1 / 32

O PROFESSOR EM ATUAÇÃO NO AMBIENTE TECNOLÓGICO

O PROFESSOR EM ATUAÇÃO NO AMBIENTE TECNOLÓGICO. Anair Altoé. Ambiente tecnológico:. Solicitação de uma melhor compreensão das ações e procedimentos pedagógicos. Metodologia aplica-se: . Campo técnico . Campo pedagógico. Professor:. Facilitador. Rogers Seymour Papert. Mediador.

jaclyn
Download Presentation

O PROFESSOR EM ATUAÇÃO NO AMBIENTE TECNOLÓGICO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O PROFESSOR EM ATUAÇÃO NO AMBIENTE TECNOLÓGICO Anair Altoé

  2. Ambiente tecnológico: • Solicitação de uma melhor compreensão das ações e procedimentos pedagógicos. • Metodologia aplica-se: • . Campo técnico • . Campo pedagógico

  3. Professor: Facilitador Rogers Seymour Papert Mediador Vygotsky

  4. No ambiente tecnológico, o aluno: ● não é criticado ao cometer erros; ● é o agente de sua aprendizagem; ● a depuração é parte integrante do processo de aprendizagem; ● é encorajado a estudar o “bug” ao invés de esquecê-lo.

  5. O professor:►pelos conhecimentos adquiridos►pela sua experiência pode ajudar o aluno em sua investigação e facilitar sua autoformação. (Bossuet, 1985)

  6. A relação do professor com o aluno realiza-se pela INTERVENÇÃO

  7. A INTERVENÇÃO acontece para: → responder uma demanda;→ explorar uma situação rica;→ apresentar novas idéias;→ facilitar: a verbalização e a conscientização do pensamento.

  8. COMOE QUANDO O PROFESSORDEVE INTERVIR?

  9. TIPOS DE INTERVENÇÃO: 1. DAR IDÉIA: ILUSTRAR, ENCORAJAR, MODIFICAR 2. REVER PROGRAMAS 3. SUGERIR DESAFIO 4. AJUDAR A PLANEJAR

  10. INTERVENÇÕES BEM SUCEDIDAS: 1. QUANDO INTRODUZIDA DE FORMA EXPLORATÓRIA; 2. LIGADAS AO PROCESSO DE TRABALHO; 3. QUANDO FOR INTRODUZIDA PARA APRESENTAR UMA NOVA IDÉIA.

  11. INTERVENÇÕESPOUCO SIGNIFICATIVAS: São aquelas realizadas SEMa solicitação do aluno.

  12. TIPOS DE PROFESSOR: Metodológico Pessoa-fonte Animador Catalizador Negociador

  13. Metodológico TIPOS DE PROFESSOR: Aquele que ajuda o aprendiz a compreender dificuldades de natureza metodológica. Sabe que o aluno necessita ser atendido em seus questionamentos de ordem sintática.

  14. Pessoa-fonte TIPOS DE PROFESSOR: Aquele que ajuda o aprendiz a suplementar os conhecimentos para continuar seu projeto. Sabe que necessita questionar e propor desafios ao aluno. Responderá questões, dará ajuda, se for solicitada.

  15. Animador TIPOS DE PROFESSOR: Aquele que ajuda o aprendiz a prosseguir em sua exploração, especialmente, em duas situações: seja na resolução do problema ou no prelúdio de novas descobertas. Compartilha com o aluno, engajado em uma colaboração intelectual: juntos, experimentam as várias possibilidades de resolução do problema.

  16. Catalizador TIPOS DE PROFESSOR: Aquele que intervêm sobre a verbalização dos problemas encontrados e sobre as soluções dadas pelo aprendiz. É orientado pelo conhecimento que possui e sobre os estágios de desenvolvimento em que se encontra o sujeito.

  17. Negociador TIPOS DE PROFESSOR: Aquele que negocia com o aprendiz, caso o projeto escolhido tenha sido muito complexo. O sujeito deve ser instigado a fazer boas perguntas para esclarecer sua investigação.

  18. No ambiente tecnológico o professor: • Age com clareza; • Exerce papel de orientador do processo de construção/elaboração do conhecimento pelo aluno; • Encontra-se na condição de acompanhar o processo de aprendizagem do aluno

  19. No ambiente tecnológico o professor: • Sabe que irá intervir no trabalho do aluno também como aprendiz; • Na condição de orientador ajuda o aluno a superar suas dificuldades e a progredir no processo de aprendizagem.

