100 likes | 187 Views
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES PORTADORES DE TUMORES DE CABEÇA E PESCOÇO: IDENTIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO. Claudia Angélica Mainenti Ferreira Mercês; Maria de Fátima Batalha de Menezes; Solange da Rosa Tavares; Vlamir de Souza Pinto. INTRODUÇÃO. OBJETIVO.
E N D
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES PORTADORES DE TUMORES DE CABEÇA E PESCOÇO: IDENTIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO Claudia Angélica Mainenti Ferreira Mercês; Maria de Fátima Batalha de Menezes; Solange da Rosa Tavares; Vlamir de Souza Pinto
OBJETIVO • Descrever o processo de seleção e validação dos diagnósticos de enfermagem mais freqüentes em pacientes portadores de tumores de cabeça e pescoço.
METODOLOGIA • Estudo descritivo na modalidade de relato de experiência.
RESULTADOS • Foram validados 58 diagnósticos de enfermagem descritos na NANDA, o que não exclui a ocorrência e inserção de outros diagnósticos. Estes diagnósticos foram alocados e distribuídos entre os 12 domínios propostos pela NANDA.
CONCLUSÃO • Diagnósticos de enfermagem são úteis para organizar o conhecimento de enfermagem como profissão com o seu conteúdo próprio, e não alicerçada em outros saberes. • Este processo configura-se como precursor de estudos mais aprofundados para retratar as especificidades da clientela oncológica. • Diagnósticos de enfermagem precisos e pertinentes proporcionam intervenções e resultados de enfermagem adequados e individualizados.
REFERÊNCIAS 1. Lunney MC. Pensamento crítico e diagnósticos de enfermagem. Porto Alegre: Artmed Editora; 2004. 2. Tannure MC. Sistematização da assistência de enfermagem: guia prático. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2008. 3. NANDA International. Diagnósticos de enfermagem da NANDA 2007 2008. Porto Alegre: Artmed Editora; 2008. 4. Horta WA.Processo de enfermagem. São Paulo: EPU; 1979. 5. Carpenito Moyet L J. Compreensão e aplicação do processo de enfermagem. Porto Alegre: Artmed Editora; 2007.
OBRIGADA!!! E-mail: educont.hc1@inca.gov.br