1 / 22

GesPública e as Perspectivas para o Sistema Cofen/ Conselhos Regionais

GesPública e as Perspectivas para o Sistema Cofen/ Conselhos Regionais. Gustavo Rocha Aquino González.

Download Presentation

GesPública e as Perspectivas para o Sistema Cofen/ Conselhos Regionais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GesPública e as Perspectivas para o Sistema Cofen/ Conselhos Regionais Gustavo Rocha Aquino González

  2. “O GesPública é uma política pública, formulada para a gestão alicerçada em um modelo de excelência que trata do sistema de gestão das organizações como um todo, contemplando as dimensões técnicas tradicionais, como pessoas, planejamento, orçamento e finanças, entre outras, e, também as dimensões sociais da gestão, como participação e controle social, orientação para os cidadãos, interação organização-sociedade e, principalmente, a produção de resultados que agreguem valor à sociedade.” Rede Nacional do GesPública

  3. LEGISLAÇÃO CF/88 Art. 37: “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e EFICIÊNCIA” DECRETO-LEI Nº 200, DE 25 DE FEVEREIRO DE 1967 Art. 6º As atividades da Administração Federal obedecerão aos seguintes princípios fundamentais: I - Planejamento. II - Coordenação. III - Descentralização. IV - Delegação de Competência. V - Controle.

  4. LEGISLAÇÃO Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005: “Fica instituído o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA, com a finalidade de contribuir para a MELHORIA DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País.”

  5. LEGISLAÇÃO Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005: Art. 2º O GESPÚBLICA deverá contemplar a formulação e implementação de medidas integradas em agenda de transformações da gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais, que objetivem: (...) III - promover a eficiência, por meio de melhor aproveitamento dos recursos, relativamente aos resultados da ação pública; IV - assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental, promovendo a adequação entre meios, ações, impactos e resultados; e V - promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética.

  6. O QUE É GESPÚBLICA? • Programa do Ministério do Planejamento e Gestão voltado para orientar os órgãos públicos, baseado na avaliação continuada da gestão. • Representa um sistema de gestão que visa aumentar a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações executadas. • É constituído por elementos integrados com a finalidade de levar as organizações públicas brasileiras a padrões elevados de desempenho e de qualidade em gestão.

  7. PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE GESTÃO • Carta de Serviços • Gestão de Processos • Guia “d” simplificação • Indicadores de Gestão • Autoavaliação

  8. FERRAMENTAS DE GESTÃO CARTA DE SERVIÇOS Documento elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por ela, como acessá-los e obtê-los, além de quais são os compromissos com o atendimento e os padrões de atendimento estabelecidos.

  9. CARTA DE SERVIÇOS COFEN

  10. FERRAMENTAS DE GESTÃO GESTÃO DE PROCESSOS É o instrumento que orienta a modelagem e a gestão de processos voltados ao alcance de resultados.

  11. FERRAMENTAS DE GESTÃO GUIA “d” SIMPLIFICAÇÃO 10 passos,  subdivididos em 4 grandes etapas: planejamento da simplificação; mapeamento do processo; análise e melhoria dos processos; e implementação das melhorias. Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act)

  12. FERRAMENTAS DE GESTÃO • INDICADORES DE GESTÃO • Guia Referencial para Medição de Desempenho na Administração Pública.

  13. FERRAMENTAS DE GESTÃO INSTRUMENTO PADRÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO É uma metodologia de pesquisa de opinião padronizada que investiga o nível de satisfação dos usuários de um serviço público e foi desenvolvida para se adequar a qualquer organização pública prestadora de serviços diretamente ao cidadão.

  14. FERRAMENTAS DE GESTÃO AUTOAVALIAÇÃO Avaliar a gestão de uma organização pública significa verificar o grau de aderência de seus processos gerenciais em relação ao Modelo de Excelência em Gestão Pública.

  15. FERRAMENTAS DE GESTÃO AUTOAVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA BUSCA DO MODELO DE EXCELÊNCIA: • Liderança • Sociedade • Estratégias e Planos • Pessoas • Processos • Cidadãos • Informações e Conhecimento • Resultados

  16. Representação do Modelo de Excelência em Gestão Pública Planejamento Execução Controle Ação

  17. PRÊMIO NACIONAL DA GESTÃO PÚBLICA Tem como finalidade destacar, reconhecer e premiar as organizações públicas que comprovem alto desempenho institucional com qualidade em gestão. Criado em 1998, tem por base o Modelo de Excelência em Gestão Pública, alinhado com o "estado da arte" da gestão contemporânea.

  18. O COFEN E O GESPÚBLICA 2009 - Adesão ao Programa 2010/ 2011 Capacitação e Treinamento de Comissão 2011 – Palestras nos Seminários Institucional e Administrativo 2011 – Lançamento da Carta de Serviços no 14° CBCENF 2011 – Mapeamento de Processos (90% concluído)

  19. PROPOSTAS PARA 2012 Utilização de sistema de indicadores – Balanced Scorecard (BSC); Modelagem e Melhoria contínua de processos; Ampliação do uso dos meios de comunicação – Forum GesPublica; Elaboração do Plano Plurianual (PPA); Gestão de Orçamento Programa; Levantamento das necessidades e expectativas de nossos clientes externos e internos; Implantação da pesquisa de satisfação do usuário.

  20. PERSPECTIVAS PARA O SISTEMA COFEN/ COREN’S Processo democrático/ voluntário; Mapeamento e Simplificação de Processos; Autoavaliação; Implementação de práticas gerenciais e indicadores; Proposição de uma Carta de serviços para o Sistema; Pesquisa de satisfação.

  21. Muito Obrigado! Principais Contatos: Dra. Márcia Krempel – Conselheira Federal Gustavo Gonzalez – Adminstrador Pleno gustavo.gonzalez@cofen.gov.br Alexandre Tadeu Barreira alexandre.barreira@cofen.gov.br

More Related