1 / 8

Teoria cinético- corpuscular da matéria

Teoria cinético- corpuscular da matéria. Como se explica a difusão da tinta de escrever na água ?.

brant
Download Presentation

Teoria cinético- corpuscular da matéria

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Teoria cinético- corpuscular da matéria

  2. Como se explica a difusão da tinta de escrever na água? • Resposta a esta pergunta é dada pela teoria cinético - corpuscular da matéria. Segundo ela, a matéria é descontínua, isto é, é constituída por partículas muito pequenas (corpúsculos) que estão em constante movimento. Entre esses corpúsculos existem espaços vazios. • Os corpúsculos da tinta de escrever, inicialmente próximos uns dos outros, espalham-se entre os corpúsculos da água até formarem uma mistura homogénea. Isto compreende-se se pensarmos que a água também é constituída por pequeníssimos corpúsculos em movimento e que entre eles existem espaços vazios. • Ao movimento das partículas de uma substância por entre partículas de outras substâncias chama-se difusão. • Assim sendo, a matéria é formada por corpúsculos separados uns dos outros e em constante movimento. O que define cada um dos estados físicos é o estado de agregação das partículas e a mobilidade das mesmas; se alterarmos o estado de agregação das partículas, estaremos a alterar o estado físico da substância.

  3. Estados Físicos das Substâncias • Estado sólido – é caracterizado pela falta de mobilidade das partículas, pela organização e pela proximidade das mesmas. A forma do sólido não depende do recipiente em que se encontra colocado e não é compressível. • Estado líquido – é caracterizado por uma maior mobilidade das suas partículas do que no estado sólido; estas também se encontram mais afastadas umas das outras do que no estado sólido, o que confere ao líquido uma forma que depende do recipiente onde é colocado, embora mantenha o seu volume constante.

  4. Estado Gasoso – é caracterizado pela desorganização das partículas, cujo grau de liberdade é muito grande, bem como a distância entre elas, ocupando todo o recipiente em que são colocados. Os gases são mais compreensíveis do que os sólidos e os líquidos.

  5. De que depende a pressão de um gás ? • A pressão que o gás exerce sobre as paredes do recipiente é devida aos inúmeros choques das moléculas contra essas paredes. É um bombardeamento contínuo, gerando uma força que se distribui uniformemente sobre a superfície interna do recipiente. • Para o mesmo volume, aumentando o número de corpúsculos, aumenta o número de colisões e, consequentemente, aumenta a pressão.

  6. Para um dado número de partículas, quanto maior for o volume disponível menos serão os choques das partículas com as paredes do recipiente e, consequentemente, menor será a pressão exercida pelo gás.

  7. Um aumento da temperatura também provoca um aumento da velocidade das partículas. Logo uma maior temperatura, um maior número de colisões consequentemente, existirá uma maior pressão.

  8. Trabalho elaborado por : • Rita Pereira Nº 18 • 8ºA

More Related