  20. O professor: • Intervém quando e como o aluno necessita encontrar soluções para seus problemas; • Torna-se cada vez mais capacitado a encaminhar boas perguntas quanto mais atua no ambiente tecnológico.

  21. No ambiente tecnológico: • As experiências vividas e os conhecimentos construídos tornam-se a maior fonte de análise e reflexão na busca da compreensão sobre a atuação do professor que visa utilizar a tecnologia como ferramenta pedagógica.

  22. Sugestão de vídeos: • Vídeo • http://www.youtube.com/watch?v=MF9ob4KTaOM • Educação Brasileira # 78Computador na Escola/ Livros Digitais • Educação Brasileira - 78 1º bloco -- Computador na Escola • Ederson Granetto entrevista José Armando Valente.

  23. Vídeo http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=glDMxT0_B9U Mobilidade e Tecnologia: Mudanças nos Processos Educacionais José Armando Valente at TEDxUnicamp 2012 Publicado em30/12/2012 Professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes, e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED). Coordenador do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) da Unicamp. Professor Colaborador do programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-SP. Livre Docente da UNICAMP. Mestre e Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

  24. Vídeo http://www.youtube.com/watch?v=G1_g-N4sDuA Nós da Educação: José Manuel Moran (bloco 1) O professor José Manuel Moran, é doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Aborda o uso da internet na educação, em temas como a aplicação das diferentes mídias na educação e a aprendizagem colaborativa. 2008. TV Paulo Freire.

  25. Vídeo http://www.youtube.com/watch?v=BjJBXIT_64U Tecnologia aplicada à Educação - Parte 2 Prof. Dr José Manuel Moran O professor José Manuel Moran, é doutor em Ciências da Comunicação pela USP.

  26. Sugestão de leituras: Dissertações defendidas no PPE/UEM 2010 SONIA MARIA ANDRETO FUGIMOTO [Dissertação] Título: O COMPUTADOR NA SALA DE AULA: O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA Defesa: 29/03/2010 http://www.ppe.uem.br/dissertacoes.html

  27. 2009 JOÃO COELHO NETO [Dissertação] Título: EDUCAÇÃO E INFORMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE O USO DE AMBIENTES INFORMATIZADOS COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ–CAMPUS DE CORNÉLIO PROCÓPIO Defesa: 04/03/2009 – Endereço: http://www.ppe.uem.br/dissertacoes.html LUÍS CLÁUDIO DA SILVA [Dissertação] Título: A TELEVISÃO E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO Defesa: ago/2009 – Endereço: http://www.ppe.uem.br/dissertacoes.html ANA PAULA DOMINGOS BALADELI [Dissertação] Título: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. Defesa: 14/12/2009 - Endereço: <http://www.ppe.uem.br/dissertacoes.html>

  28. 2008 PAULA EDICLÉIA FRANÇA BACARO [Dissertação] Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO APRENDENDO O USO DE PROJETO DE TRABALHO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM AMBIENTE INFORMATIZADO. Endereço: http://www.ppe.uem.br/dissertacoes.html

  29. 2006 JAMILE SANTINELLO     [Dissertação] Título: O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO VIVENCIANDO O ATO DE APRENDER EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Defesa: 17/março/2006 Endereço: http://www.ppe.uem.br/dissertacoes.html

  30. 2005 MARISA MORALES PENATI [Dissertação] Título: EDUCAÇÃO E COMPUTADOR: construindo a prática pedagógica em uma perspectiva construcionista, com alunas do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Maringá-pr . Defesa: 21/01/2005 Endereço: http://www.ppe.uem.br/dissertacoes.html MARIZA MITSUKO NOGAI [Dissertação] Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA PERSPECTIVA REFLEXIVA E O USO DO COMPUTADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO COM ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ– PR Defesa: 09/12/2005 Endereço: http://www.ppe.uem.br/dissertacoes.html

  31. 2004 RODRIGUES, Divania Luiza. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. Endereço: http://www.ppe.uem.br/resumos_1993_2005.html 2003 KEMPA, Sydnei Roberto. O TEMPO E O ESPAÇO NA SOCIEDADE CAPITALISTA: UMA REFLEXÃO PARA ATUAÇÃO DE PROFESSORES. Defesa: 11/11/2003 Endereço: http://www.ppe.uem.br/resumos_1993_2005.html

  32. O bom professor constróe-se no seu dia-a-dia, na prática pedagógica. Bom trabalho docente. Obrigada.

More Related