mestre marceneiro n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
MESTRE MARCENEIRO PowerPoint Presentation
Download Presentation
MESTRE MARCENEIRO

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 14

MESTRE MARCENEIRO - PowerPoint PPT Presentation


  • 83 Views
  • Uploaded on

MESTRE MARCENEIRO. Layout para marcenaria

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'MESTRE MARCENEIRO' - alden-greene


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
mestre marceneiro

MESTRE MARCENEIRO

Layout para marcenaria

A marcenaria trabalha especialmente com móveis sob encomenda ,desta forma muitas vezes, os projetos tornam-se únicos com uma grande variação de matéria-prima e operações diferentes na confecção de cada produto.Considerando essa realidade, o marceneiro pode ter um desgaste muito grande com movimentos desnecessários durante seu trabalho na Oficina , encarecimento do produto , além de grande probabilidade de não cumprir os prazos de entrega.

No processo de confecção de móveis é comum o marceneiro usar todos os equipamentos constantemente, não seguindo uma sequência lógica de produção o que acarreta no manuseio desnecessário de peças no ambiente de trabalho e várias regulagens dos mesmos equipamentos e maquinários denotando constante retrabalho.

Para evitar estes problemas o marceneiro deve analisar o layout da marcenaria, independente do tamanho e quantidade de máquinas.

Por layout entende-se o “modo como máquinas,equipamentos, ferramentas, insumos,produtos acabados e mão de obra estão organizados dentro da indústria”(Murilo Grillo Piazzarollo- UFV – IV Simpósio Acadêmico de Engenharia de Produção )

mestre marceneiro1

MESTRE MARCENEIRO

Layout para marcenaria

Layout adequado

O resultado de um bom Layout é o funcionamento harmônico entre o marceneiro, ambiente da marcenaria e o fluxo de confecção dos móveis.

Para o desenvolvimento de um bom layout o marceneiro deve contemplar:

ambiente de trabalho apropriado

menor desgaste físico

entrega dos móveis em um menor tempo de execução

redução do manuseio e movimentação de peças

economia no espaço da marcenaria

melhor utilização das máquinas e equipamentos

menores danos ao material e às suas qualidades

mestre marceneiro2

MESTRE MARCENEIRO

Layout para marcenaria

Layout adequado

O marceneiro que trabalha atendendo a demanda de móveis sob-medida defronta-se com uma diversificação imensa de matéria-prima e diferentes projetos ,o que não permite a compra de grande quantidade de insumos.Esse fato gera aumento do custo final do produto ,pois dificulta a negociação com fornecedores desses materiais.

O impacto desse situação na definição do layout da marcenaria é a impossibilidade de estabelecer definitivamente a disposição das máquinas e equipamentos , além da dificuldade de determinar sua regulagem constante ;pois o fluxo de produção varia de acordo com o projeto executado.

Para minimizar essa situação o controle do marceneiro deve ser simples, mas confiável e a cada projeto executado o planejamento deve ser detalhado com a utilização de todos os documentos elencados na aula anterior

O Mestre Marceneiro investe continuamente na melhoria do ambiente de sua marcenaria .

mestre marceneiro3

MESTRE MARCENEIRO

Layout para marcenaria

Layout e os equipamentos

Máquinas em disposição adequada proporcionam ganho de produtividade.

A correta disposição de máquinas e equipamentos dentro de uma marcenaria faz grande diferença quando o assunto é eficiência da produção. Planejar é a palavra chave para viabilizar o processo produtivo e, por conseqüência, atender o cliente dentro do prazo com a garantia da qualidade do trabalho.

Assim, se o marceneiro investir em um layout adequado criará um ambiente em que máquinas e funcionários irão trabalhar em harmonia. Layout é a melhor utilização do espaço e recursos disponíveis dentro de um ambiente de trabalho, resultando na máxima eficiência na confecção de móveis e na redução dos custos de produção. Um bom layout promove um ambiente saudável e aumenta a capacidade produtiva com a mesma estrutura de pessoal, equipamentos e área física. As maquinas e equipamentos deve ser disposta de foram que auxilie a sequência lógica de trabalho.

mestre marceneiro4

MESTRE MARCENEIRO

Layout para marcenaria

Elaboração do layout

Existem alguns critérios a serem considerados na elaboração correta de um layout.São eles:

Integração: Deve existir uma integração ,ou seja, boa relação entre homens, materiais e máquinas.A fábrica deve operar como uma unidade, com entrosamento entre todas as suas engrenagens.

