slide1 l.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Apresenta????o PowerPoint Presentation
Download Presentation
Apresenta????o

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 22

Apresenta????o - PowerPoint PPT Presentation


  • 1045 Views
  • Uploaded on

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Apresenta????o' - consa2010


Download Now An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1

O corpo humano

Sistema reprodutor

Iniciar

ndice

Métodos

anticoncepcionais

Índice

Morfologia internamorfologia interna

Morfologia externamorfologia externa

Puberdade femininapuberdade masculina

Ciclo menstrualtestosterona- efeitos

hormônios do ovárioa ejaculação do pênis

Bibliografia

Volte para a tela inicial

morfologia interna feminina
Morfologia interna feminina

índice

É composta pela vagina, órgão tubular musculoso e elástico, que durante a relação sexual, dilata-se e lubrifica-se por líquidos feitos por glândulas localizadas na vulva e na vagina. No interior da vagina, existe o útero, cuja função é de “guardar” o feto durante a gravidez da mulher. Pode variar bastante de peso e de tamanho durante a gravidez. Suas estruturas são: perimétrio, miométrio e endométrio. Internamente também possuem as tubas uterianas, e é o local onde ocorre a fecundação. Os ovários são produtores de óvulos e de hormônios(progesterona e estrógenos).

morfologia externa feminina
Morfologia externa feminina

índice

A região externa feminina é chamada de vulva, que tem a função de proteger a entrada da vagina e da uretra. Suas estruturas são: os lábios maiores, que possuem maior quantidade de pelos pubianos, tecido adiposo, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas; os lábios menores, que são protegidos pelos lábios menores e que circulam a abertura da vagina. Nos lábios menores também está o clitóris, uma das partes mais sensíveis do corpo feminino. É rico em vasos sanguíneos e tecido erétil; e o hímen, que é um anel membranoso que cobre parcialmente ou totalmente a região da vagina. O hímen pode ser rompido nas primeiras relações sexuais.

puberdade feminina

Veja as mudanças da puberdade feminina

Puberdade feminina

índice

  • No corpo feminino, os hormônios sexuais relacionados á puberdade são o estrógeno e o progesterona, que são produzidos pelo ovário.. Normalmente a produção desses hormônios se inicia entre os 8 e os 13 anos.
  • O estrógeno está relacionado com o surgimento de características sexuais femininas.
  • Na puberdade também ocorre a menarca
mudan as da puberdade feminina
Mudanças da puberdade feminina

Voltar

  • Surgimento de pelos nas axilas e na região pubiana
  • Desenvolvimento das mamas
  • Alargamento dos ossos da bacia
  • Acúmulo de gordura nas coxas e nas nádegas
  • Menarca
  • Estirão de altura
o ciclo menstrual
O ciclo menstrual

O ciclo endometrial

índice

  • A descamação e a eliminação do endométrio é chamada de menstruação. A mulher começa a menstruar na puberdade, sendo chamada a primeira menstruação, menarca. Apenas na menopausa a mulher para de menstruar. A duração do ciclo menstrual pode variar de mulher em mulher, sendo uma média de 28 dias
  • O endométrio é uma mucosa que reveste internamente o útero. Trata-se de um tecido ricamente vascularizado, cuja função é de apreender o embrião durante o processo de nidação, isto é, o embrião implanta-se no endométrio dias após a fecundação, estabelecendo-se um processo de gestacional (gravidez). O ciclo menstrual caracteriza-se pela renovação do endométrio.

Veja o gráfico da menstruação

o ciclo endometrial
O ciclo endometrial

Queda da concentração de progesterona no sangue

Descamação do endométrio (menstruação)

Folículos ovarianos

Produz

Hipófise

Produz

FSH

Estimula

Estrógenos

Proliferação do endométrio

Aumento de LH no sangue

Ovulação

o ciclo endometrial p s ovula o
O ciclo endometrial- pós ovulação

Progesterona

LH

Corpo lúteo

Produz

Hipófise

Produz

Estimula

Espessamento do endométrio

Descamação do endométrio (menstruação)

