1 / 19

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

fairly
Download Presentation

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ENGENHARIA DE ALIMENTOS

  2. São as técnicas e os conhecimentos usados na fabricação, na conservação, no armazenamento e no transporte de alimentos industrializados. Esse profissional atua em escala industrial, cuidando de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos de origem animal e vegetal. Seleciona a matéria-prima, como leite, carnes, peixes, legumes e frutas, e define a melhor forma de armazenagem, acondicionamento e preservação dos produtos, projetando embalagens. Desenvolve e testa formulações, com a finalidade de determinar o valor nutricional de alimentos industrializados, seu sabor, sua cor e sua consistência. Desenvolve tecnologias limpas e processos para aproveitamento de resíduos. A indústria alimentícia é, sem dúvida, o principal campo de atuação desse engenheiro. Mas ele pode trabalhar, ainda, em indústrias fornecedoras de equipamentos, embalagens e aditivos.

  3. Mercado de Trabalho A crise econômica deflagrada em 2008 deu uma freada no mercado. Mas, a partir de 2010, a área voltou à alta acelerada. E, sem contar os recuos momentâneos, o mercado se mantém, graças às mudanças de hábitos alimentares dos brasileiros, na busca de qualidade de vida e produtos diferenciados. A indústria alimentícia e a agroindústria são tradicionais empregadoras desse profissional, que é contratado para atuar diretamente nas linhas de produção, na gestão de pessoas, no controle e na gestão de qualidade, no apoio a processos e na pesquisa e desenvolvimento de produtos. 

  4. As Melhores Escolas 5 estrelas GO Goiânia UFG. MG viçosa UFV. RS Porto Alegre UFRGS. SC Florianópolis UFSC. SP Campinas Unicamp. Pirassununga USP. São José do Rio Preto Unesp. 4 estrelas CE Fortaleza UFC. MG Lavras Ufla. PB João Pessoa UFPB. RJ Seropédica UFRRJ. RN Natal UFRN. RS Rio Grande Furg SP São Caetano do Sul Mauá-SP.

  5. Curso Os dois primeiros anos são de formação básica, com aulas de matemática, química, bioquímica, físico-química e termodinâmica. Depois, o currículo enfatiza as disciplinas mais técnicas, ligadas à produção e à conservação dos vários tipos de alimento. Os conteúdos das áreas de economia e administração dão fundamento ao futuro profissional para que possa atuar em gerenciamento industrial. A realização de estágio e a apresentação de trabalho de conclusão de curso são obrigatórias.Duração média: cinco anos.

  6. O que você pode fazer Armazenamento e transporte Estabelecer parâmetros de armazenamento e transporte, visando à garantia de qualidade do produto acabado. Automação de processos Planejar e implantar linhas automatizadas de produção.

  7. Consultoria Prestar assessoria a empresas da área alimentícia no desenvolvimento de produtos, layout de equipamentos e de plantas de produção e implementar sistemas de controle da qualidade. Controle de qualidade Organizar métodos e sistemas de controle e garantia de qualidade das matérias-primas e dos produtos processados nas indústrias alimentícias, coordenar análises laboratoriais.

  8. Pesquisa e desenvolvimento Criar e aperfeiçoar produtos, de acordo com as necessidades do mercado. Pesquisar matérias- primas, embalagens e tecnologias de produção. Planejamento e projetos Agroindustriais planejar e implantar instalações industriais alimentícias e dimensionamento de equipamentos. Avaliar a viabilidade econômica de novas indústrias, estudando as oportunidades de mercado.

  9. Produção Desenvolver e aprimorar processos de produção, fazer a seleção de máquinas e equipamentos fabris. Planejar e supervisionar operações industriais, administrando as equipes e as diversas etapas de produção. Estudar e implantar métodos para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a segurança no trabalho. Tratamento de resíduos Definir métodos de descarte, reciclagem e possível reaproveitamento de resíduos da indústria alimentícia, protegendo o meio ambiente e visando à sustentabilidade. Vendas técnicas e marketing Desenvolver aplicações visando à comercialização de matérias-primas, ingredientes, insumos e equipamentos para a indústria alimentícia.

  10. Enquanto você se prepara Aprenda um pouco mais!

  11. SIGNIFICADODASCORES DOS ALIMENTOS

  12. Introdução As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos. Estas substâncias, além de colorir, desempenham, freqüentemente, papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas. As cores dos alimentos denotam a presença de pigmentos e, por isso, uma dieta colorida tem mais chances de ser mais saudável.Veja a seguir o que está por trás das cores dos alimentos.

  13. Alimentos Brancos Os alimentos de cores brancas como o leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio. Esses minerais são importantes para o funcionamento do organismo, porque: • Contribuem na formação e manutenção dos ossos; • Ajudam na regulação dos batimentos cardíacos; • São fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

  14. Alimentos Vermelhos O licopeno é uma substância que age como antioxidante e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja. Mais recentemente foi é apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos contêm, ainda, antocianina, que estimula a circulação sangüínea.

  15. Alimentos Amarelos O mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego e o damasco são alimentos de cores amarela ou alaranjada que são ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico. São substâncias que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama. Para completar, eles também possuem beta-caroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração.

  16. Alimentos Arroxeados Os alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba ou repolho-roxo contêm ácido elágico, substância que: • Retarda o envelhecimento; • Neutraliza as substâncias cancerígenas antes mesmo delas alterarem o código genético.

  17. Alimentos Verdes Os alimentos de cor verde como os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão e as ervas contêm clorofila e vitamina A, substâncias com os seguintes efeitos: • Desintoxicam as células; • Inibem os radicais livres — substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo; • Tem efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração; • Protegem o cabelo e a pele.

  18. Alimentos Marrons As fibras e vitaminas do complexo B e E são, principalmente, encontradas nas nozes, aveia, castanhas e cereais integrais, que por sua vez tem uma cor marrom. Tais substâncias e nutrientes têm importâncias vitais no organismo: • Melhoram o funcionamento do intestino. • Combatem a ansiedade e a depressão. • Previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.

  19. Site do MEC que indica onde você encontra as principais universidades para o curso de Engenharia de Alimentos. http://emec.mec.gov.br/ Fonte: Guia do Estudante Musica: Cuando calienta el sol Luiz Miguel

More Related