300 likes | 470 Views
Redação. Prof. Rejane S eitenfuss Gehlen. A redação da UFSM deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo ( análise + defesa de ideia ) a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
E N D
Redação Prof. RejaneSeitenfussGehlen
A redação da UFSM deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo(análise + defesa de ideia)a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
A avaliação dos textos, na UFSM, tem por objetivo verificar competências linguísticas na dimensão textual: pela tessitura textual percebe-se a intrínseca relação entre linguagem, mundo e práticas sociais. O candidato deve valer-se da linguagem para ler e interpretar o mundo.
Mecanismos linguísticos de articulação entre as ideias (coesão): -manutenção do tema; -elos coesivos: a ordem das palavras no período, as marcas de gênero e de número, as preposições, os pronomes pessoais, os tempos verbais, os conectivos;
estratégias de coesão, dependem das escolhas estilísticas do redator: *Referencial: pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos ou expressões adverbiais que indicam localização (a seguir, acima, abaixo, anteriormente, aqui, onde). Ex.: A explosão da informação é uma das causas do estresse do homem moderno. Esse fato pode provocar diversas formas de ansiedade.
A obesidade apresenta-se como um paradoxo da sociedade contemporânea. A nova característica da população está longe de significar fartura ou alimentação adequada. Essa não se verifica porque entre a população mais pobre está a maior incidência de gordos; esta também não ocorre, já que os fastfoodsão vilões no que concerne ao aumento de peso.
*lexical Ex.: O Doutor Carlos concedeu entrevista no intervalo do congresso. O cientista entrevistado reconhece que, a partir do emprego dos conhecimentos científicos, é possível racionalizar os sistemas de produção. Agora esse estudioso quer contribuir para a democratização do saber. *elipse Ex.: A metodologia científica é um conjunto de atividades sistematizadas, racionais, que, com segurança e economia, permite que os objetivos sejam atingidos. Implica a concepção das ideias quanto à delimitação do problema dentro do assunto.
substituição: Ex.: diante do que foi exposto; a partir dessas considerações; diante desse quadro; em vista disso; tudo o que foi dito; esse quadro ...
Articulação entre argumentos e ponto de vista (coerência: texto = contexto) -atos enunciativos que permitem a interpretação de um conjunto de ideias; -ativação de conhecimentos linguísticos, enciclopédicos, textuais, interacionaise de raciocínio lógico-semântico; - organização de informações (ideias ou fatos) que o autor propõe no texto: sustenta a veracidade da proposição.
Coesão sequencial: A coesão sequencial diz respeito aos procedimentos linguísticos por meio dos quais se estabelecem, diversos tipos de relações semânticas e/ou pragmáticas, à medida que se faz o texto progredir. Esse grupo engloba: recorrência de termos (sinônimos, hipônimos e hiperônimos); recorrência de conteúdos semânticos ou paráfrase; recorrência de tempo e aspecto verbal; procedimento de manutenção e progressão temática; Encadeamento e conexão (emprego de conjunções)
Hiperônimos e Hipônimos: A violência urbana é um problema que aflige grande parte da população brasileira. O medo de assaltos e roubos é sentimento constante entre aqueles que se locomovem, especialmente, nos centros maiores. O anseio por liberdade é parte da essência do ser humano. Nos jovens esse sentimento é uma característica de excelência.
Coerência # contradição e tautologia Contra-argumentação
Situações que levam à eliminação do concurso • Nota inferior a 3. • Fuga ao tema: não atende à proposta solicitada. • Não atendimento à estrutura textual.
TEMA: Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Discuta as ideias contidas nos versos acima, confrontando-as com o momento que vivemos hoje no Brasil.
1- O parágrafo de introdução delimita com eficiência o tema proposto SONHAR É PRECISO Nós somos do tamanho dos nossos sonhos. Há, em cada ser humano, um sebastianista louco, vislumbrando o Quinto Império; um navegador ancorado no cais, a idealizar "mares nunca dantes navegados"; e um obscuro D. Quixote de alma grande que, mesmo amesquinhado pelo atrito da hora áspera do presente, investe contra seus inimigos intemporais: o derrotismo, a indiferença e o tédio.
