1 / 13

O Endoparasitismo

O Endoparasitismo. Índice. Introdução…………………………………………………. 3 Parasitismo………………………………………………… 4 Endoparasitismo ………………………………………… 5 Ténias……………………………………………………………. 6 Lombrigas……………………………………………………… 7 Haemophilus pertussi ……………………………..…….. 8 Mycobacterium tuberculosis …………………….….…. 9

heulwen
Download Presentation

O Endoparasitismo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Endoparasitismo

  2. Índice • Introdução…………………………………………………. 3 • Parasitismo………………………………………………… 4 • Endoparasitismo………………………………………… 5 • Ténias……………………………………………………………. 6 • Lombrigas……………………………………………………… 7 • Haemophiluspertussi……………………………..…….. 8 • Mycobacteriumtuberculosis …………………….….…. 9 • Conclusão…………………………………………………. 10 • Bibliografia……………………………………………….. 11

  3. Introdução Neste trabalho iremos falar sobre um dos tipos de relações interespecíficas, o endoparasitismo. Iremos abordar brevemente o parasitismo, mais aprofundadamente o endoparasitismo. Vamos dar alguns exemplos desta relação biótica que serão acompanhados de imagens ilustrativas.

  4. Parasitismo É uma relação interespecífica em que um indivíduo é beneficiado (o parasita) e o outro é prejudicado (o hospedeiro). O parasita não mata diretamente o seu hospedeiro, mas por vezes, transmite-lhe doenças que podem ser fatais. Normalmente, o parasita é menor que o hospedeiro, e num único hospedeiro existem vários parasitas. Esta é uma relação obrigatória para o parasita, porque este vive à custa do seu hospedeiro, enfraquecendo-o.

  5. Endoparasitismo É um tipo de parasitismo em que o parasita habita dentro do organismo do seu hospedeiro. A razão desta interação é a nutrição e o habitat dos parasitas.

  6. Ténias Este é um exemplo de um endoparasita, beneficiado nas relações que mantém com os seus hospedeiros, que são prejudicados pela relação mantida. Um dos seus hospedeiros mais comuns é o Homem, sendo o seu habitat o intestino delgado, podendo causar a Cisticercose, uma doença muito grave. Outros tipos de hospedeiros são o boi, o porco e o peixe.

  7. Lombrigas Este é mais um exemplo de organismo que mantém relações de endoparasitismo. Causa uma doença chamada ascaridíase. Quando o animal infetado defeca, vê-se nos seus escrementos ovos deste verme. O animal prejudicado (hospedeiro) é sempre um mamífero e este verme é o animal beneficiado nestas relações.

  8. Haemophiluspertussi Esta é um tipo de bactéria patogénica (endoparasita), sendo que é a espécie beneficiada nesta relação. A espécie prejudicada (hospedeiro) é o Homem, especialmente nos mais novos. O dito parasita provoca a coqueluche, uma doença que causa um excesso de muco nasal e tosse.

  9. Mycobacteriumtuberculosis Este ser vivo é um endoparasita, sendo o beneficiado na relação que mantém com o seu hospedeiro. O seu hospedeiro é o Homem, sendo este o prejudicado. A tuberculose, infeção que afeta os pulmões, é causada por este organismo.

  10. Conclusão Com este trabalho descobrimos mais acerca de uma relação biótica, o endoparasitismo. Aprendemos o que era a dita relação, vários exemplos de animais que a mantêm e as diferentes doenças que o parasita transmite ao seu hospedeiro. http://www.youtube.com/watch?v=zQCMLtEOzJM

  11. Bibliografia Moita de Deus, Helena e Albuquerque, Fernanda, Geovida, Lisboa Editora, 2007 Dias Silva, Amparo; Gramaxo, Fernanda; Santos, Maria Ermelinda; Fernandes Mesquita, Almira; Baldaia, Ludovina; Félix, José Maria, Planeta Vivo - Sustentabilidade na Terra, Porto Editora, 2010

  12. Sitografia http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/respiracao7.php http://pt.wikipedia.org/wiki/Ascarid%C3%ADase

  13. Trabalho realizado por: Catarina Santos nº9 Luís André nº18 Pedro Matias nº25 Sofia Alves nº28 8º A

More Related