Informações e Responsabilidades das Instituições Parceiras do Programa - PowerPoint PPT Presentation

slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Informações e Responsabilidades das Instituições Parceiras do Programa PowerPoint Presentation
Download Presentation
Informações e Responsabilidades das Instituições Parceiras do Programa

play fullscreen
1 / 48
Informações e Responsabilidades das Instituições Parceiras do Programa
97 Views
Download Presentation
ilario
Download Presentation

Informações e Responsabilidades das Instituições Parceiras do Programa

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Informações e Responsabilidades das Instituições Parceiras do Programa

  2. Atender às datas previstas no cronograma; • Avisar os candidatos por e-mail e telefone sobre a aprovação e a desclassificação em cada etapa do processo.

  3. Atentar para comprovação de renda: • Comprovante de salário dos pais ou responsáveis – holerite; na ausência deste apresentar declaração escrita de próprio punho. • Não rasurar a prova escrita ou qualquer outro documento.

  4. Elaborar com riqueza de detalhes o Relatório de Visitas, buscando favorecer o candidato neste quesito, apontando aspectos que demonstrem o perfil de liderança e de iniciativa do candidato.

  5. Acrescentar uma foto do candidato em frente à sua residência, que mostre a realidade local.

  6. Conferência on-line de Documentos

  7. Observar com atenção a qualidade do documento escaneado. Se estiver ilegível, entrar em contato com o candidato, solicitando nova cópia. • Orientar para que a cópia do documento seja em PDF.

  8. Cópia da cédula de identidade (candidatos não poderão ter mais de 18 ou menos de 15 na data da viagem); • Cópia do passaporte, caso possua um;

  9. Cópia de comprovante de matrícula e boletim escolar de todosos anos do Ensino Médio (inclusive notas do ano letivo de 2012, até o momento da inscrição);

  10. Carta de recomendação em português de um professor e/ou diretor da unidade escolar em papel timbrado, assinada e carimbada pelo gestor; • Carta de recomendação dos pais em português.

  11. Declaração, em português, do responsável pelo projeto social onde o candidato é voluntário, por mínimo um ano, que deverá incluir: • Tipo de trabalho realizado, • Local e frequência que desempenha atividade, • Outras informações importantes.

  12. Desclassificação Serão desclassificados do processo seletivo: • Candidatos cuja ficha de inscrição on-line não for aprovada.

  13. Candidatos que não apresentarem todos os documentos comprovando os pré-requisitos; • Candidatos que não preencherem em inglês o questionário preliminar.

  14. Importante: • Parentes de membros do comitê de pré-seleção não poderão se inscrever no Programa.

  15. Fases do Programa

  16. Cada Instituição Parceira receberá uma senha para acessar o banco de dados do Programa e revisar os documentos postados pelos candidatos. • O responsável deverá aprovar e/ou desclassificar os candidatos.

  17. As Diretorias de Ensino sediadas nos municípios: Campinas, Franca, Marília, Ribeirão Preto, Tupã, Santos, Barretos, Sorocaba e São José dos Campos poderão articular com os gerentes dos Centros Bi-nacionais, unidades parceiras da Embaixada Americana, para juntos otimizar o processo de seleção.

  18. O CPRESP encaminhará um comunicado para essas Diretorias, com orientações específicas sobre os procedimentos que deverão ser adotados no processo seletivo, informando o contato dos responsáveis.

  19. Cronograma das Ações Acesso ao Sistema Responsabilidades

  20. Fase 1 • Fase 2 Aluno Supervisor e PCNP responsável pelo Programa • Fase 3 • Fase 4 DER/CGEGB/ CPRESP/CEFAF • Fase 5 Embaixada Americana • Fase 6

  21. Cronogramas das Ações

  22. Fase 1 – de abril até 5 de agosto Estudantes acessam o formulário de inscrição no site: www.jovensembaixadores.org/2013, respondem às perguntas e recebem uma resposta automática dizendo se foram aprovados ou não para a Fase 2.

  23. Candidato aprovado para a Fase 2 • Deverá concluir o preenchimento do questionário; • Selecionar uma Instituição Parceira mais próxima de sua casa; • Fazer o upload da foto e de todos os documentos comprobatórios; • Concluir o processo on-line.

  24. Candidato não aprovado para a Fase 2 O sistema envia mensagem automática e agradece o candidato pelo interesse no Programa e informa que o mesmo não preenche os pré-requisitos exigidos pelo Programa e não poderá continuar no processo seletivo.