3- Os argumentos são fundamentados em exemplos e/ou evidências relevantes e suficientes. Sufocado pelo peso de todos os determinismos e pela dura rotina do "pão-nosso-de-cada-dia", há em cada homem um sentido épico da existência, que se recusa a morrer, mesmo banalizado, manipulado pelos veículos de massa e domesticado pela vida moderna. = derrotismo É preciso agora resgatar esse idealista que ocultamente somos, mesmo que D. Sebastião não volte, ainda que nossos barcos não cheguem a parte alguma, apesar de não existirem sequer moinhos de vento. = indiferença Senão teremos matado definitivamente o santo e o louco que são o melhor de nós mesmos; senão teremos abdicado dos sonhos da infância e do fogo da juventude; senão teremos demitido nossas esperanças. = tédio
4 -O fechamento textual resulta da exploração adequada dos argumentos que sustentam a tese. O homem livre num universo sem fronteiras. O nordeste brasileiro verde e pequenos nordestinos, risonhos e saudáveis, soletrando o abecedário. Um passeio a pé pela cidade calma.Pequenos judeus, árabes e cristãos, brincando de roda em Beirute ou na Palestina. = retoma o sonho em dimensão maior E os vestibulandos, todos, de um país chamado Brasil, convocados a darem o melhor de si no curso superior que escolheram. Utopias?Talvez sonhos irrealizáveis de algum poeta menor, mas convicto de que nada vale a pena, se a alma é mesquinha e pequena.
6 - Ortografia oficial -regras de acentuação; -pontuação; -concordância nominal e verbal; -emprego de clíticos( pronomes pessoais átonos); -seleção vocabular; -regência nominal e verbal. -descartar coloquialidade, gírias e pleonasmos A maioridade penal tem que ser revista para o Brasil seguir em frente e não ficar marcando passo com relação à violência.
2 - Nos parágrafos de desenvolvimento, a unidade e a progressão temáticas na apresentação das ideias contribuem para a coerência e coesão textual -defesa do ponto de vista: tese; -argumentos : resposta à pergunta POR QUÊ? através da relação entre diferentes áreas do conhecimento; -articulação entre tese e argumentos; -marcas de autoria = distância do senso comum; -progressão textual -relações anafóricas e catafóricas Ex.: eSTe (catáfora), eSSe (anáfora)
-citações; -alusões históricas; -exemplos; -comparações; -fatos: passado X contemporaneidade; -contra-argumentos; -opiniões de valor; -dados, estatísticas.
Temas : -Mobilidade urbana (transportes); -Educação e novas tecnologias (jovens e ensino a distância); -A ação dos jovens no contexto político nacional / protagonismo juvenil; -A questão dos Direitos Humanos (Comissão Nacional da Verdade); -Redução da maioridade penal; -Sustentabilidade/ economia verde;
-O desafio do envelhecimento da população no Século XXI ( saber o que é uma pirâmide etária, compreender o alargamento do ápice); • Formas de energia limpa e sustentável; • Violência urbana; • O papel do país na Copa do Mundo de 2014; • O esporte como forma de inclusão social;
Manifestações populares: luta contra a corrupção e em favor de direitos individuais e coletivos; • Caos da saúde pública no Brasil; • Questão da matriz energética; • O papel no Brasil no cenário mundial; • O problema da segurança pública: tragédias no Brasil e o caso de Santa Maria; • Consumismo e obsolescência programada.
25 anos da promulgação da Constituição Brasileira, afirmação dos princípios democráticos; • Liberdade de expressão; • Nova configuração da família brasileira
Elementos de soma na redação: -exemplos; -alusão histórica; -ponto e vírgula; -travessão empregado em período composto; -hiperônimos, hipônimos; -palavras de mesmo campo semântico: Ex.: Brasil , país, nação, pátria, terra verde-amarela,
Elementos de subtração na redação: -coloquialismo ; -gírias; -pleonasmo; -locuções verbais: vamos nos tornar -queísmo; -gerundismo; -contradição; -ambiguidade.
A Constituição Brasileira, apesar das críticas de que é alvo, legou significativos avanços à população do país, tais como: democratização do acesso à saúde, através da criação do SUS – embora com graves desacertos – todo cidadão passa a ter direito ao atendimento gratuito em unidades públicas de saúde; garantia do princípio democrático, ao estabelecer a participação da sociedade civil através do voto em pleitos de diferentes âmbitos; liberdade de expressão, a possibilidade de manifestação do pensamento é a contribuição maior da Carta Magna para a civilidade da nação.
Mar português Ó mar salgado, quanto do teu salSão lágrimas de Portugal!Por te cruzarmos, quantas mães choraram,Quantos filhos em vão rezaram!Quantas noivas ficaram por casarPara que fosses nosso, ó mar!Valeu a pena? Tudo vale a penaSe a alma não é pequena.Quem quer passar além do BojadorTem que passar além da dor.Deus ao mar o perigo e o abismo deu,Mas nele é que espelhou o céu.