1 / 18

FLUXOGRAMA Representação gráfica da seqüência de atividades de um processo.

FLUXOGRAMA Representação gráfica da seqüência de atividades de um processo.

Download Presentation

FLUXOGRAMA Representação gráfica da seqüência de atividades de um processo.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FLUXOGRAMA Representação gráfica da seqüência de atividades de um processo. Além da seqüência das atividades, o fluxograma mostra o que é realizado em cada etapa, os materiais ou serviços que entram e saem do processo, as decisões que devem ser tomadas e as pessoas envolvidas (cadeia cliente/fornecedor). O fluxograma torna mais fácil a análise de um processo à identificação: • das entradas e de seus fornecedores; • das saídas e de seus clientes; • de pontos críticos do processo.

  2. Símbolos O fluxograma utiliza um conjunto de símbolos para representar as etapas do processo, as pessoas ou os setores envolvidos, a seqüência das operações e a circulação dos dados e dos documentos. Os símbolos mais comumente utilizados são os seguintes: Operação: Indica uma etapa do processo. A etapa e quem a executa são registrados no interior do retângulo. Decisão: Indica o ponto em que a decisão deve ser tomada. A questão é escrita dentro do losango, duas setas, saindo do losango mostram a direção do processo em função da resposta (geralmente as respostas são SIM e NÃO).

  3. Sentido do fluxo: Indica o sentido e a seqüência das etapas do processo. Limites: Indica o início e o fim do processo Use para *Entender um processo e identificar oportunidades de melhoria (situação atual). *Desenhar um novo processo, já incorporando as melhorias (situação desejada). *Facilitara comunicação entre as pessoas envolvidas no mesmo processo. *Disseminar informações sobre o processo.

  4. Como usar *Defina o processo a ser desenhado. Escolha um processo que crie o produto ou o serviço mais importante, do ponto de vista do cliente. *Elabore um macrofluxo do processo, identificando os seus grandes blocos de atividades. *Monte, para a elaboração do fluxograma, um grupo, composto pelas pessoas envolvidas nas atividades do processo. *Detalhe as etapas do processo e descreva as atividades e os produtos ou os serviços que compõem cada uma delas. *Identifique os responsáveis pela realização de cada atividade identificada. *Cheque se o fluxograma desenhado corresponde à forma como o processo é executado e faça correções, se necessário.

  5. inicio Processo: Atendimento ao Cliente – Restaurante. CLIENTE Entra no restaurante e peCLIENTE Entra no restaurante e pede uma mesa CLIENTE Entra no restaurante e pede uma mesa Mesa disponivel dddmdis NÃO RECEPCIONISTA Entrega senha e encaminha cliente ao bar CLIENTE Aguarda Mesa SIM Recepcionista encaminha cliente a mesa RECEPCIONISTA Mesa é disponibilizada CLIENTE Analisa o cardápio e faz o pedido MAITRE Registra e encaminha o pedido

  6. DEPARTAMENTALIZAÇÃO: É O agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.

  7. Não há departamentalização ideal, todos os tipos apresentam vantagens e desvantagens. É necessário no processo de departamentalização que é na verdade o processo de agrupar as atividades em divisões organizacionais buscar maneiras onde a eficiência e a eficácia sejam otimizadas. Outro fator a considerar é o Humano não podendo esquecê-lo, pois será fundamental para o sucesso da organização, portando é importante à contratação de pessoas adequadas a homogeneidade da estrutura para uma maior sintonia em escala. Sempre falo nesse fator humano ele é importante em quase todos os aspectos que constituem a organização. Segundo Fayol, “as estruturas organizacional caracteriza-se por uma cadeia de comando, ou seja, por uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e especifica quem se subordina a quem”

  8. Modelos de Estrutura Organizacional 1 - Estrutura Funcional A lógica de agrupamento de recursos é baseada em seu propósito funcional como marketing, finanças, produção, etc. Modelos de Estrutura Organizacional *Clique nas imagens para uma melhor visualização1 - Estrutura Funcional A lógica de agrupamento de recursos é baseada em seu propósito funcional como marketing, finanças, produção, etc.

  9. 2 – Divisional Proporciona maior velocidade de resposta, a lógica de agrupamento de recursos é baseada na divisão por unidades de negócio. Proporciona maior autonomia para cada unidade permitindo assim maior agilidade e menos burocracia.

  10. 3 – Matricial É uma alternativa híbrida que envolve estruturação funcional pura e a estruturação divisional. Cada agrupamento de recursos tem duas linhas de subordinação: Uma com o superior funcional (staff corporativo); E outra com o superior divisional que gerencia a unidade de negócios.

  11. 4 - Organização por projetos

  12. Caráter temporário. Quanto maior o número de projetos maior será o tamanho da organização. • Sua departamentalização interna é funcional. • Objetivos e prazos bem definidos. • Aplicável a construtoras, empresas de consultoria, empresas que atuam por projetos.

  13. 5 - Estrutura Celular Todos estão no mesmo nível hierárquico, aliás hierarquia neste modelo não é uma palavra muito utilizada. Utilizada em equipes de alta performance e alto valor agregado, onde torna-se desnecessário possuir uma supervisão rígida sobre cada funcionário.

  14. PROJETO DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO É composto por vários elementos separados , embora relacionados, que, quando tomadas em conjunto, definem o trabalho das pessoas na produção a) que tarefas? b)em que seqüência? c)que habilidades? d)Quanta autonomia? e)Que condições ambientais? f)Que alocar? g)Como fazer as interfaces com as instalações? h)Quem mais?

  15. OBJETIVOS DO PROJETO DE TRABALHO • Qualidade • Rapidez • Confiabilidade • Flexibilidade • Custo • Saúde e Segurança • Qualidade de vida no trabalho

  16. Qualidade Habilidade de pessoal em produzir produtos e serviços de alta qualidade pode ser afetada pelo projeto do trabalho. Rapidez Algumas vezes a velocidade de resposta é o objetivo dominante a ser atingido no projeto do trabalho. Confiabilidade A confiabilidade do fornecimento de bens e serviços é usualmente influenciada pelo projeto do trabalho. Flexibilidade O projeto de trabalho pode afetar a habilidade da produção para modificar a natureza de suas atividades. A flexibilidade de novos produtos ou serviços, a flexibilidade de mix, de volume e a flexibilidade de entrega são todas dependentes em alguma extensão do projeto do trabalho

  17. Custo Todos os elementos do projeto do trabalho descritos , terão um efeito sobre a produtividade e , portanto, sobre o custo do trabalho. Saúde e segurança O que quer que seja o projeto do trabalho alcance, não pode por em perigo o bem estar das pessoas que fazem o trabalho, de outras na operação, dos consumidores , que podem estar presentes na operação, ou daqueles que usam algum produto feito pela operação. Qualidade de vida no trabalho O projeto de qualquer trabalho deve levar em conta seus efeitos sobre a segurança, o interesse intrínseco, a variedade, as oportunidades para desenvolvimento , o nível de estresse e o comportamento das pessoas que desempenham, o trabalho

  18. DIVISÃO DO TRABALHO • A DIVISÃO DO TRABALHO torna-se uma questão no projeto do trabalho logo que a operação atinja mais de uma pessoa. Vantagens: • Proporciona aprendizagem rápida • Automação mais fácil • Trabalho não produtivo reduzido Desvantagens: • Monotonia • Dano fisico • Baixa flexibilidade

More Related