Elementos da comunicação e Funções da linguagem - PowerPoint PPT Presentation

elementos da comunica o e fun es da linguagem n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Elementos da comunicação e Funções da linguagem PowerPoint Presentation
Download Presentation
Elementos da comunicação e Funções da linguagem

play fullscreen
1 / 7
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
566 Views
Download Presentation
Download Presentation

Elementos da comunicação e Funções da linguagem

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Elementos da comunicaçãoeFunções da linguagem

  2. Etapas da comunicação Comunicação  acontece falamos redigimos textos em quase todos os momentos É o que diz Bordenave quando se refere à comunicação “A comunicação confunde-se com a própria vida. Temos tantaconsciência de que comunicamos como de que respiramos ouandamos. Somente percebemos a sua essencial importânciaquando, por acidente ou uma doença, perdemos a capacidadede nos comunicar.”

  3. Elementos são: • emissor: envia a mensagem  única pessoa/grupo de pessoas; • mensagem: é o conteúdo transmitido; • receptor: recebe a mensagem  única pessoa/grupo de pessoas  destinatário. • canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida; • código: é o conjunto de signos/regras de combinação utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor irá decodificar. • contexto: objeto ou a situação a que a mensagem se refere.

  4. Funções da linguagem • Partindo desses seis elementos, Roman Jakobson, linguista russo, elaborou estudos acerca das funções da linguagem, os quais são muito úteis para a análise e produção de textos. • As seis funções são:

  5. Função referencial: referente é o objeto/situação de que a mensagem trata. Privilegia o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Predomina nos textos de caráter científico e nos textos jornalísticos; • Função emotiva: o emissor coloca no texto as marcas de sua atitude pessoal: emoções, avaliações, opiniões. O leitor sente no texto a presença do emissor; • Função conativa: procura organizar o texto de forma que se imponha sobre o receptor, persuadindo-o, seduzindo-o. Nas mensagens em que predomina essa função, busca-se envolver o leitor com o conteúdo transmitido, levando-o a adotar este ou aquele comportamento;

  6. Função fática: a palavra fático significa “ruído, rumor”. Utilizada para designar certas formas usadas para chamar a atenção (ruídos como psiu, ahn, ei). Ocorre quando a mensagem se orienta sobre o canal de comunicação ou contato, buscando verificar e fortalecer sua eficiência; • Função metalinguística: quando a linguagem se volta sobre si mesma, transformando-se em seu próprio referente, ocorre a função metalinguística; • Função poética: quando a mensagem é elaborada de forma inovadora e imprevista, utilizando combinações sonoras ou rítmicas, jogos de imagem ou de ideias, temos a manifestação da função poética da linguagem. Essa função é capaz de despertar no leitor prazer estético e surpresa. É explorado na poesia e em textos publicitários.

  7. Referência bibliográfica • CABRAL, Mariana. As funções da linguagem. Disponível em: http://www.brasilescola.com/redacao/as-funcoes-linguagem.htm. Acesso em:24.03.2013.