1 / 27

Bioenergética

Bioenergética. estuda a transferência,conversão e utilização da energia em sistemas biológicos exemplos: conversão de moléculas dos nutrientes em outras moléculas Obter energia química por degradação de nutrientes formar/degradar biomoléculas necessarias para funções celulares.

cleantha
Download Presentation

Bioenergética

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Bioenergética • estuda a transferência,conversão e utilização da energia em sistemas biológicos • exemplos: conversão de moléculas dos nutrientes em outras moléculas • Obter energia química por degradação de nutrientes • formar/degradar biomoléculas necessarias para funções celulares

  2. Organismos se dividem em grupos de acordo com a forma que obtem carbono Autotróficos: sua fonte de carbono é o CO2 atmosférico (usam esse carbono para a síntese de biomoléculas) ou outras moléculas simples (como bactérias que obtem energia por NH3, H2S,...) Heterotróficos: sua fonte de carbono é no ambiente, através de moléculas orgânicas relativamente complexas (ex:glicose)

  3. Metabolismo Reações degradativasliberadoras de energia Reações de biossíntese que requerem energia Conjunto de reações química que ocorrem dentro de uma célula/ou organismo (vias metabólicas) Catabolismo X Anabolismo

  4. Catabolismo Ocorre a degradação de moléculas nutrientes orgânicas (carboidratos,gorduras e proteínas) em moléculas mais simples (ácido láctico,CO2, NH3) Energia é liberada e conservada na forma de ATP e de transportadores de elétrons reduzidos (NADH,NADPH e FADH2).A energia restante é liberada na forma de calor.

  5. Visão geral do carabolismo

  6. Anabolismo É a bossíntese, moléculas precursoras mais simples são ligadas para formar moléculas maiores e complexas (lipídeos,proteínas,ácidos nucléicos, polissacarídeos..) Tais reações precisam de energia para ocorrerem, geralmente essa energia está na forma de ATP (potencial de transferencia de grupo fosforil) e NADH,NADPH e FADH2 ( potencial de poder redutor)

  7. NAD,FAD,ATP FAD

  8. Anabolismo e Catabolismo

  9. Energia Livre de Gibbs Energia livre de Gibbs: expressa a quantidade de energia capaz de realizar trabalho durante uma reação a uma temperatura e pressão constantes. Células precisam de fontes de energia livre, Porque? 1) Células são sistemas isotérmicos (precisam de temperatura e pressao constante para funciona) 2) calor nao é uma boa energia, pois só realiza trabalho quando passa para uma temperatura mais baixa 3)a energia livre de Gibbs permite predizer o sentido das reações químicas,e sua exata posição de equilibrio

  10. Entropia Sempre que uma reação química resulta no aumento do número de moléculas, ou quando uma substancia sólida é convertida em líquida/ou gasosa ,cujas moléculas apresentam maior liberdade de movimentação, a desordem molecular/entropia AUMENTA!

  11. Constante de Equilíbrio A CONSTANTE DE EQUILÍBRIO DE UMA REAÇÃO REFLETE A TENDÊNCIA TERMODINAMICA DESTA REAÇÃO OCORRER:

  12. Reações Bioquímicas de transferencia de fosfato (Pi) Hexoquinase • As reações Bioquímicas são acopladas e aditivas: Pi= fosfato = OBS: na reação 2 houve uma retirada de grupo fosfato (Pi) do ATP, formando um ADP Reação 1) Glicose +Pi Glicose-6-fosfato G’0= 13,8 kJ/mol Reação 2) ATP +H2O ADP +Pi G’0= -30.5 kJ/mol Somatória das Reações 1 e 2: ATP +Glicose Glicose-6-fosfato + ADP G’0= -16,7 kJ/mol

  13. Outros exemplos de reações: OBS: reações com G negativos!

  14. Elevado Potencial de Transferencia de grupos fosfato do ATP • Motivos desse elevado potencial: 1) Repulsões eletrostáticas mútuas: em PH fisiológico, o ATP tem 4 cargas negativas (o ADP tem 3) que se repelem vigorosamente.Por hidrólise, o ATP produz ADP e Pi que é mais estável pela redução da repulsão eletrostática em relação ao ATP. • hidrólise se torna menos exergônica devido a ação do íon Mg²+ que neutraliza parcialmente as cargas negativas do ATP 2) Estabilização por ressonância:osprodutos de hidrólise do ATP (ADP ou AMP) são mais estáveis que o ATP devido a sua capacidade de rapidamente oscilar entre diferentes estruturas. (ADP tem maior estabilidade de ressonancia da ligação fosfoanidro que o ATP) 3) Desprotonação e solvatação dos produtos

  15. Exemplo: 1) Hidrólise com diminuição da repulsão de cargas 2) Estabilização por ressonancia 3) ionização - ocorre a liberação de um próton obs: ocorrencia de um maior grau de solvatação (hidratação) dos produtos Pi e ADP em relação ao ATP; o que proporciona uma estabilização adicional dos produtos em relação aos reagentes

  16. Mg²+ e o ATP No citosol, o Mg²+ liga se ao ATP e ADP, que formam um complexo.

  17. Outros compostos de alta energia As células possuem compostos com energia livre de hidrólise elevada e negativa, como : Fosfoenolpiruvato, 1,3-difosfoglicerato e fosfocreatina. São compostos de alta energia como o ATP, possuem um alto potencial de transferencia de grupos fosforil, ou seja, eles são bons doadores de grupos fosforil.  Os tioésteres também apresentam alta energia livre de hidrólise.

  18. Fosfocreatina como composto de alta energia

  19. Outro exemplo:

  20. Alta energia livre de hidrólise do éster da coenzima A

  21. Reações de oxidação Biológica Desidrogenações: um ou dois átomos de hidrogenio (elétron + próton) são transferidos de um substrato para um receptor de hidrogenio. Reações de oxido-redução nas células envolvem transportadores de elétrons especializados!  NAD+ e NADP+ recebem dois elétrons e um próton.  Os nucleotídeos de Flavina,FAD e FMN atuam como grupos prostéticos fortemente ligados das flavoproteínas; eles podem receber um ou dois elétrons.

More Related