1 / 6

ENG309 – Fenômenos de Transporte III

UFBA – Universidade Federal da Bahia. ENG309 – Fenômenos de Transporte III. Prof. Dr. Marcelo José Pirani Departamento de Engenharia Mecânica. CAPÍTULO 3 – CONDUÇÃO UNIDIMENSIONAL DE CALOR EM REGIME ESTACIONÁRIO. Exercício 1.

Download Presentation

ENG309 – Fenômenos de Transporte III

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UFBA – Universidade Federal da Bahia ENG309 – Fenômenos de Transporte III Prof. Dr. Marcelo José Pirani Departamento de Engenharia Mecânica

  2. CAPÍTULO 3 – CONDUÇÃO UNIDIMENSIONAL DE CALOR EM REGIME ESTACIONÁRIO Exercício 1 Considerar a placa de latão ( = 8780 kg/m3, cp = 355 J/kgC, k = 54 W/mC) com espessura de 10mm mostrada na figura 1, que separa água de ar. A largura da placa na direção do escoamento é Lx=200mm e a altura é Ly=100mm. Do lado da água foi estimado um coeficiente de transferência de calor de 150 W/m2C. Do lado do ar, para aumentar a transferência de calor, foram instaladas 12 aletas feitas do mesmo material da placa. O diâmetro D das aletas de pino mede 6mm e seu comprimento L vale 15mm. A temperatura da água é de 98oC e, quando a superfície não possui aletas, 60W são dissipados para o ar que se encontra a 24 oC. a) Representar o problema através de um circuito térmico equivalente, explicando a forma de cálculo das resistências envolvidas; b) Determinar o coeficiente de transferência de calor do lado do ar; c) Determinar a temperatura na base das aletas Admitindo que a dissipação de calor na extremidade da aleta seja desprezível, determinar: d) O calor dissipado por uma aleta; e) A efetividade da aleta; f) A eficiência da aleta; g) A eficiência global da superfície; h) O calor dissipado da água para o ar depois de instaladas as aletas.

  3. CAPÍTULO 3 – CONDUÇÃO UNIDIMENSIONAL DE CALOR EM REGIME ESTACIONÁRIO Exercício 1 Figura1: Desenho esquemático para o exercício 1.

  4. CAPÍTULO 3 – CONDUÇÃO UNIDIMENSIONAL DE CALOR EM REGIME ESTACIONÁRIO Exercício 2 A adição de aletas de alumínio (=2702kg/m3 , cp=903J/kgK e = 237W/mK) foi sugerida para aumentar a taxa de transferência de calor de um dispositivo eletrônico com 1m de largura por 1m de altura. As aletas são de seção retangular, possuem 2,5 cm de comprimento e 0,25 cm de espessura, conforme figura 2. Devem ser instaladas 100 aletas por metro. O coeficiente de transferência de calor por convecção, tanto para a parede quanto para as aletas é de h=35W/m2 K. Admitindo que a temperatura da parede seja de 100oC e que a temperatura da vizinhança seja de 30oC, determinar: a) A taxa de transferência de calor da através das aletas; b) A taxa transferência de calor dissipada através da superfície total; c) A eficiência da aleta; d) A eficiência global de superfície. Figura2: Desenho esquemático para o exercício 2.

  5. CAPÍTULO 3 – CONDUÇÃO UNIDIMENSIONAL DE CALOR EM REGIME ESTACIONÁRIO Exercício 3

  6. CAPÍTULO 3 – CONDUÇÃO UNIDIMENSIONAL DE CALOR EM REGIME ESTACIONÁRIO Exercício 3 Figura3: Desenho esquemático para o exercício 3.

More Related