1 / 15

GESTÃO DA REMUNERAÇÃO

GESTÃO DA REMUNERAÇÃO. 2 ªANÁLISE DE CARGOS. Titulação de Cargos:. Deve ser utilizado de preferência aqueles que sejam comuns a maioria das empresas. O título deve corresponder as tarefas narradas.

bao
Download Presentation

GESTÃO DA REMUNERAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GESTÃO DA REMUNERAÇÃO

  2. 2 ªANÁLISE DE CARGOS Titulação de Cargos: Deve ser utilizado de preferência aqueles que sejam comuns a maioria das empresas. O título deve corresponder as tarefas narradas. Cargos de mesma família, mas com vários níveis de complexidade devem ser diferenciados com letras ou números romanos. Pode-se utilizar também os termos Júnior, Pleno ou Sênior.

  3. 2 ªANÁLISE DE CARGOS Classificação de Cargos: É a distribuição de cargos por grupos ocupacionais segundo a natureza das atividades. A classificação de cargos é realizada com base na análise da natureza do trabalho e do grupo ocupacional.

  4. 2 ªANÁLISE DE CARGOS Classificação de Cargos: Quando um mesmo cargo possui tarefas com mais de uma natureza, enquadra-se no grupo ocupacional referente a natureza da maior parte das tarefas. Ex. Um Supervisor de Produção, pode ter tarefas administrativas (elaborar relatórios, supervisão) e tarefas operacionais (operar máquinas).

  5. 2 ªANÁLISE DE CARGOS Catálogo de Cargos: É a reunião das descrições e especificações de cargos.

  6. 3ª AVALIAÇÃO DOS CARGOS Técnicas por meio das quais se compara os cargos construindo uma hierarquia entre eles. Estabelece o grau de importância dos cargos existentes na organização e a diferenciação entre eles através de fatores previamente estabelecidos. Permite o estabelecimento da estrutura salarial, que determinará os salários a serem pagos. É fundamentada nas informações da descrição e análise de cargos.

  7. 3ª AVALIAÇÃO DOS CARGOS Formação do comitê de avaliação: Garante mais harmonia e maior aceitação das avaliações. É composto, normalmente, pelo gerente de recursos humanos, pelo gerente de remuneração e por gerentes de áreas que conheçam os cargos que serão avaliados. Principais objetivos do comitê: • Garantir a correta hierarquização dos cargos; • Manter critérios uniformes nas avaliações; • Garantir aceitação das avaliações pelos membros da organização. Benedito Rodrigues Pontes

  8. 3ª AVALIAÇÃO DOS CARGOS Cargos-chave: Visa facilitar o processo de avaliação. Consiste em selecionar uma amostra de cargos, em torno de 20%, de um mesmo grupo ocupacional. Primeiro avalia-se apenas os cargos-chave, essa avaliação, serve para testar o método de avaliação e como parâmetro para a avaliação dos demais.

  9. 3ª AVALIAÇÃO DOS CARGOS Cargos-chave: Os cargos-chave devem obedecer aos seguintes critérios: • Representar toda a estrutura do plano; • Representa a maior parte das áreas da empresa; • Possuir maior número de ocupantes.

  10. 1 - Métodos quantitativos: Pontos Comparação de fatores 3ª AVALIAÇÃO DOS CARGOS Métodos tradicionais de Avaliação de cargos: 2 - Métodos não quantitativos: • Escalonamento • Graus predeterminados Determinam o valor relativo do cargo.

  11. Métodos quantitativos: mais precisos e objetivos, porém são mais demorados e demandam maior custo de implantação. 3ª AVALIAÇÃO DOS CARGOS Métodos tradicionais de Avaliação de cargos: Métodos não quantitativos: são mais subjetivos, não garantindo um resultado de boa qualidade, porém são mais simples, rápidos e de fácil aplicação..

  12. 1- Escalonamento simples: consiste em hierarquizar os cargos de forma abrangente, em relação a complexidade das atividades, do grau de dificuldade para seu desenvolvimento. É baseado também na experiência necessária, o grau de escolaridade e conhecimento. 3ª AVALIAÇÃO DOS CARGOS Métodos não quantitativos: 2- Escalonamento por comparação binária: consiste em comparar os cargos-chave aos pares. A avaliação é feita individualmente pelos membros do comitê e em seguida, estes se reunem para chegar a um consenso.

  13. 3ª AVALIAÇÃO DOS CARGOS Métodos não quantitativos: 3- Escalonamento por comparação binária pontuada: os cargos-chave são comparados as pares e pontuados com os sinais “+”, “-” e “=“.

  14. 3ª AVALIAÇÃO DOS CARGOS Métodos não quantitativos: 4- Método de graus predeterminados: É baseado na descrição de graus de complexidade e dificuldades. Os cargos são comparados com as descrições de cada grau. É mais objetivo que os demais, mas a avaliação também não é precisa uma vez que indica apenas se um cargo é mais ou menos importante que outro, sem considerar as reais diferenças existentes em cada cargo.

  15. 3ª AVALIAÇÃO DOS CARGOS Métodos quantitativos: 1- Método de avaliação por pontos:

More Related