1.34k likes | 1.6k Views
Conceitos e Revisão. SER VIVO. NUTRIÇÃO. Alimentos. MEIO AMBIENTE. Alimentação. Alimentação é um ato voluntário e consciente, e é através deste que o ser humano obtém produtos para o seu consumo; é totalmente dependente da vontade do indivíduo.
E N D
SER VIVO NUTRIÇÃO Alimentos MEIO AMBIENTE
Alimentaçãoé um ato voluntário e consciente, e é através deste que o ser humano obtém produtos para o seu consumo; é totalmente dependente da vontade do indivíduo.
É o processo onde todas as matérias sólidas e líquidas que levadas ao trato digestivo são usadas para manter e formar tecidos, regular processos e fornecer energia.
Nutrição: é a combinação de processos através dos quais, o organismo recebe e utiliza material necessário para obtenção de energia, para manutenção de suas funções e para formação e regeneração dos tecidos.
A alimentação ou aporte de alimentos: que compreende desde o momento em que se escolhe um alimento até sua absorção pelas vilosidades intestinais (seleção, obtenção, preparo culinário, ingestão, digestão, absorção.
O metabolismo: que se inicia a partir da absorção dos nutrientes até o momento em que o organismo os utiliza como: fonte de energia, para materiais das células ou, para deposita-los como reserva (assimilação);
A excreção: que compreende a eliminação de parte do material utilizado e do material não utilizado. Esta eliminação se efetua através do tubo digestivo, dos rins, da pele e dos pulmões.
Dietética: é a ciência e a arte de alimentar corretamente pessoas e coletividades Consiste na aplicação da ciência da Nutrição no planejamento e preparação de refeições adequadas.
Dietética: Estuda e aplica os princípios e processos básicos da ciência da Nutrição no organismo humano, permitindo o planejamento, a execução e a avaliação de dietas adequadas às características biológicas, socioeconômicas, culturais e psicológicas dos indivíduos.
Alimento é o material que o organismo recebe para satisfazer suas necessidades de manutenção, crescimento, trabalho e restauração dos tecidos. Não existe um alimento que, sozinho, forneça todos os nutrientes que o organismo precisa, portanto, é necessária uma alimentação variada
Substâncias alimentaressão substâncias naturais dotadas de certas qualidades sensoriais (consciência, sabor, aroma), que excitam nosso apetite e encerram uma variedade de nutrientes, segundo sua composição química.
Nutrientes ou nutrimentos ou substancia nutritivas: são todas as substâncias químicas indispensáveis à saúde e a atividade do organismo.
Nutrientes Construtores ou Plásticos - constroem e reparam tecidos orgânicos: proteínas, água Nutrientes Reguladores - regulam os processos orgânicos: água, minerais, celulose, vitaminas, proteínas. Nutrientes Energéticos - produzem calor e energia: carboidratos , lipídios, proteínas
Alimentos Construtores:fundamentais na formação dos tecidos orgânicos. São os alimentos ricos em proteínas e cálcio. Alimentos Energéticos:são aqueles que fornecem energia para as atividades. São os alimentos ricos em gorduras e carboidratos. Alimentos Reguladores:são aqueles que regulam as funções normais do metabolismo orgânico. São os alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras.
Os alimentos consumidos de três modos: “in natura” preparados = técnicas dietéticas industrializados= tecnologia de alimentos
Técnica Dietética é a sistematização e o estudo dos procedimentos para tornar possível a utilização dos alimentos, visando à preservação do valor nutritivo e à obtenção dos caracteres sensoriais desejados.
Consiste em adequar a forma de preparo dos alimentos da dieta às necessidades fisiopatológicas do indivíduo e da população.
Dieta? Programa Alimentar ? Padrões Nutricionais?Requerimentos Nutricionais?
Dieta e Alimentação Dieta Plano e programa alimentar Atender todas as recomendações de nutrientes Período Condição de Saúde
Controle quantitativo e qualitativo Nutrientes Alimentos
Ingestão alimentar: • Hábitos alimentares • Sensações de desejo e fome • Situação sócio econômica
Por ter características individuais e específicas o Programa Alimentar não pode ser estendido a outros indivíduos ou grupos populacionais
Alimentação para grupo populacionais Sistematizadas Acesso aos nutrientes organismo necessita
“as necessidades de cada nutriente varia de individuo para individuo dentro da população e o teor de nutrientes também varia significativamente entre os alimentos”
Indivíduos saudáveis = alimentação nutritiva e equilibrada
São quatro as Leis da Alimentação: • Lei da quantidade • Lei da qualidade • Lei da harmonia • Lei da adequação
Leis da Quantidade • Fornecer ao indivíduo a quantidade de alimentos necessária ao funcionamento do organismo, buscando a preservação da espécie e manutenção da saúde.
Ou • Os alimentos devem ser ingeridos na quantidade suficiente para atender às exigências calóricas e à manutenção do equilíbrio do balanço.
Entende-se por “suficiência” e “equilíbrio do balanço” a manutenção do peso normal do indivíduo, mesmo estando o organismo exposto a situações variáveis e modificações ambientais constantes.
Exemplo: • No verão necessita-se de mais água e menos energia para o aquecimento do corpo, ocorrendo o oposto no inverno. Um balanço negativo conduz à desidratação e ao emagrecimento, um positivo à indigestão e à obesidade
Lei da Qualidade • Fornecer diariamente ao indivíduo a qualidade de nutrientes ao organismo. Deve também levar em consideração o grau de maturação e conservação, bem como as condições de consumo dos alimentos.
Ou • O programa alimentar deve ser completo na sua composição, de forma a oferecer ao organismo, que é uma unidade indivisível, todas as substâncias que o integram.
Porque • Os nutrientes encontram-se na formação do corpo humano em diversas combinações nas células, tecidos, órgãos, sistemas, etc. todos com funções bem específicas.
O alimento deve ser selecionado em função do que o organismo necessita, evitando que este atinja o ponto de carência em determinado nutriente.
Lei da Harmonia • Diz respeito ao equilíbrio que deve haver na ingestão dos alimentos, e, consequentemente, de nutrientes, resultando numa dieta equilibrada.
Ou • a ração alimentar deve ser tal que respeite a relação proporcional que os nutrientes devem guardar entre si.
10 a 15 % de proteína, 25 a 30% de lipídios, 50 a 60 % de carboidratos • Equilíbrio nas quantidades de cálcio e fósforo e de sódio e potássio, dentre outros.