1 / 11

Conteúdo de História – 6º ano Avaliação 1 – 28/03/2014

Conteúdo de História – 6º ano Avaliação 1 – 28/03/2014. PAULA GRACIELE CARNEIRO. [1] Converter séculos em anos e vice-versa. [2] Estabelecer diferenças entre tempo cronológico e tempo histórico. [3] Construir linhas do tempo de modo a reconhecer a divisão tradicional de História

elliot
Download Presentation

Conteúdo de História – 6º ano Avaliação 1 – 28/03/2014

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Conteúdo de História – 6º ano Avaliação 1 – 28/03/2014 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1]Converter séculos em anos e vice-versa. [2]Estabelecer diferenças entre tempo cronológico e tempo histórico. [3]Construir linhas do tempo de modo a reconhecer a divisão tradicional de História [4]Caracterizar as teorias criacionista e evolucionista. [5]Reconhecer a divisão da Pré-história e suas características, com ênfase nas transformações do modo de vida do homem durante este período. [6]Explicar o processo de formação das cidades e as principais características culturais e religiosas das mesmas. [7]Explicar as prováveis hipóteses sobre a chegada dos primeiros habitantes ao continente americano.

  2. [1]Converter séculos em anos e vice-versa (p. 27) Para saber de que século determinado ano pertence é só observar algumas regrinhas, como, por exemplo: Se o ano tem menos de três algarismos, a data pertence ao século I. Exemplo: ano 76 – século I Assim, os anos 1 ao 99 pertencem ao século I. Se o ano terminar em 00, basta eliminar esses dois zeros e o número que sobra corresponde ao século. Exemplo: ano 1600 – século XVI Se o ano tem três ou mais algarismos e não termina em 00, deve-se eliminar os dois últimos algarismos e somar 1 ao restante do número. Exemplo: ano 1725– século XVIII, porque ignoro, corto o 25 e somo 17+1 É importante saber em que ano termina e começa um século. Por exemplo: estamos no ano 2014 = século XXI Iniciou no ano 2001 e terminará em 2100, porque o ano 2101 pertencerá ao século XXII.

  3. [2]Estabelecer diferenças entre tempo cronológico e tempo histórico. (p. 25 a 28) Tempo cronológico: aquele que nos traz a informação do tempo preciso, ou seja, o relógio, os calendários, etc. Está relacionado com a sequência das datas em que os fatos ocorrem. Tempo histórico: A forma como uma sociedade se organiza e vive. Há diferentes tempos históricos num mesmo tempo cronológico. Exemplo: Para a maioria das nações, o Ano Novo é comemorado na virada do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro, segundo o calendário gregoriano. Já na China, o Ano Novo é comemorado segundo o calendário lunar. Assim como temos aldeias indígenas e cidades que tem tempos históricos diferentes dos grandes centros, mesmo vivendo no mesmo ano e século.

  4. [3]Construir linhas do tempo de modo a reconhecer a divisão tradicional de História (p. 29) Os historiadores costumam dividir a História em períodos para facilitar o entendimento e a localização dos fatos ocorridos ao longo dos anos. Vejamos como foi dividido, qual o marco inicial de cada período. Pré-História Idade Antiga Idade Média Idade Moderna Idade Contemporânea

  5. [4]Caracterizar as teorias criacionista e evolucionista (p. 40) Teoria criacionista: Teoria baseada na narrativa bíblica onde Deus criou o universo e o homem. Teoria evolucionista: Teoria baseada em pesquisas, tendo como precursor o cientista Charles Darwin Segundo o evolucionismo, os seres vivos (animais e vegetais) são resultado da evolução de organismos mais simples, que foram passando por transformações ao longo do tempo, até chegar ao que conhecemos hoje.

  6. [5]Reconhecer a divisão da Pré-história e suas características, com ênfase nas transformações do modo de vida do homem durante este período. (p. 43-46) Pré-História 4.000 a.C Surgimento da escrita Paleolítico (Pedra Lascada) Idade dos Metais Neolítico (Pedra Polida) Utilizaram o cobre, depois o bronze. Aprenderam a fundir o ferro e aperfeiçoaram instrumentos agrícolas, armas e ferramentas. Usavam instrumentos feitos de pedra lascada, madeira ou ossos Passaram a polir as lascas de pedras, produzindo instrumentos mais sofisticados Formavam o grupo de caçadores e coletores. Eram nômades, caçavam pescavam e colhiam frutos, sementes e raízes. Descobriram o fogo.

  7. [6]Explicar o processo de formação das cidades e as principais características culturais e religiosas das mesmas. (p. 53-60) Neolítico (Pedra Polida) • Passaram a cultivar a terra e a domesticar animais, isso permitiu fixar-se por mais tempo em um único lugar, formando aldeias. Esse processo ficou conhecido como Revolução Neolítica ou Agrícola. • Nas aldeias, a maior parte da comunidade trabalhavam. Isso significa que com a formação e o desenvolvimento dos núcleos sedentários, surgiu a divisão do trabalho. Homens, mulheres e crianças dividiram as tarefas de plantar, colher, caçar, cuidar dos animais, fazer utensílios e ferramentas. • A medida que a produção da agricultura aumentava e gerava excedentes de alimentos houve a transformação de aldeias agrícolas em cidades • Aos poucos, alguns grupos e famílias foram ficando mais ricos do que outros. A terra e suas riquezas começaram a se transformar em propriedades privadas, formando camadas sociais com graus diferentes de poder. • Os progressos no meio urbano melhoraram a qualidade de vida de muitas pessoas. Para isso tiveram de aprender regras de convivência como dividir espaços e obedecer leis.

  8. A existência de um grupo de dirigentes com poder político para coordenar a produção agrícola e disciplinar a vida social foi chamada de Estado, • A cerâmica foi uma das manifestações culturais dos povos neolíticos. Sua invenção pode ter sido o resultado de uma mistura de experimentação. • A religião e os objetos religiosos surgiram como tentativa de compreender os fenômenos da natureza – chuvas, trovões, secas, ventanias – que as pessoas não conseguiam explicar racionalmente. • O desenvolvimento da religião e a multiplicação dos templos aconteceram principalmente nas cidades. No espaço urbano, rodeado por muros que o protegiam de ataques, ocorriam o culto aos deuses, o comércio, o artesanato e até mesmo os primeiros estudos matemáticos, astronômicos e de outras áreas do conhecimento.

  9. [7]Explicar as prováveis hipóteses sobre a chegada dos primeiros habitantes ao continente americano. (p. 67-70) Há milhares de anos, provavelmente em uma era glacial, os homem em busca da sobrevivência resolveram desafiar o frio intenso e atravessaram da Sibéria para o Alasca. Por onde foi realizada essa passagem? Será que esse foi o único caminho percorrido ou existiram outras “entradas” para o continente americano?

  10. 1. Teoria Asiática (Estreito de Bering) Durante a última glaciação uma ponte de gelo se formou, tornando possível a passagem da Ásia para a América 2. Teoria Polinésia (Oceano Pacífico – navegação) Atravessaram o Oceano Pacífico de barco vindos da Ásia, Polinésia ou Oceania.

  11. As descobertas da arqueólogaNièdeGuidon, que administra o Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí) também vão de encontro com a Teoria da Polinésia, ou seja, se ela estiver correta, os antepassados de São Raimundo Nonato devem ter vindo de barco pelo Oceano Pacífico, diretamente para a América do Sul.

More Related