slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Introdução e Objetivo PowerPoint Presentation
Download Presentation
Introdução e Objetivo

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 1

Introdução e Objetivo - PowerPoint PPT Presentation


  • 71 Views
  • Uploaded on

IMPACTO DA DOENÇA PERIODONTAL NA QUALIDADE DE VIDA DE USUÁRIOS DE DROGAS ILÍCITAS Priscila Raquel Schiroky - Bolsista CNPq Ana Carolina F. Couto, Denise Spinardi , Milena B. Albini , Marilia C. Martins, Maria Ângela N. Machado. Introdução e Objetivo

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Introdução e Objetivo' - brent-vinson


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
slide1

IMPACTO DA DOENÇA PERIODONTAL NA QUALIDADE DE VIDA DE USUÁRIOS DE DROGAS ILÍCITASPriscila Raquel Schiroky - Bolsista CNPqAna Carolina F. Couto, Denise Spinardi, Milena B. Albini, Marilia C. Martins, Maria Ângela N. Machado

Introdução e Objetivo

O OHIP-14¹ (Oral HealthImpactProfile) é um questionário que avalia o impacto da saúde bucal na qualidade de vida. A doença periodontalé um processo infeccioso causado pelo bifilme e que acomete os tecidos vizinhos ao dente. O objetivo deste estudo foi avaliar a condição periodontal e investigar o impacto da doença periodontal na qualidade de vida de jovens e adultos usuários de drogas ilícitas.

Resultados

A média de idade foi de 32 anos; 39,8% relataramensino fundamental incompleto e 60,2% daamostra era de solteiros. A quantidade média de crack consumido foi de 20g/semana, e o tempo médio de consumo de 7 anos; para o tabaco foi de 142 cigarros/semana por 16 anos; e para a maconha foi de 43g/semana durante 13 anos. A média da PS foi de 3,64 e do NIC 3,80. O SS foi observado em 96,4% da amostra e 51,8% relataram escovar os dentes 3 vezes ao dia.

Tabela 1 - Impacto da doença periodontal na qualidade de vida dos usuários de drogas ílicitas(* Teste do Qui-Quadrado (p<0,05).

Método

83 indivíduos do sexo masculino responderam a um questionário com dados pessoais e o OHIP-14. Foram avaliados a profundidade de sondagem (PS), nível de inserção clínica (NIC) e sangramento a sondagem (SS). A presença ou ausência de doença periodontal foi associada com o impacto na qualidade de vida em relação a cada um dos sete domínios (limitação funcional, dor física, desconforto psicológico, incapacidade física, incapacidade psicológica, incapacidade social e desvantagem social) do OHIP-14.

Tabela2- Profundidade de sondagem (PS) e Nível de inserção clínico (NIC) de acordo com os dentes avaliados.

Conclusões

A doença periodontal (periodontite) teve impacto na qualidade de vida dos dependentes químicos nos aspectos relacionados à limitação funcional e dor física, mesmo considerando as limitações do estudo.

Referências

1. SLADE, G. D. Derivation and validation of a short-form oral health impact profile. Commun Dent Oral Epidemiol, v. 25, p. 284-90, 1997.