Queda da concentração de progesterona no sangue

os efeitos dos horm nios do ov rio
Os efeitos dos hormônios do ovário

índice

  • Juntamente com o FSH e o LH, os hormônios ovarianos regulam o ciclo menstrual da mulher. Os hormônio ovarianos desenvolvem a genitália feminina e preparam o organismo a enfrentar a gravidez.
  • Também alteram vários caracteres sexuais: alargamento da cintura, aumento do número de pelos pubianos, maior deposição de gordura na região das mamas, coxas e nádegas.
morfologia interna masculina

Índice

Morfologia interna masculina
  • Dentro do sacro escrotal há dois testículos, glândulas que produzem espermatozóides e o hormônio testosterona. Ligado a cada testículo, o epidídimo é a estrutura que armazena os espermatozóides, sendo que é nos epidídimos que os espermatozóides amadurecem e passam a movimentar seus flagelos. Os canais deferentes conduzem os espermatozóides até a uretra caso haja a ejaculação. As vesículas seminais produzem líquidos que nutrem os espermatozóides e uma única próstata secreta líquidos alcalinos que neutralizam a acidez da uretra e da vagina. Durante a ejaculação, o sêmen é eliminado pela uretra
morfologia externa masculina
Morfologia externa masculina

índice

O pênis é o órgão de cópula masculino. Ele se divide em raiz, corpo e glande. Uma prega de pele denominada prepúcio recobre a glande, mas quando o pênis está ereto, o prepúcio se dobra expondo a glande. A glande é a região mais sensível do pênis, repleta de terminações nervosas, que, quando friccionadas, proporcionam prazer sexual ao homem. O escroto ou bolsa escrotal é uma prega da pele abdominal que protege os dois testículos internos, mantendo- os numa temperatura aproximada de 34°C, ideal para a produção de espermatozóides.

O que é o sêmen/esperma?

É um líquido composto por espermatozóides e pelos líquidos produzidos pela próstata e pelas vesículas seminais

puberdade masculina

índice

Veja as mudanças da puberdade masculina

Puberdade masculina
  • No corpo masculino, o principal hormônio responsável pela puberdade é o testosterona, produzido pelos testículos. A produção desse hormônio se inicia entre 11 a 14 anos de idade.
  • A testosterona determina o surgimento das características sexuais masculinas
  • Na puberdade também ocorre a primeira ejaculação e o inicio da produção de espermatozóides. Passam a ocorrer ejaculações espontâneas, ou seja, o pênis se torna rígido involuntariamente.
mudan as da puberdade masculina

Voltar

Mudanças da puberdade masculina
  • Surgimento de pelos nas axilas, na região pubiana, nos pelos e no rosto
  • Aumento do tamanho dos testículos e do pênis
  • Aumento da massa muscular
  • Os ombros se tornam geralmente mais largos
  • A voz engrossa
testosterona e seus efeitos
Testosterona e seus efeitos

índice

O hormônio esteróide sintetizado pelas células intersticiais dos testículos, a testosterona estimula a espermatogênese, ativa a próstata e as vesículas seminais, aumenta a libido e mantém as características sexuais secundárias masculinas (aumento da massa corporal, crescimento de pelos pelo corpo, como a barba, voz mais grave-devido ao aumento da espessura das pregas vocais

Curiosidade: o espermatozóide

É formado por três partes: a cabeça, a parte intermediária e o flagelo. A cabeça carrega o núcleo com o material genético e contém enzimas que auxiliam na entrada do espermatozóide no ovócito. A parte intermediária contém muitas mitocôndrias que fornecem energia para a locomoção do espermatozóide. O flagelo é uma cauda que possibilita ao espermatozóide se movimentar até o óvulo.

a ejacula o do p nis o caminho do espermatoz ide

Veja também a ereção do pênis

índice

A ejaculação do pênis- o caminho do espermatozóide

Os espermatozóides são produzidos nos tubos seminíferos pelo processo de espermatogênese, contudo não estão funcionalmente maduros e ainda não apresentam grande mobilidade

Contrações rítmicas da musculatura lisa presente nos canais deferentes conduzem os espermatozóides dos epidídimos até as proximidades da uretra, durante o processo de ejaculação.

