slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Autora: Eliane da Silva Ferreira- UNIVASF Orientadora : Eliana Barros Monteiro – UNIVASF PowerPoint Presentation
Download Presentation
Autora: Eliane da Silva Ferreira- UNIVASF Orientadora : Eliana Barros Monteiro – UNIVASF

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 1

Autora: Eliane da Silva Ferreira- UNIVASF Orientadora : Eliana Barros Monteiro – UNIVASF - PowerPoint PPT Presentation


  • 100 Views
  • Uploaded on

Educação do Campo para o Campo: perspectiva para formação étnica da juventude indígena de Cabrobó - PE na construção de sua autonomia. Autora: Eliane da Silva Ferreira- UNIVASF Orientadora : Eliana Barros Monteiro – UNIVASF.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Autora: Eliane da Silva Ferreira- UNIVASF Orientadora : Eliana Barros Monteiro – UNIVASF' - ebony


Download Now An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1

Educação do Campo para o Campo: perspectiva para formação étnica da juventude indígena de Cabrobó - PE na construção de sua autonomia.

Autora: Eliane da Silva Ferreira- UNIVASF

  • Orientadora:Eliana Barros Monteiro – UNIVASF

A Educação do Campo sustenta-se na valorização da vida do campo com o objetivo de construir políticas públicas que garantam o direito de trabalhar e estudar no campo; englobando a história dos sujeitos, suas lutas sociais dentro desse contexto histórico, as raças e etnias, e considera o conhecimento desses sujeitos enquanto pessoas humanas e dotadas de cultura (SCHMIDT; LIMA; SECHIM, 2010).

Oobjetivo deste trabalho é refletir sobre a realidade desses jovens camponeses excluídos do processo formal de educação, e quando inclusos não refletindo a sua realidade de jovem do campo enquanto ser cultural. nosso objetivo é discutir uma forma de educação própria para o jovem do campo, que o valorize enquanto sujeito do campo com suas particularidades étnicas.

Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo. A especificidade desse trabalho está no estudo da literatura escolhida, pois se trata de uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referências os projetos políticos pedagógicos do Projovem Campo Saberes da Terra e das escolas Truká, além da obra “No Reino da Assunção Reina Truká” resultado da organização das professoras Truká; não havendo observações das práticas da educação indígena truká, apenas uma visita a Ilha e a secretaria de educação do município. Resultado da conclusão do curso de especialização em Educação do Campo.

Em pesquisas feitas pelo país, o que se vê em sua maioria é mera reprodução do conhecimento, o ensino formal nas escolas do campo igual ao ensino das escolas urbanas, fora de sua realidade e até de qualidade inferior. Várias escolas do meio rural brasileiro estão vivenciando uma educação fora do contexto de vida de suas comunidades. O povo Truká está bastante avançado quanto a sua educação diferenciada, mas ainda tem muitos desafios a vencer pela frente e que merece um estudo mais aprofundado.

OPIT - Organização das professoras Truká. No Reino da Assunção, Reina Truká. Belo Horizonte: FALE/UFMG: SECAD/MEC, 2007.

Projeto Político pedagógico das Escolas Truká. Ilha da Assunção, 2007.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. 1997.

COHN, Clarice. Educação escolar indígena: para uma discussão de cultura, criança e cidadania ativa. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 485-515, jul./dez. 2005.

SCHMIDT, Armênio Bello; LIMA, Sara de Oliveira Silva; SECHIM, Wanessa Zavarese (Coord.). Projeto político pedagógico: Programa Nacional de Educação de Jovens Integrada com qualificação Social e Profissional para agricultores (as) familiares. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2010.