slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
INTRODUÇÃO PowerPoint Presentation
Download Presentation
INTRODUÇÃO

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 1

INTRODUÇÃO - PowerPoint PPT Presentation


  • 110 Views
  • Uploaded on

Gizelle Macedo (Bolsista PIBID/CAPES) Jamilly Moarais (Bolsista PIBID/CAPES) Moane Paim (Bolsista PIBID/CAPES) Orientadora – Profª. Drª. Fernanda Coelho. PRÁTICA PEDAGÓGICA E ÉTICA NO FUNCIONAMENTO DA PALAVRA EM SALA DE AULA: PROFESSOR E ALUNOS E(M) SUAS RELAÇÕES SOCIOEDUCATIVAS.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'INTRODUÇÃO' - cerise


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1

Gizelle Macedo (Bolsista PIBID/CAPES)

Jamilly Moarais (Bolsista PIBID/CAPES)

Moane Paim (Bolsista PIBID/CAPES)

Orientadora – Profª. Drª. Fernanda Coelho

PRÁTICA PEDAGÓGICA E ÉTICA NO FUNCIONAMENTO DA PALAVRA EM SALA DE AULA: PROFESSOR E ALUNOS E(M) SUAS RELAÇÕES SOCIOEDUCATIVAS

INTRODUÇÃO

. Neste pôster, abordamos a ética no contexto escolar a partir da análise de episódios transcritos de aulas do ensino fundamental. Os dados apresentados vinculam-se a uma pesquisa em andamento no Núcleo de Linguagens PIBID Letras que entende a sala de aula como campo de pesquisa, lugar de convivência intersubjetiva e espaço para (re)construção de conhecimentos, saberes e fazeres com a linguagem, tendo em vista as tarefas sociais de ensinar e aprender.

OBJETIVO

. Nosso objetivo consiste em entender como a ética entrepõe as relações socioeducativas materializadas no dia a dia interacional da sala de aula observando a troca da palavra entre professor e alunos.

PROCEDIMENTOS

. Para a produção do quadro-teórico, discutimos as noções de ética e moral em interface com a de dialogia das interações em sala de aula (COELHO; SOUZA, 2012a).

Partiremos da análise e entendimento para a maneira como as professoras organizaram suas falas para dirigir a atividade didática e de que forma esses dizeres interferemm na tomada/mostra de posição (construção argumentativa) de seus alunos.

METODOLOGIA

. As discussões desenvolvidas têm em vista o eixo temático Currículo e prática pedagógica em espaços formais de educação, porque focalizamos aspectos da prática pedagógica revelados na estrutura da interação, como o funcionamento da palavra em sala de aula, operações linguístico-discursivas delimitadas por Coelho (2011) como agenciamento da palavra

CONCLUSÕES

As análises desenvolvidas revelam que é possível investigar a ética no âmbito escolar a partir dos comportamentos dos sujeitos em sala de aula, em função do que dizem ou deixam de dizer uns aos outros e como o fazem. Assim, empreendemos uma análise discursiva para o reconhecimento dos sujeitos como seres de linguagem atuantes no espaço discursivo da sala de aula.

Referências

COELHO, Fernanda de Castro Batista; SOUZA, Ester Maria Figueiredo. Aula de português: palavras e contra-palavras (2012a). In: Anais II SIELP - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM LÍNGUA PORTUGUESA, maio 2012, Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/pt/arquivos/sielp2012/905.pdf

Acesso em 22 out.2012.