1 / 10

CIVILIZAÇÃO GREGA Mitologia, Filosofia, História e Artes

CIVILIZAÇÃO GREGA Mitologia, Filosofia, História e Artes. História – 1° ano / 2014 Prof. Lisiane.

jayme
Download Presentation

CIVILIZAÇÃO GREGA Mitologia, Filosofia, História e Artes

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CIVILIZAÇÃO GREGA Mitologia, Filosofia, História e Artes História – 1° ano / 2014 Prof. Lisiane

  2. “No início tudo era caos. Libertaram-se, depois, NIX (a noite do alto) e seu irmão ÉREBO (obscuridade dos infernos). Os dois, pouco a pouco, foram se separando. Nix instalou-se numa imensa esfera que se dividia em duas metades: URANO (abóboda celeste) e GEA (Gaia – terra). Da união entre Urano e Gea nasceram os poderosos titãs, os ciclopes, os monstros de cem braços, os gigantes e outras divindades fantásticas distribuídas pela terra. CRONOS destronou seu pai Urano e se converteu no soberano do Universo e devorador de seus próprios filhos. ZEUS, seu filho menor, foi salvo por RÉIA, sua mãe. Zeus, depois de vencer os titãs e os gigantes, tornou-se senhor do Universo.”

  3. A religião era um dos elementos culturais que davam unidade ao mundo grego. Ela apresentava duas características principais: era politeísta e antropomórfica. MITOLOGIA: conjunto de lendas e crenças, integrantes da cultura de um povo, que utiliza elementos simbólicos e sobrenaturais para explicar a realidade e dar sentido à vida humana. A mitologia grega se apresenta POLITEÍSTA, porque os gregos adoravam diversos deuses; e ANTROPOMÓRFICA, porque seus deuses tinham forma e comportamento semelhante aos dos homens. . A palavra antropomórfica vem do grego antropo, homem e morfo, forma.

  4. “Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Bastava ler os sinais da natureza, para conseguir atingir seus objetivos. A pitonisa, espécie de sacerdotisa, era uma importante personagem neste contexto. Os gregos a consultavam em seus oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa buscava explicações mitológicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era condição fundamental para atingir bons resultados na vida material.”

  5. Os gregos imaginavam seus deuses como seres humanos: violentos, sanguinários, artificiosos, invejosos, imorais, havendo entre eles parentescos, casamentos, rivalidades e união. Intervinham, às vezes, nos problemas humanos. Tornavam-se mesquinhos, muitas vezes castigando aqueles que eram completamente felizes.

  6. Os gregos não somente imaginavam seus deuses, como lhes atribuíam uma personalidade, uma história e muitas aventuras. Os relatos fantásticos dos feitos dos deuses formam a mitologia, que foi elaborada lentamente através dos séculos, durante os quais se formou o próprio povo grego.

  7. Muitos homens notáveis foram também elevados à categoria de semideuses, acumulando-se assim um conjunto de crenças, de tradições, de contos populares. Os poetas e os artistas modelaram a imagem definitiva dos deuses. Homero definiu e caracterizou sua personalidade. Hesíodo, autor de Teogonia, relacionou seus laços de parentesco. A mitologia procura explicar a origem do Universo, dos deuses e dos homens. Osvaldo Rodrigues de Souza História Antiga e Medieval – Ed. Ática, 1984 (Texto adaptado) Gilberto Cotrim História e Consciência do Mundo – Ed. Saraiva, 1998 (Texto adaptado)

  8. A filosofia se opunha à mitologia na medida em que buscava explicações mais racionais para as questões da vida. Filosofia pré-socrática = explicar a natureza do mundo. Filosofia socrática = preocupação com o indivíduo e a sociedade. Filosofia sistemática = observação e escritos sobre variados campos do conhecimento.

  9. Dentro do processo de “contestação/questionamento das explicações míticas, os gregos desenvolveram uma narrativa de fatos baseada em descrições reais dos eventos. Foi o princípio, a base da História, desenvolvida por Heródoto (chamado de “pai da História”). Tucídides aprofundou o uso do pensamento racional e procurou tornar a narrativa dos acontecimentos mais objetiva.

  10. As artes gregas, numa visão ampla, buscavam expressar a “semelhança humana com os deuses do Olimpo”. Isso é visível nas esculturas, pinturas e ornamentos em vasos, e nas construções dos templos dedicados ao culto a esses deuses. O teatro trouxe a comédia e a tragédia, sempre encenadas por atores masculinos usando máscaras.

More Related