O sêmen é eliminado pela uretra do pênis. Vale ressaltar, que, pela uretra, também pode ser excretada a urina armazenada na bexiga. Contudo, a próstata funciona como uma válvula durante ejaculação, não permitindo que a urina armazenada na bexiga entre em contato com o sêmen

Os espermatozóides recebem duas secreções quando chegam próximo da uretra. As vesículas seminais liberam uma secreção rica em nutrientes. A única próstata libera, por sua vez, uma secreção alcalina composta principalmente por bicarbonatos. Tal secreção é muito importante para neutralizar a acidez da uretra e das secreções vaginais

Dos testículos, os espermatozóides são transferidos para os epidídimos, onde sofrem a maturação, isto é, em aproximadamente duas semanas os espermatozóides adquirem a capacidade de movimentação (batimento dos flagelos)

a ere o do p nis

Voltar

A ereção do pênis

Dentro do pênis existem dois tecidos eréteis, altamente vascularizados: dois corpos cavernosos acima da uretra e um corpo esponjoso envolvendo a uretra. Quando o homem está excitado sexualmente, por ação do sistema nervoso autônomo parassimpático, as artérias que compõem os corpos cavernosos e esponjosos sofrem dilatação, permitindo maior fluxo sanguíneo no interior do pênis, Por outro lado, as veias sofrem contração, o que dificulta a saída de sangue pelo pênis. Dessa forma o pênis fica ereto devido ao maior fluxo sanguíneo dentro do seu interior.

os m todos anticoncepcionais
Os métodos anticoncepcionais

Ver mais

índice

CAMISINHA MASCULINA

É um dispositivo de látex com grande eficácia, principalmente as camisinhas testadas pelo INMETRO. Também pode servir como um método anti DTS, que são as doenças sexualmente transmissíveis

CAMISINHA FEMININA

Trata-se de um saco poliuretano de grande eficácia. Também pode servir como um método anti DTS. Ela é maior e mais larga que o preservativo masculino, com aproximadamente 15cm de comprimento

DIAFRAGMA

Trata-se de um tampão de borracha ou silicone. Deve ser ressaltado que é um método que não previa a DTS. A mulher deve introduzir o diafragma pela vagina de modo a fechar o colo do útero e obstruir a entrada de espermatozóides. Um creme espermicida deve ser aplicado no diafragma antes do uso. O diafragma deve ficar no local no mínimo 6 horas e no máximo de 24 horas após a última ejaculação. Deve ser higienizado e pode ser reutilizado.

os m todos anticoncepcionais20

Seguir

Os métodos anticoncepcionais

Voltar

DIU

De grande eficiência, trata-se de um dispositivo introduzido no interior do útero, sobre intervenção médica. O DIU não previne a DTS. Em alguns casos, pode ficar alojado no útero durante anos

Métodos hormonais

Tem como grande objetivo evitar a ovulação. São hormônios ovarianos sintéticos, que, aplicados no organismo feminina, inibe a hipófise. Esta diminui a produção de LH e FSH

PÍLULAS ANTICONCEPCIONAIS

Há vários tipos: pílula de progesterona, de estrógenos ou com dois hormônios combinados. É composta por uma cartela de comprimidos, sendo que a mulher deve ingerir um deles por dia. Esses comprimidos podem causar efeitos colaterais

ADESIVOS

Trata-se de um dispositivo que se adere á pele, liberando doses regulares de progesterona. Deve ser trocado semanalmente

OBS: existe a pílula do dia seguinte, que é usada em caso de uma relação sexual sem proteção. Deve ser ingerida até 72 horas depois da relação sexual

m todos anticoncepcionais
Métodos anticoncepcionais

Voltar

ESTERILIZAÇÃO-HOMENS

Trata-se de um procedimento cirúrgico simples de corte dos canais deferentes , assim, os espermatozóides não conseguem ser eliminados durante a ejaculação. Em alguns casos a vasectomia pode ser revertida