  25. Fase 2 – até o dia 19 de agosto De posse de sua senha, o candidato deverá finalizar o preenchimento do questionário e fazer o upload da foto e dos documentos comprobatórios para o banco de dados do Programa.

  26. Importante: Cada Instituição Parceira somente terá acesso ao material dos candidatos que escolheram essa instituição específica para se candidatar.

  27. O candidato poderá fazer esse processo em várias etapas, salvando toda vez que incluir um documento. A cada upload, ele será informado sobre quais ainda deverá anexar.

  28. O processo somente será concluído quando todos os documentos forem anexados.  Após 19/08 os candidatos não terão mais acesso a esse link, somente os responsáveis das Instituições Parceiras.

  29. Ao final do processo, o candidato receberá uma mensagem dizendo que o seu processo foi concluído com sucesso e que o material dele encontra-se no sistema para revisão por parte da Instituição Parceira que ele selecionou.

  30. As Instituições Parceiras deverão acessar o banco de dados do Programa e revisar o material dos seus candidatos. Fase 3 – até 30 de agosto

  31. Caso algum candidato tenha anexado um documento incompleto, incorreto, ou rasurado, o Supervisor ou PCOP deverá entrar em contato e solicitar a documentação correta e atualizar os anexos no banco de dados do Programa.

  32. (Ex.: faltando páginas do boletim, conta de luz, comprovante de voluntariado.)

  33. Lembrete importante: Depois que o candidato concluir o processo de inscrição, somente o responsável da Instituição Parceira poderá substituir um ou mais anexos – caso necessário.

  34. Candidato aprovado para a Etapa 4 O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele foi aprovado para a prova escrita...

  35. ...a ser realizada no dia 14 de setembro, das 14h às 17h (horário de Brasília). O local do exame será informado pela Diretoria de Ensino ou Instituição Parceira.

  36. Candidato não aprovado para a Fase 4 O candidato receberá uma mensagem automática do sistema dizendo que ele não foi aprovado por não preencher “xxx” pré-requisitos.

  37. Apenas como referência, entre os vários motivos para desclassificação, os mais comuns são: • Inglês insuficiente; • Uma ou mais notas baixas no boletim escolar; • Respostas incompletas ou insuficientes no questionário da Fase 2;

  38. Comprovante do projeto social sem carimbo, assinatura do diretor/coordenador e/ou sem ser em papel timbrado da organização.

  39. Instituições Parceiras, em todo o Brasil, aplicam o exame escrito na mesma data e horário: 14 de setembro, das 14h às 17h Fase 4

  40. Fase 5 • Correção do exame escrito; • Aplicação do exame oral; • Visita à casa dos candidatos que participaram e foram aprovados nos exames escrito e oral; • Indicação do candidato que participará da seleção realizada pelo órgão central.

  41. Os responsáveis deverão indicar um candidato, por Diretoria de Ensino, que participará da pré-seleção a ser realizada pela Comissão do Órgão Central da SEE-SP.

  42. O Supervisor ou PCOP deverão enviar um e-mail para a Comissão central, no seguinte endereço: jovensembaixadores@edunet.sp.gov.br informando o nome e a unidade escolar do candidato pré-selecionado da sua Diretoria de Ensino.

  43. Candidato não aprovado na etapa 5 Os responsáveis deverão enviar mensagem ao candidato informando sobre sua não aprovação. Para isso, deverão acessar o banco de dados e clicar no botão: “Não aprovado na etapa 5”

  44. Será aberta uma tela onde haverá um espaço para que o responsável explique em breves palavras o motivo da não aprovação. Importante: Este comunicado deverá ser enviado o mais breve possível, após a finalização do processo de seleção nas DERs.

  45. Fases 6 e 7: Até final de outubro, Embaixada anuncia a lista dos selecionados. • Fases 8 e 9: Jovens Embaixadores providenciam documentos e emissão de passaporte – as DERs devem orientar e auxiliar neste processo, em conjunto com a Embaixada e Consulados.

  46. Fase 10: 9 a 11 de janeiro/2013 –entrevista de visto e orientação pré-partida em São Paulo. • Fase 11: 11 de janeiro 2013 – Embarque para os Estados Unidos. • Fase 12: 12/01 a 02/02/2013 – Programação em Washington-DC e Estados-anfitriões.

  47. Dúvidas??? Contato: jovensembaixadores@edunet.sp.gov.br