1 / 30

Redação

Redação. Prof. Rejane S eitenfuss Gehlen. A redação da UFSM deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo ( análise + defesa de ideia ) a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

kaveri
Download Presentation

Redação

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Redação Prof. RejaneSeitenfussGehlen

  2. A redação da UFSM deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo(análise + defesa de ideia)a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

  3. A avaliação dos textos, na UFSM, tem por objetivo verificar competências linguísticas na dimensão textual: pela tessitura textual percebe-se a intrínseca relação entre linguagem, mundo e práticas sociais. O candidato deve valer-se da linguagem para ler e interpretar o mundo.

  4. Mecanismos linguísticos de articulação entre as ideias (coesão): -manutenção do tema; -elos coesivos: a ordem das palavras no período, as marcas de gênero e de número, as preposições, os pronomes pessoais, os tempos verbais, os conectivos;

  5. estratégias de coesão, dependem das escolhas estilísticas do redator: *Referencial: pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos ou expressões adverbiais que indicam localização (a seguir, acima, abaixo, anteriormente, aqui, onde). Ex.: A explosão da informação é uma das causas do estresse do homem moderno. Esse fato pode provocar diversas formas de ansiedade.

  6. A obesidade apresenta-se como um paradoxo da sociedade contemporânea. A nova característica da população está longe de significar fartura ou alimentação adequada. Essa não se verifica porque entre a população mais pobre está a maior incidência de gordos; esta também não ocorre, já que os fastfoodsão vilões no que concerne ao aumento de peso.

  7. *lexical Ex.: O Doutor Carlos concedeu entrevista no intervalo do congresso. O cientista entrevistado reconhece que, a partir do emprego dos conhecimentos científicos, é possível racionalizar os sistemas de produção. Agora esse estudioso quer contribuir para a democratização do saber. *elipse Ex.: A metodologia científica é um conjunto de atividades sistematizadas, racionais, que, com segurança e economia, permite que os objetivos sejam atingidos. Implica a concepção das ideias quanto à delimitação do problema dentro do assunto.

  8. substituição: Ex.: diante do que foi exposto; a partir dessas considerações; diante desse quadro; em vista disso; tudo o que foi dito; esse quadro ...

  9. Articulação entre argumentos e ponto de vista (coerência: texto = contexto) -atos enunciativos que permitem a interpretação de um conjunto de ideias; -ativação de conhecimentos linguísticos, enciclopédicos, textuais, interacionaise de raciocínio lógico-semântico; - organização de informações (ideias ou fatos) que o autor propõe no texto: sustenta a veracidade da proposição.

  10. Coesão sequencial: A coesão sequencial diz respeito aos procedimentos linguísticos por meio dos quais se estabelecem, diversos tipos de relações semânticas e/ou pragmáticas, à medida que se faz o texto progredir. Esse grupo engloba: recorrência de termos (sinônimos, hipônimos e hiperônimos); recorrência de conteúdos semânticos ou paráfrase; recorrência de tempo e aspecto verbal; procedimento de manutenção e progressão temática; Encadeamento e conexão (emprego de conjunções)

  11. Hiperônimos e Hipônimos: A violência urbana é um problema que aflige grande parte da população brasileira. O medo de assaltos e roubos é sentimento constante entre aqueles que se locomovem, especialmente, nos centros maiores. O anseio por liberdade é parte da essência do ser humano. Nos jovens esse sentimento é uma característica de excelência.

  12. Coerência # contradição e tautologia Contra-argumentação

  13. O padrão dissertativo

  14. Situações que levam à eliminação do concurso • Nota inferior a 3. • Fuga ao tema: não atende à proposta solicitada. • Não atendimento à estrutura textual.

  15. TEMA: Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Discuta as ideias contidas nos versos acima, confrontando-as com o momento que vivemos hoje no Brasil.

  16. 1- O parágrafo de introdução delimita com eficiência o tema proposto SONHAR É PRECISO Nós somos do tamanho dos nossos sonhos. Há, em cada ser humano, um sebastianista louco, vislumbrando o Quinto Império; um navegador ancorado no cais, a idealizar "mares nunca dantes navegados"; e um obscuro D. Quixote de alma grande que, mesmo amesquinhado pelo atrito da hora áspera do presente, investe contra seus inimigos intemporais: o derrotismo, a indiferença e o tédio.

