “sim” em uma pesquisa com n entrevistados. Suponha que foram entrevistados estudantes e que, desses, teriam afirmado que foram ao teatro pelo menos uma vez no último mês.

  6. A estimativa pontual (proporção amostral) para é dada por: ou seja, 20% dos estudantes entrevistados afirmaram que foram ao teatro pelo menos uma vez no último mês. Note que, outra amostra de mesmo tamanho pode levar a uma outra estimativa pontual para .

  7. Estimativa intervalar ou intervalo de confiança • Para uma amostra observada, os estimadores pontuais fornecem como estimativa um único valor numérico para o parâmetro. • Os estimadores pontuais são variáveis aleatórias e, portanto, possuem uma distribuição de probabilidade, em geral, denominada distribuição amostral. Idéia: construir intervalos de confiança, que incorporem à estimativa pontual informações a respeito de sua variabilidade (erro amostral). Intervalos de confiança são obtidos por meio da distribuição amostral do estimador pontual.

  8. A estimativa intervalar corresponde a um intervalo determinado da seguinte maneira: sendo o erro amostral ou margem de erro. Pergunta: Como encontrar ?

  9. Seja a probabilidade da estimativa pontual estar a uma distância de, no máximo, da proporção verdadeira , ou seja, A probabilidade é também denominada coeficiente de confiança do intervalo, que denotamos pela letra grega(gama). Afirma-se ainda que a estimativa intervalar tem coeficiente de confiança .

  10. Formalmente, Como temos que, para grande, a variável aleatóriatem distribuição .

  11. Deste modo, para n grande, onde .

  12. Assim, podemos obter conhecendo-se (ou ). Denotando temos que Porexemplo, considere . é tal que . Pela tabela, temos .

  13. Erro da estimativa intervalar Da igualdade é imediato mostrar que o erro amostral é dado por onde é tal que , com .

  14. Intervalo de confiança para Vimos que a estimativa intervalar para tem a forma: com e tal que na Na prática, substituímos a proporção desconhecida pela proporção amostral , obtendo o seguinte intervalo de confiança com coeficiente de confiança :

  15. No exemplo temos e . Construir um intervalo de confiança para com coeficiente de confiança . Como fornece , o intervalo é dado por: Nesse intervalo (), a estimativa pontual para é , com um erro amostral igual a .

  16. Interpretação do IC com : Se sortearmos 100 amostras de tamanho n = 500 e construirmos os respectivos 100 intervalos de confiança, com coeficiente de confiança de 95%, esperamos que, aproximadamente, 95 destes intervalos contenham o verdadeiro valor de p. Comentários: Da expressão é possível concluir que: • para fixado, o erro diminui com o aumento de . • para fixado, o erro aumenta com o aumento de

  17. Ainda no exemplo da USP, temos k = 100 e n = 500. Qual é a probabilidade da estimativa pontual estar a uma distância de, no máximo, 0,03 da proporção verdadeira? • Dados do problema: e • Como a proporção verdadeira é desconhecida, utilizamos a estimativa pontual para calcular e, assim, obter (ou).

  18. Logo, obtemos Cálculo de z:

  19. Exemplo6: Suponha que estamos interessados em estimar a proporção p de pacientes com menos de 40 anos diagnosticados com câncer nos pulmões que sobrevivem pelo menos 5 anos. Em uma amostra aleatoriamente selecionada de 52 pacientes, somente 6 sobreviveram mais de 5 anos. (proporção amostral) - Estimativa por ponto para p: - Intervalo de confiança aproximado de 95% para p:

  20. Comentário: Embora esse intervalo tenha sido construído usando a aproximação normal para a distribuição binomial, poderíamos ter gerado um intervalo de confiança exato para p usando a própria distribuição binomial. Um intervalo exato é particularmente útil para pequenas amostras, em que o uso da aproximação normal não pode ser justificada.

More Related