Mínima distância: O melhor Layout é aquele em que o produto movimenta-se o menos possível e mantendo apenas os movimentos indispensáveis ,reduzindo-se ao mínimo a distância entre as operações subseqüentes.

Fluxo: O material componente das áreas de trabalho deve ser arranjado de forma a permitir um fluxo constante, sem ter inconvenientes de espera ou estocagem.O fluxo deve ser o mais racional possível.

Uso do espaço cúbico: No estudo e aplicação do Layout, deve-se utilizar as três dimensões - horizontal, vertical e longitudinal.A superfície de estocagem é reduzida quando se utiliza efetivamente a dimensão vertical.

Flexibilidade: Todo arranjo que for feito, deve ter a característica de suportar uma futura modificação que venha ser necessária em virtude de uma variação no processo de produção ou para atender uma demanda.Outro fator que induza a modificações é a aquisição de novas máquinas.

mestre marceneiro5

MESTRE MARCENEIRO

Layout para marcenaria

Layout e matéria-prima

O tipo de matéria-prima vai influenciar diretamente a definição dos equipamentos que serão usados e o fluxo de produção da marcenaria ,por isto uma boa elaboração dos documentos( aula 5) e do layout são fundamentais para a otimização do tempo,de recursos e para a correta previsão de custos ;quesitos determinantes para assegurar a satisfação dos clientes.

A principal característica do fluxo de produção dos móveis sob medida é a capacidade de adaptação às mudanças de operações(flexibilidade),pois cada projeto executado na marcenaria é único.

Desta forma o layout da marcenaria deve ser elaborado para atender o manuseio de qualquer matéria-prima, MDP ou madeira sólida, sempre planejando o menor tempo de execução dos projetos, com muita eficiência e racionalização da matéria- prima.

O profissional deve considerar todos os materiais que são processados e manipulados em uma marcenaria, estudando as dimensões, pesos, quantidade, características físicas e químicas , detalhando tipos e seqüências de operações.

mestre marceneiro6

MESTRE MARCENEIRO

Layout para marcenaria

Layout e marceneiro

As condições de trabalho para o marceneiro e sua equipe devem objetivar uma melhora significativa quanto ao posicionamento das máquinas, equipamentos e todas as etapas do processo produtivo , analisando do ponto de vista ergonômico.

É muito comum no final de um dia de trabalho os marceneiros sentirem fadiga, principalmente nos membros inferiores( pernas) pela movimentação excessiva o que gera comprometimento da saúde desse profissional,além de perdas no processo de produção.O desgaste físico pode levar erros de produção e acidentes de trabalho.

Para melhorar esta situação devem ser considerados: o dimensionamento dos postos de trabalhos, o tamanho e altura das bancadas de acordo com as características físicas do profissional que irá utilizá-los.

O foco deve ser menos empenho físico e menor movimentação na marcenaria.

mestre marceneiro7

MESTRE MARCENEIRO

Layout para marcenaria

Layout e Ambiente de trabalho

O ambiente interno da marcenaria deve ter uma disposição de ideal considerando as questões estéticas,também respeitando o fluxo racional da produção.Esses cuidados serão revertidos em motivação ao marceneiro e o cliente terá uma boa imagem da marcenaria.

O local de trabalho do marceneiro normalmente apresenta alguns problemas como o excesso de calor ou frio, umidade, ruído, vibração, além da exposição aos gases, fuligens e poeira.Estes problemas são caudados , normalmente,por telhado muito baixo, pouca circulação de ar, chão irregular ou sistema de exaustor ineficiente.

A iluminação irregular no interior da marcenaria também pode causar desconforto, aumentando os riscos de acidentes e lesões. A falta de adequada iluminação proporciona uma ilusão óptica que associada ao cansaço nos olhos gera considerações equivocadas, como “ver errado” que um equipamento está desligado, por exemplo.

mestre marceneiro8

MESTRE MARCENEIRO

Layout para marcenaria

Tipos básicos de layout

Que tipo usar?

Usa-se layout funcional quando as máquinas forem de difícil movimentação ou quando tiver grande variedade de produtos com grandes variações nos tempos requeridos para diferentes operações para atender uma demanda pequena.

