1 / 110

Ecossistema e Biodiversidade

Ecossistema e Biodiversidade. Profª. Biol. Drª. Luiza Chomenko. 17 de março de 2005. A INTERFACE DOS RECURSOS HIDRICOS COM A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. ÁGUA – um bem comum a todos! SERÁ?. O destino dos mananciais. In: revista Amanhã, 1997.

Download Presentation

Ecossistema e Biodiversidade

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ecossistema e Biodiversidade Profª. Biol. Drª. Luiza Chomenko 17 de março de 2005

  2. A INTERFACE DOS RECURSOS HIDRICOS COM A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

  3. ÁGUA – um bem comum a todos! • SERÁ?

  4. O destino dos mananciais In: revista Amanhã, 1997

  5. Cada ambiente contém elementos que dão as características específicas àquele local.

  6. Com isto se constituem os ecossistemas que são o resultado da interação dos recursos biológicos, físicos e químicos.

  7. O RS é constituído basicamente por três grandes biomas.

  8. Mapa das regiões hidrográficas

  9. Mapa das bacias hidrográficas

  10. Mapa das regiões fitoecológicas

  11. Mapa do relevo

  12. Mapa morfológico

  13. Em função de suas características, o RS abriga uma gama imensa de elementos bióticos, e com isto também propiciando usos variados.

  14. Principais áreas de produção agrícola

  15. Principais áreas de produção agrícola

  16. Principais áreas de pecuária

  17. A grande DIVERSIDADE do RS que se observa em termos de recursos naturais NATIVOS também, possibilita uma diversificação do uso do espaço territorial para outros usos... aproveitando suas inúmeras potencialidades, MAS TAMBÉM INDUZINDO A GRANDES CONFLITOS.

  18. Os impactos decorrentes das ações humanas têm efeitos sobre os recursos naturais, mas as conseqüências não ficam restritas apenas àqueles, mas aos próprios seres que os causaram.

  19. PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO • “ausência de evidência • NÃO SIGNIFICA • evidência de ausência”

  20. Papai, é verdade que nossos ancestrais viviam em árvores?

  21. Mapa das áreas prioritárias para conservação

  22. Os sete elementos da gestão dos assuntos ambientais • As instituições e as leis: • Quem faz e obriga a que se respeitem as normas jurídicas sobre o uso dos recursos naturais? • Quais são estas normas e que penas existem para quem não as cumpra? • Quem resolve estas controvérsias?

  23. Os sete elementos da gestão dos assuntos ambientais 2) Os direitos de participação e representação: • Como pode o público incidir sobre as leis que danifiquem os recursos naturais, ou então impugná-las?

  24. Os sete elementos da gestão dos assuntos ambientais • Como fazer quando quem representa a alguém, utiliza os recursos naturais ou depende deles, quando a decisão sobre estes recursos são uma realidade?

  25. Os sete elementos da gestão dos assuntos ambientais 3) Nível de autoridade: • Em que nível ou âmbito – local, regional, nacional ou internacional – reside a autoridade que controla os recursos?

  26. Os sete elementos da gestão dos assuntos ambientais • 4) Responsabilidade e transparência: • Como e perante quem responde por suas decisões quem controla e maneja os recursos naturais? • A adoção das decisões aberta a eventuais investigações?

  27. Os sete elementos da gestão dos assuntos ambientais • 5) Os direitos de propriedade e manutenção: • Quem é o proprietário de um recurso natural ou tem o direito legal de controlá-lo?

  28. Os sete elementos da gestão dos assuntos ambientais • 6) Os mercados e fluxos financeiros: • Como influem as práticas financeiras, as políticas econômicas e o comportamento do mercado sobre as autoridades que administram os recursos naturais?

  29. Os sete elementos da gestão dos assuntos ambientais • 7) Ciência e risco: • Como se incorporam a ecologia e a sociologia nas decisões sobre o uso dos recursos naturais de forma que se reduzam os riscos para os seres humanos e os ecossistemas, e se identifiquem novas oportunidades?

  30. 3º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE DISCIPLINAS ETNOBOTÂNICAS COM ÊNFASE EM ETNOMEDICINA E ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE Canoas, Rio Grande do SulSet/ 2004

  31. A BIODIVERSIDADE E SUAS INTERFACES COM O DESENVOLVIMENTO DE UMA NAÇÃO

  32. Ao se tratar do uso de biodiversidade (BD) como elemento básico na questão relacionada com saúde humana, imediatamente vem à mente a questão da qualidade de vida, (...)

  33. (...) e neste contexto urge se avaliem todas interfaces existentes, incluindo-se aquilo que se costuma denominar “conhecimento tradicional”, podendo neste caso afirmar que a BD pertence tanto ao domínio do natural como do cultural.

  34. O atual modelo de desenvolvimento, globalizado, apresenta algumas características que levam à necessidade de serem identificadas as ações capazes de causar alterações sobre os meios biótico, abiótico e antrópico. (...)

  35. (...) No que tange as avaliações de efeitos decorrentes de atividades humanas, estas devem contemplar impactos e riscos, positivos e negativos - reais e potenciais -, (...)

  36. (...) devendo ser analisado o contexto de inserção das atividades em relação a distintos aspectos, imediatos e aqueles que poderão ocorrer em distintos lapsos de tempo, com influência espacial local, regional ou global, quer sejam de formas, diretas ou indiretas.

  37. BIODIVERSIDADE BIOLÓGICA significaa variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendodentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendoainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.

  38. MATERIAL GENÉTICO significa todo material de origem vegetal, animal, microbiana ou outra que contenha unidades funcionais de hereditariedade.

  39. RECURSO GENÉTICO significa material genético de valor real ou potencial. • In: MMA, 2000 - Conv. biodiversidade, art. 2º

More Related