1 / 38

O LIVRO DOS ESPÍRITOS LIVRO QUARTO CAPÍTULO II

O LIVRO DOS ESPÍRITOS LIVRO QUARTO CAPÍTULO II. A. NATUREZA DAS PENAS E GOZOS FUTUROS QUESTÕES 965 A 982. AS PENAS E GOZOS DA ALMA, DEPOIS DA MORTE, NADA TEM DE MATERIAL, PELO SIMPLES FATO DE QUE A ALMA NÃO É MATÉRIA. O QUE É ALMA ?.

ivana
Download Presentation

O LIVRO DOS ESPÍRITOS LIVRO QUARTO CAPÍTULO II

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O LIVRO DOS ESPÍRITOSLIVRO QUARTOCAPÍTULO II A

  2. NATUREZA DAS PENAS E GOZOS FUTUROSQUESTÕES 965 A 982

  3. AS PENAS E GOZOS DA ALMA, DEPOIS DA MORTE, NADA TEM DE MATERIAL, PELO SIMPLES FATO DE QUE A ALMA NÃO É MATÉRIA.

  4. O QUE É ALMA?

  5. SER IMATERIAL E INDIVIDUAL QUE RESIDE EM NÓS E SOBREVIVE AO CORPO;PRINCÍPIO DA VIDA;PRINCÍPIO ESPIRITUAL DO HOMEM;ESPÍRITO

  6. CENTELHA DIVINA

  7. ENTRETANTO, SÃO MIL VEZES MAIS VIVOS DO QUE OS QUE EXPERIMENTA NA TERRA, PORQUE O ESPÍRITO, UMA VEZ LIBERTO, É MAIS IMPRESSIONÁVEL, A MATÉRIA NÃO MAIS LHE ENFRAQUECE AS SENSAÇÕES.

  8. O HOMEM FAZ UMA IDÉIA GROSSEIRA E ABSURDA DA VIDA FUTURA, PORQUE A SUA INTELIGÊNCIA AINDA NÃO SE DESENVOLVEU O BASTANTE PARA COMPREENDE-LA.

  9. CRENÇA POPULARARDER NO FOGO DO INFERNO ETERNAMENTE

  10. O INFERNO DE DANTE

  11. BARQUEIRO CARONTE

  12. A CAMINHO DO PARAÍSO

  13. VOSSA LINGUAGEM É MUITO IMPERFEITA PARA EXPRIMIR O QUE EXISTE ALÉM DO VOSSO ALCANCE. FOI NECESSÁRIO FAZER COMPARAÇÕES, SENDO AS IMAGENS E FIGURAS TOMADAS COMO A PRÓPRIA REALIDADE.

  14. EM QUE CONSISTEM OS SOFRIMENTOS DOS ESPÍRITOS INFERIORES?

  15. OS SOFRIMENTOS SÃO TÃO VARIADOS QUANTO AS CAUSAS QUE OS PRODUZEM E PROPORCIONAIS AO GRAU DE INFERIORIDADE,COMO AS ALEGRIAS SÃO PROPORCIONAIS AO GRAU DE SUPERIORIDADE

  16. COBIÇA, MÁGOA, CIÚME, RAIVA,DESESPERO, DECORRENTES DE TUDO O QUE OS IMPEDE DE SEREM FELIZES, REMORSOS E UMA ANSIEDADE MORAL INDEFINÍVEL.

  17. DESEJAM TODOS OS PRAZERES DA VIDA MAS NÃO PODENDO SATISFAZE-LOS, FICAM TORTURADOS

  18. O HOMEM INCAPAZ DE TRADUZIR A NATUREZA DO SOFRIMENTO NÃO ENCONTROU PARA ELA COMPARAÇÃO MAIS ENÉRGICA QUE A DO FOGO, (...) TIPO DO SUPLÍCIO MAIS CRUEL E O SÍMBOLO DA AÇÃO MAIS ENÉRGICA.

  19. A CRENÇA NO FOGO ETERNO REMONTA À MAIS ALTA ANTIGUIDADE E OS POVOS MODERNOS A HERDARAM-NA DOS ANTIGOS.

  20. “ARDER NO FOGO DO INFERNO”

  21. (...) CADA UM É CORRIGIDO NAQUILO QUE ERROU. ASSIM É QUE UNS O SÃO PELA INCESSANTE VISÃO DO MAL QUE FIZERAM, OUTROS PELOS REMORSOS, PELO MEDO, PELA VERGONHA, A DÚVIDA, O ISOLAMENTO, AS TREVAS, A SEPARAÇÃO DOS QUE LHE SÃO CAROS ETC.