Usa-se layout posicional quando as operações de conformação do material utilizarem apenas ferramentas manuais ou máquinas simples;quando estiverem sendo feitas poucas unidades de certo tipo e o custo de movimentação for alto.

Usa-se layout linear quando tiver grandes quantidades de peças; o produto for mais ou menos padronizado; a demanda for estável e puder ser mantida a continuidade do fluxo de material - operações balanceadas.

Existem outros vários tipos de layout pois cada um deles será adequado a determinadas características, quantidade, diversidade, necessidade e movimentação dos materiais.

mestre marceneiro9

MESTRE MARCENEIRO

Layout para marcenaria

Tipos básicos de layout

Layout por processo ou funcional, deve ser escolhido quando os produtos são diversos, a demanda é variável e as diversas operações requerem tempos diferentes, mas a característica principal é que o material se desloca nos diferentes processos.

Vantagens:

grande flexibilidade com a variação do produto

adaptável a produtos de grande variação sazonal

flexível quanto às mudanças na sequência das operações

mão-de-obra especializada

em uma eventual parada da máquina o processo tem continuidade

Desvantagens:

grande manuseio

maior quantidade de material em processamento

mestre marceneiro10

MESTRE MARCENEIRO

Layout para marcenaria

Tipos básicos de layout

No Layout em linha, as máquinas e a mão-de-obra são posicionados de acordo com a sequência de operações que o produto necessita para ser concluído, toda a execução já é estabelecida sem alternativas. A matéria- prima percorre um caminho já estabelecido, dentro do processo.

Vantagens:

redução de material em processo

menor congestionamento nos postos de trabalho

pequeno manuseio - menores estragos no material

mão-de-obra mais barata

controle de supervisão facilitado

redução de movimento de equipamentos

Desvantagens:

com a mudança do Designer do produto muda o layout

quebra de continuidade na produção quando alguma máquina pára

mestre marceneiro11

MESTRE MARCENEIRO

Layout para marcenaria

Tipos básicos de layout

No layout posicional, o produto final sofre todo processo de transformação em um local, enquanto os equipamentos, máquinas e a equipe do marceneiro, movimentam-se para concluir o produto.Este tipo de layout, deve ser escolhido quando, a quantidade a ser produzir é reduzida gerando o alto custo na movimentação do produto e aonde não há repetição do trabalho.

Vantagens:

material pesado não se move

flexível a alteração no produto

adapta-se a demandas intermitentes

menor necessidade de Planejamento da produção

Desvantagens:

Produção relativamente baixa

Maior cruzamento no movimento de máquinas e operários

mestre marceneiro12

MESTRE MARCENEIRO

Layout para marcenaria

Em algumas marcenarias, o marceneiro fabrica, pinta e monta os móveis, já em outras ,as etapas de fabricação podem se dividir em confecção, pintura e montagem. Nesses casos onde o marceneiro só fabrica,normalmente contrata um pintor para realizar o acabamento todos os móveis que são fabricados e a montagem externa cabe auma outra equipe.

Para atender esses diferentes tipos de fluxos produtivos,o mais indicado é usar layouts combinados para que sejam aproveitadas em um determinado processo as vantagens do layout funcional e do outro layout linha.

Na processo de fabricação a marcenaria pode usar o layout funcional e no setor de pintura o layout em linha. Lembramos que cada marcenaria deve desenvolver o layout de acordo com suas características e demandas produtivas.

Existem outros vários tipos de layout ,pois cada um deles atende determinadas características, quantidade, diversidade, necessidade e movimentação dos materiais na marcenaria.

mestre marceneiro13

MESTRE MARCENEIRO

Layout para marcenaria

Algumas recomendações para melhorar a marcenaria;

Manutenção preventiva das máquinas e equipamentos para redução dos ruídos, a instalação de lâmpadas mais potentes e abertura laterais maiores, para aumentar luminosidade e a circulação de ar.

Cuidados com a disposição dos cavaletes de marceneiro, caminhos de circulação e construção de rampas, além de procurar mecanismos nivelamento do chão são outros fatores que contribuem para aprimoramento das condições de trabalho na Oficina.Essas melhorias revertem diretamente no aumento dos índices de produção.

A análise destas questões farão com que o marceneiro, adapte seu ambiente de trabalho de forma a atender a todo seu fluxo de produção ,garantindo qualidade final, satisfação do cliente e também da sua equipe.