ESTERILIZAÇÃO-MULHERES

Trata-se do corte ou ligamento das tubas uterinas, por meio de procedimentos cirúrgicos. Desta forma, os espermatozóides não conseguem alcançar o óvulo

Adesivo anticoncepcional

Pílula do dia seguinte

bibliografia

índice

Bibliografia
  • Http://masculinoefeminino.blogspot.com/
  • http://forum.clickjogos.uol.com.br/showthread.php?t=11161
  • http://browse.deviantart.com/?q=girl&order=9&offset=24#/d1lrpew
  • http://www.imagensporfavor.com/tag/1/menino+lindo+thi+amu.htm
  • http://www.planetabio.com/reproducao.html
  • http://3alidador.blogspot.com/2009/02/sistema-reprodutor.html
  • http://www.esec-tondela.rcts.pt/sexualidade/sistemareprodutorfeminino.htm
  • http://ciencias-blog-show.blogspot.com/2010/04/o-sistema-genital-imagens.html
  • http://1.bp.blogspot.com/_zLFqyyah49U/S47nG1oZrKI/AAAAAAAAAEo/8sHhxfj-YsI/s1600-h/Puberdade1.gif
  • http://4.bp.blogspot.com/_zLFqyyah49U/S47m3vV1SyI/AAAAAAAAAEg/iTD7QtiImQQ/s1600-h/Puberdade.jpg
  • http://3.bp.blogspot.com/_k_E8KasKRrw/TI-fnlHHWGI/AAAAAAAAAas/XzTSVAkvF8Q/s1600/clip_image003.jpg
  • http://www.suppidesigns.com.br/moda/geral/1214/attachment/absorvente-interno/
  • http://3.bp.blogspot.com/_Hm_f0p00Nwc/S8LWW5n_wRI/AAAAAAAAAFY/HYLWO41mPUQ/s1600/cmasculinos.jpg
  • http://lukinha007.spaces.live.com/blog/cns!491FEBA222C5F301!6409.entry?sa=844071347
  • http://3.bp.blogspot.com/_GmGY9PlwGmI/R_zIcqFipuI/AAAAAAAACKQ/nJOnwumNoOA/s1600-h/adolescente-menina-ficar-ao-lado-locker-soprando-~-200160568-001.jpg
  • http://karina15fabio14marta.blogspot.com/2009/11/transmissao-da-vida.html
  • http://1.bp.blogspot.com/_0wwQLYO17SM/S15UtAaAmbI/AAAAAAAAAGY/BthpPHywaDI/s1600-h/Sistema%2520reprodutor%2520masculino.jpg
  • http://www.infoescola.com/biologia/aparelho-reprodutor-masculino/
  • http://3.bp.blogspot.com/_Tx3myXvpzG4/SbWwZsKxz3I/AAAAAAAAAm4/OmvSCuiAPSk/s1600-h/tanquinho.jpg
  • http://pt.dreamstime.com/stock-photography-beard-and-facial-hair-styles-in-vector-silhouette-image8821082
  • Livro de Ciências- Para Viver juntos 8
  • http://www.phallosan.pt/aumento-peniano/modo-de-usar/nodulos-endurecidos-no-penis.html
  • http://biohelp.blogs.sapo.pt/
  • http://sites.google.com/site/cid2009epidemo/Home/transmissao/prevencao-1/como-colocar-a-camisinha-masculina/como-colocar-a-camisinha-feminina
  • http://papodadolescente.blogspot.com/
  • http://www.acessa.com/mulher/arquivo/sexualidade/2005/07/19-sexualidade/
  • http://4.bp.blogspot.com/_KVNTkt-CBuw/SnhqOsG76cI/AAAAAAAACl0/zC5TN3R0Ngk/s1600-h/DIU_5.gif
  • http://duvidasecertezas2.pbworks.com/M%C3%A9todos+Anticoncepcionais
  • http://4.bp.blogspot.com/_xybesRLRP2k/S_ZZPghNtmI/AAAAAAAAADY/PTBc5PuwjBQ/s1600/pilulaabortiva.jpg
  • http://www.itu.com.br/conteudo/detalhe.asp?cod_conteudo=14786&adm=1