  22. A HISTÓRIA DE NOVELLIVRO “ CEU E INFERNO”

  23. A VIDA QUE EU DEIXAVA AOS 21 ANOS ERA AINDA TÃO VIGOROSA QUE EU NÃO PODIA CRER NA SUA PERDA. POR ISSO PROCURAVA O CORPO, ESTAVA ADMIRADO, APAVORADO POR ME VER PERDIDO NUM TURBILHÃO DE SOMBRAS

  24. POR FIM, A CONSCIÊNCIA DO MEU ESTADO E A REVELAÇÃO DAS FALTAS COMETIDAS, EM TODAS AS MINHAS ENCARNAÇÕES, FERIRAM-ME SUBITAMENTE, ENQUANTO UMA LUZ IMPLACÁVEL ME ILUMINAVA OS MAIS SECRETOS ÂMAGOS DA ALMA, QUE SE SENTIA DESNUDADA E LOGO POSSUÍDA DE VERGONHA ACABRUNHANTE.

  25. EM QUE CONSISTE A FELICIDADE DOS BONS ESPÍRITOS?

  26. CONHECER TODAS AS COISAS. NÃO SENTIR ÓDIO, NEM CIÚMES, INVEJA OU AMBIÇÃO, NEM QUALQUER DAS PAIXÕES QUE OCASIONAM A INFELICIDADE DOS HOMENS.

  27. O AMOR QUE OS UNE É FONTE DE SUPREMA FELICIDADE.NÃO EXPERIMENTAM AS NECESSIDADES, OS SOFRIMENTOS, NEM AS ANGÚSTIAS DA VIDA MATERIAL.

  28. A FELICIDADE DOS ESPÍRITOS É PROPORCIONAL À ELEVAÇÃO MORAL DE CADA UM.SÃO FELIZES COM O BEM QUE FAZEM

  29. SOMENTE OS ESPÍRITOS PUROS USUFRUEM DA FELICIDADE SUPREMA, MAS OS OUTROS TAMBÉM SÃO RELATIVAMENTE FELIZES

  30. OS QUE SÃO BASTANTE ADIANTADOS COMPREENDEM A FELICIDADE DOS QUE AVANÇARAM MAIS QUE ELES, E A ELA ASPIRAM, MAS ISSO É PARA ELES MOTIVO DE EMULAÇÃO E NÃO DE INVEJA

  31. SABEM QUE DELES DEPENDE ALCANÇÁ-LA E TRABALHAM COM ESSE FITO, MAS COM A CALMA DA CONSCIÊNCIA PURA.SENTEM-SE FELIZES DE NÃO TER DE SOFRER O QUE SOFREM OS MAUS.

  32. OS ESPÍRITOS PUROS CONHECEM E SABEM TODAS AS COISAS; DÃO ÚTIL EMPREGO À INTELIGÊNCIA, AUXILIANDO O PROGRESSO DOS OUTROS ESPÍRITOS

  33. A ALMA QUE CHEGOU A UM CERTO GRAU DE PUREZA EXPERIMENTA A FELICIDADE.UM SENTIMENTO DE DOCE SATISFAÇÃO A ENVOLVE; SENTE-SE FELIZ COM TUDO O QUE VÊ E QUE A RODEIA; O VÉU SE ELEVA, PARA ELA, DESCOBRINDO OS MISTÉRIOS E AS MARAVILHAS DA CRIAÇÃO E AS PERFEIÇÕES DIVINAS SE MOSTRAM EM TODO O SEU ESPLENDOR

  34. A CRENÇA NO ESPIRITISMO AJUDA O HOMEM A SE MELHORAR AO LHE FIXAR AS IDÉIAS SOBRE DETERMINADOS PONTOS DO FUTURO; ELA APRESSA O ADIANTAMENTO DOS HOMENS E DAS MASSAS PORQUE PERMITE CONSIDERARMOS O QUE SEREMOS UM DIA: É UM PONTO DE APOIO, UMA LUZ QUE NOS GUIA.

  35. O ESPIRITISMO ENSINA A SUPORTAR AS PROVAS COM PACIENCIA E RESIGNAÇÃO, DESVIA O HOMEM DA PRÁTICA DOS ATOS QUE PODEM RETARDAR-LHE A FELICIDADE FUTURA, E É ASSIM QUE CONTRIBUI PARA A SUA FELICIDADE.

  36. A

  37. A

More Related