90 likes | 205 Views
Oração pelas Vocações. “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. (Jo 10,10 ). Pedi ao Senhor da messe que envie …. …freiras e frades Para a sua messe. Da Epístola aos Colossenses.
E N D
Oração pelas Vocações “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10 )
Pedi ao Senhor da messe que envie … …freiras e frades Para a sua messe
Da Epístola aos Colossenses Uma vez que fostes ressuscitados com Cristo, procurai as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus. Aspirai às coisas do alto e não às coisas da terra, porque Vós morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, a vossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com Ele na glória. E, acima de tudo isto, revesti-vos do amor, que é o laço da perfeição. Reine nos vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados num só corpo. E sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós com toda a sua riqueza: ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria; cantai a Deus, nos vossos corações, o vosso reconhecimento, com salmos, hinos e cânticos inspirados. E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando graças por Ele a Deus Pai. (Col 3, 1-4. 15-17)
Vivem de forma radical o Evangelho, numa entrega total das suas vidas ao serviço dos outros, fazem-se servos por amor do Reino dos Céus, procurando viver a sua vocação de baptizados numa consagração mais íntima e total a Deus.
A virgindade por amor do reino dos céus é imagem da Esposa Celeste e da vida futura, em que a Igreja viverá plenamente o seu amor por Jesus Cristo Testemunham através da separação exterior do mundo, o carácter provisório do tempo presente e atestam que o homem não vive só de pão, mas da palavra de Deus Não se afastam da vocação suprema que é estar sempre com o Senhor
A Igreja louva estes que se consagram a Deus por “a embelezarem com a sua perseverante e humilde fidelidade na consagração, e por prestarem aos homens os mais variados serviços.” → Castidade - na entrega total do ser nas mãos do Senhor. → Pobreza – no despojar-se de si e nos seus desejos, para se abandonarem ao serviço do próximo → Obediência - confiando na voz do Senhor que fala através da Igreja
→ Alguns consagram-se a uma vida contemplativa, e por isso decidem viver apartados do mundo, entregando-se sobretudo ao silêncio do encontro com Cristo na oração, e orando pela salvação do mundo. → Outros para além do encontro com Cristo na oração entregam-se ao serviço do Senhor na vida activa, isto é, nas escolas, nos hospitais, nas missões, socorrendo os mais necessitados, dando abrigo aos que não o têm, servindo a Cristo no rosto do outro.
A vida consagrada é no seio da Igreja uma vocação muito importante, na medida em que, por seu intermédio a Igreja tem conseguido anunciar e mostrar o Rosto de Cristo a povos que não O conheciam e aos que já crêem para que permanecendo na fé alcancem a verdadeira felicidade.
Senhor Jesus Cristo, vivo e Ressuscitado, que por nós morrestes para que tenhamos a vida, nós Vos damos graças pelos homens e mulheres que se entregam a Vós na vida consagrada, e Vos pedimos que torneis dóceis à vossa Palavra os corações dos jovens do nosso tempo para que não tenham medo de se entregarem totalmente nas mãos de Cristo para a vocação para a qual Ele os chamar. Invocamos o vosso Espírito para aqueles que quereis para a vossa messe num projecto de vida religiosa, para que tenham a força necessária para viverem o Evangelho nas suas próprias vidas.