  17. 3- Os argumentos são fundamentados em exemplos e/ou evidências relevantes e suficientes. Sufocado pelo peso de todos os determinismos e pela dura rotina do "pão-nosso-de-cada-dia", há em cada homem um sentido épico da existência, que se recusa a morrer, mesmo banalizado, manipulado pelos veículos de massa e domesticado pela vida moderna. = derrotismo É preciso agora resgatar esse idealista que ocultamente somos, mesmo que D. Sebastião não volte, ainda que nossos barcos não cheguem a parte alguma, apesar de não existirem sequer moinhos de vento. = indiferença Senão teremos matado definitivamente o santo e o louco que são o melhor de nós mesmos; senão teremos abdicado dos sonhos da infância e do fogo da juventude; senão teremos demitido nossas esperanças. = tédio

  18. 4 -O fechamento textual resulta da exploração adequada dos argumentos que sustentam a tese. O homem livre num universo sem fronteiras. O nordeste brasileiro verde e pequenos nordestinos, risonhos e saudáveis, soletrando o abecedário. Um passeio a pé pela cidade calma.Pequenos judeus, árabes e cristãos, brincando de roda em Beirute ou na Palestina. = retoma o sonho em dimensão maior E os vestibulandos, todos, de um país chamado Brasil, convocados a darem o melhor de si no curso superior que escolheram. Utopias?Talvez sonhos irrealizáveis de algum poeta menor, mas convicto de que nada vale a pena, se a alma é mesquinha e pequena.

  19. 6 - Ortografia oficial -regras de acentuação; -pontuação; -concordância nominal e verbal; -emprego de clíticos( pronomes pessoais átonos); -seleção vocabular; -regência nominal e verbal. -descartar coloquialidade, gírias e pleonasmos A maioridade penal tem que ser revista para o Brasil seguir em frente e não ficar marcando passo com relação à violência.

  20. 2 - Nos parágrafos de desenvolvimento, a unidade e a progressão temáticas na apresentação das ideias contribuem para a coerência e coesão textual -defesa do ponto de vista: tese; -argumentos : resposta à pergunta POR QUÊ? através da relação entre diferentes áreas do conhecimento; -articulação entre tese e argumentos; -marcas de autoria = distância do senso comum; -progressão textual -relações anafóricas e catafóricas Ex.: eSTe (catáfora), eSSe (anáfora)

  21. -citações; -alusões históricas; -exemplos; -comparações; -fatos: passado X contemporaneidade; -contra-argumentos; -opiniões de valor; -dados, estatísticas.

  22. Temas : -Mobilidade urbana (transportes); -Educação e novas tecnologias (jovens e ensino a distância); -A ação dos jovens no contexto político nacional / protagonismo juvenil; -A questão dos Direitos Humanos (Comissão Nacional da Verdade); -Redução da maioridade penal; -Sustentabilidade/ economia verde;

  23. -O desafio do envelhecimento da população no Século XXI ( saber o que é uma pirâmide etária, compreender o alargamento do ápice); • Formas de energia limpa e sustentável; • Violência urbana; • O papel do país na Copa do Mundo de 2014; • O esporte como forma de inclusão social;

  24. Manifestações populares: luta contra a corrupção e em favor de direitos individuais e coletivos; • Caos da saúde pública no Brasil; • Questão da matriz energética; • O papel no Brasil no cenário mundial; • O problema da segurança pública: tragédias no Brasil e o caso de Santa Maria; • Consumismo e obsolescência programada.

  25. 25 anos da promulgação da Constituição Brasileira, afirmação dos princípios democráticos; • Liberdade de expressão; • Nova configuração da família brasileira

  26. Elementos de soma na redação: -exemplos; -alusão histórica; -ponto e vírgula; -travessão empregado em período composto; -hiperônimos, hipônimos; -palavras de mesmo campo semântico: Ex.: Brasil , país, nação, pátria, terra verde-amarela,

  27. Elementos de subtração na redação: -coloquialismo ; -gírias; -pleonasmo; -locuções verbais: vamos nos tornar -queísmo; -gerundismo; -contradição; -ambiguidade.

  28. A Constituição Brasileira, apesar das críticas de que é alvo, legou significativos avanços à população do país, tais como: democratização do acesso à saúde, através da criação do SUS – embora com graves desacertos – todo cidadão passa a ter direito ao atendimento gratuito em unidades públicas de saúde; garantia do princípio democrático, ao estabelecer a participação da sociedade civil através do voto em pleitos de diferentes âmbitos; liberdade de expressão, a possibilidade de manifestação do pensamento é a contribuição maior da Carta Magna para a civilidade da nação.

  29. Mar português Ó mar salgado, quanto do teu salSão lágrimas de Portugal!Por te cruzarmos, quantas mães choraram,Quantos filhos em vão rezaram!Quantas noivas ficaram por casarPara que fosses nosso, ó mar!Valeu a pena? Tudo vale a penaSe a alma não é pequena.Quem quer passar além do BojadorTem que passar além da dor.Deus ao mar o perigo e o abismo deu,Mas nele é que espelhou o céu.

More Related