1 / 33

CAPITULO - VII

CAPITULO - VII. COMBATE À INCÊNDIO. CONHECENDO O FOGO. FOGO – é o resultado de uma reação química causada por três elementos: - Combustível, comburente (oxigênio) e calor. - Se retirarmos qualquer um destes elementos conseguiremos eliminar o fogo. CONHECENDO O FOGO.

Download Presentation

CAPITULO - VII

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CAPITULO - VII COMBATE À INCÊNDIO

  2. CONHECENDO O FOGO FOGO – é o resultado de uma reação química causada por três elementos: - Combustível, comburente (oxigênio) e calor. - Se retirarmos qualquer um destes elementos conseguiremos eliminar o fogo.

  3. CONHECENDO O FOGO • Comburente: é o elemento que possibilita a manutenção do fogo. É um gás não inflamável, mas essencial para que o fogo se mantenha. Ex.: oxigênio, hélio, etc. • Combustível: é o elemento que serve de alimento do fogo. Tudo que queima é chamado de combustível. • Calor: é o elemento que inicia , mantém e propaga o fogo, surge do atrito de dois materiais.

  4. Classes de INCÊNDIO Classe "A" Materiais sólidos que queimam em superfície e em profundidade, deixando resíduos. Ex.: Madeira, papel, tecido, ...

  5. Classes de FOGO Classe "B" Queimam na superfície e não deixam resíduos. Ocorre na queima dos líquidos inflamáveis. Ex.: Álcool, gasolina, querosene, ...

  6. Classes de INCÊNDIO Classe "C" Classe de incêndio em Equipamentos elétricos e eletrônicos energizados. Ex.: Computadores, TV, motores, ...

  7. Classes de INCÊNDIO Classe "D" Classe de incêndio, que tem como combustível os metais pirofóricos. Ex.: Pó de zinco, Sódio, magnésio, selênio, lítio ...

  8. MÉTODOS DE COMBATE - Ao jogarmos água em um incêndio, estamos resfriando, retirando o componente calor. - Ao abafarmos, retirarmos o componente oxigênio. - Ao separarmos o combustível, estamos isolando, como o caso de se abrir uma trilha (acero) no mato para que o fogo não passe.

  9. AGENTE EXTINTOR ÁGUA PRESSURIZADA Age inicialmente por resfriamento. Sua ação por abafamento ocorre devido à sua capacidade de transformação em vapor. Específico para CLASSE “A”

  10. AGENTE EXTINTOR DIÓXIDO DE CARBONO Age por abafamento e por resfriamento, em ação secundária. É um gás sem cheiro sem cor e não conduz eletricidade. Recomendado para CLASSES “B” e “C”.

  11. AGENTE EXTINTOR PÓ QUÍMICO SECO Quebra a reação em cadeia, interrompe o processo de combustão por abafamento. Também denominado extintor de PQS. O PQS é asfixiante e por isso deve ser evitado o seu uso em ambientes pequenos. Recomendado para CLASSES “B” e “C”.

  12. AGENTE EXTINTOR PÓ QUÍMICO Quebra a reação em cadeia, interrompe o processo de combustão. Há varias composições de pó divididas em tipo BC(líquidos inflamáveis e energia elétrica); e D metais combustíveis

  13. AGENTE EXTINTOR Age quebrando a reação em cadeia, conhecido como extintor ABC,multiplo uso, polivalente, para fogos em sólidos, liquidos inflamaveis e eletricidade FOSFATO MONOAMÔNICO Recomendados para as CLASSES “A”, “B”, “C”.

  14. Use o extintor na posição vertical; • Puxe a trava rompendo o lacre. • Segure firme no manipulo; • Aperte o gatilho da válvula. • Dirija o jato para a base do fogo; • Movimente o jato de um lado para o outro. MODO DE USAR

  15. LOCALIZAÇÃO E SINALIZAÇÃO • Os extintores deverão ser instalados em locais de fácil acesso e visualização; • Os locais destinados aos extintores devem ser sinalizados por placas de identificação contendo o agente extintor e a classe de incêndio que o mesmo pode ser utilizado • Embaixo do extintor, no piso, deverá ser pintada uma área de 1m x 1m, não podendo ser obstruída de forma alguma; • Sua parte superior não poderá estar a mais de 1,60 m acima do piso; • Extintores não poderão estar instalados em paredes de escadas e não poderão ser encobertos por pilhas de materiais.

  16. HIDRANTES Registro Hidrante Componentes de um Abrigo Abrigo (caixa) Hidrante

  17. ALARME INÊNDIO Sirene Audio-visual Botoeira de acionamento da Sirene Botoeira de acionamento da Bomba Hidráulica dos Hidrantes 04

  18.                      Até pouco tempo atrás, havia a figura do triângulo de fogo, que agora foi substituída pelo TETRAEDRO DO FOGO, pela inclusão da reação em cadeia.                      EEliminando-se um desses 4 elementos, terminará a combustão e, consequentemente, o foco de incêndio. Pode-se afastar ou eliminar a substância que está sendo queimada, embora isto nem sempre seja possível. Pode-se eliminar ou afastar o comburente (oxigênio), por abafamento ou pela sua substituição por outro gás não comburente. Pode-se eliminar o calor, provocando o resfriamento, no ponto em que ocorre a queima ou combustão. Ou pode-se interromper a reação em cadeia. Combustível + Comburente = Luz + Calor + Fumaça, Cinzas, Gases, etc.

  19. Incêndio é uma reacção química, fortemente exotérmica, que se desenvolve de forma desordenada e incontrolável. Fogo é uma reacção química fortemente exotérmica, controlada pelo homem. O fogo é a combustão sob controle, enquanto incêndio é toda e qualquer destruição ocasionada pelo fogo, que se processar fora do desejo e controle humano, com prejuízos consideráveis e não previstos.

More Related