1 / 27

GESTÃO DE TI

GESTÃO DE TI. Marcelo Ribeiro Moreno mrmlinux@hotmail.com. GESTÃO DE TI. AGENDA APRESENTAÇÃO PARTE I – TEORIA PARTE II – GESTÃO DE TI NA PRÁTICA. GESTÃO DE TI Parte I Apresentação. Professor dos cursos de SIS, ADM e Redes na FGP – Pederneiras

hollis
Download Presentation

GESTÃO DE TI

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GESTÃO DE TI Marcelo Ribeiro Moreno mrmlinux@hotmail.com

  2. GESTÃO DE TI AGENDA APRESENTAÇÃO PARTE I – TEORIA PARTE II – GESTÃO DE TI NA PRÁTICA

  3. GESTÃO DE TIParte I Apresentação • Professor dos cursos de SIS, ADM e Redes na FGP – Pederneiras • Diretor do Depto de Processamento de Dados da Prefeitura Municipal de Bauru • Passou por empresas como AT&T,HP,Oracle,revenda SAP e Totvs.

  4. GESTÃO DE TIParte I Introdução • A concepção sobre Gestão de TI pode se apoiar em 4 pilares: • Projetos • Processos • Pessoas • Indicadores

  5. GESTÃO DE TIParte IIntrodução O gestor pode se basear no Balance Scorecard (BSC) ou no ITIL para saber o nível de maturidade da gestão de TI.

  6. GESTÃO DE TIParte IIntrodução Nível 0 – Caótico Neste nível a TI tenta sobreviver às demandas diárias da organização. (Base de dados não unificada, várias centrais de atendimento tentando atender uma demanda maior que sua capacidade).

  7. GESTÃO DE TIParte IIntrodução Nível 1 - Reativo Neste nível a empresa apresenta um certo grau de organização visando à redução de problemas, já apresentando padrões e bases de dados unificadas. Mas ainda age de forma reativa.

  8. GESTÃO DE TIParte IIntrodução Nível 2 - Proativo Este nível é considerado bastante satisfatório para a grande maioria das empresas, este nível é alcançado quando o setor é capaz de controlar completamente os seus sistemas e equipamentos.

  9. GESTÃO DE TIParte IIntrodução Nível 3 – Serviços Completo e detalhado planejamento de capacidade dos recursos de acordo com o crescimento da empresa, podendo a área de TI comprometer-se junto a seus usuários com Níveis de Serviço SLA (ServiceLevelAgreement).

  10. GESTÃO DE TIParte IIntrodução Nível 4 Valor O nível 4 é identificado quando o setor de TI de uma empresa está efetivamente a serviço das estratégias de negócio da organização e é capaz não só de entregar serviços de alta qualidade como também ajuda a empresa.

  11. GESTÃO DE TIParte IIntrodução PALAVRA CHAVE: Alinhamento estratégico entre negócios e TI.

  12. GESTÃO DE TIParte IProjetos O CIO (ChiefInformationOfficer) deve contar com metodologias específicas no gerenciamento de projetos. Exemplo: PMI

  13. GESTÃO DE TIParte IProcessos Empresas devem conhecer e mapear todos os seus processos. As organizações de software a melhorar seus processos de desenvolvimento. Exemplo: CMM para software Capability Maturity Model for software)

  14. GESTÃO DE TIParte IProcessos

  15. GESTÃO DE TIParte IPessoas Grupo de trabalho ou time de trabalho?

  16. GESTÃO DE TIParte IPessoas No grupo de trabalho existem organização e interação.

  17. GESTÃO DE TIParte IPessoas No time de trabalho existem organização, interação, motivação das pessoas para juntas atingirem os objetivos e, ainda, a percepção clara, por todos os membros, da importância de si e dos demais membros no atingir dos objetivos.

  18. GESTÃO DE TIParte IPessoas • No time de trabalho: • Assumem-se riscos • O grupo transforma-se em time quando passa a prestar atenção à sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam o seu funcionamento;

  19. GESTÃO DE TIParte IPessoas Este pilar é o de maior dificuldade para os gestores !

  20. GESTÃO DE TIParte IIndicadores O CobiT (ControlObjectives for InformationandrelatedTechnology) inclui recursos tais como um sumário executivo, um framework, controle de objetivos, mapas de auditoria e um conjunto de ferramentas de implementação.

  21. GESTÃO DE TIParte IIndicadores As práticas de gestão do CobiT são recomendadas pelos peritos em gestão de TI que ajudam a otimizar os investimentos de TI e fornecem métricas para avaliação dos resultados. O CobiT independe das plataformas de TI adotadas nas empresas.

  22. GESTÃO DE TIParte IMudança de Foco Palavra chave: TI agora é voltada a serviços !

  23. GESTÃO DE TIParte IMudança de Foco - ITIL O ITIL (IT InfrastructureLibrary) é um dos modelos de gestão para serviços de TI mais adotados pelas organizações. O ITIL é um modelo não-proprietário e público que define as melhores práticas para o gerenciamento dos serviços de TI.

  24. GESTÃO DE TIParte IMudança de Foco - ITIL Cada módulo de gestão do ITIL define uma biblioteca de práticas para melhorar a eficiência de TI, reduzindo os riscos e aumentando a qualidade dos serviços e o gerenciamento de sua infra-estrutura.

  25. GESTÃO DE TIParte IMudança de Foco - OUTSOURCING Nos próximos anos, teremos uma mudaça do outsourcing como conhecemos hoje.

  26. GESTÃO DE TIParte II Gestão de TI na prática Nos próximos anos, teremos uma mudaça do outsourcing como conhecemos hoje.

  27. GESTÃO DE TI OBRIGADO! mrmlinux@hotmail.com

More Related