7 2 temperatura n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
7.2 - Temperatura PowerPoint Presentation
Download Presentation
7.2 - Temperatura

Loading in 2 Seconds...

  share
play fullscreen
1 / 6
Download Presentation

7.2 - Temperatura - PowerPoint PPT Presentation

kai-rosario
130 Views
Download Presentation

7.2 - Temperatura

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. 7.2 - Temperatura www.aveiros.com.br

  2. 7.2 / CALOR E TEMPERATURA Calor:Calor é definido como sendo energia térmica em trânsito. Concluindo, a diferença de temperatura entre dois corpos provoca uma transferência espontânea de energia térmica do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura. Essa quantidade de energia térmica que se transferiu é chamada de calor.

  3. CALOR E TEMPERATURA Temperatura:é a grandeza física associada ao estado de movimento ou a agitação das partículas que compõem os corpos. Escalar Celsius. Escala construída, em 1742, pelo físico e astrônomo sueco Anders Celsius, que adotou para o ponto de fusão de gelo o valor 0 (zero) e para o ponto de ebulição da água o valor 100 (cem). Cada parte corresponde à uma unidade da escala e foi denominada de grau Celsius, cujo símbolo é o °C. Escala Celsius e Fahrenheit Para converter da escala Celsius para a escala Fahrenheit considere o seguinte esquema que segue:

  4. CALOR E TEMPERATURA Escala Celsius x Kelvin Como a temperatura de um corpo está relacionada com o grau de agitação de suas moléculas, podemos dizer que as escalas Celsius e Fahrenheit são relativas, uma vez que elas não atribuem o valor zero ao estado de agitação molecular mais baixo. A temperatura está relacionada à energia de movimento das moléculas de um corpo; assim, ao diminuirmos sua temperatura, suas moléculas ficam mais lentas. Escala Celsius e Kelvin Observe o seguinte esquema abaixo, nele temos a escala Celsius e a Kelvin. Para converter da escala Celsius para a escala Kelvin podemos utilizar a seguinte relação: TC = TK – 273 ou TK = TC + 273

  5. CALOR E TEMPERATURA Conversão entre as Escalas Como existem várias escalas termométricas, freqüentemente necessitamos transformar a indicação numérica de uma escala em outra. Simplificando:

  6. CALOR E TEMPERATURA Zero Absoluto Podemos imaginar um estado em que todas as moléculas estão paradas, ou seja, agitação térmica nula correspondendo à temperatura zero, a qual denominamos zero absoluto. Desse modo, a 273oC abaixo de 0oC, poder-se-ia esperar que o volume de qualquer gás se reduziria a zero. Esse ponto (- 273oC) é chamado zero absoluto de temperatura. Se o tomarmos como origem da escala, as temperaturas medidas serão também temperaturas absolutas ou temperaturas kelvin (K).