1 / 18

REVOLUÇÃO FARROUPILHA

REVOLUÇÃO FARROUPILHA. IMPACTO EM AMÉRICA LATINA. ECONOMIA. A produção de charque, (principal produto de exportação do RS), dependia do mercado interno brasileiro e devia enfrentar a concorrência do Uruguai e Argentina (Provincias Unidas del Río de la Plata).

ailsa
Download Presentation

REVOLUÇÃO FARROUPILHA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. REVOLUÇÃO FARROUPILHA IMPACTO EM AMÉRICA LATINA

  2. ECONOMIA

  3. A produção de charque, (principal produto de exportação do RS), dependia do mercado interno brasileiro e devia enfrentar a concorrência do Uruguai e Argentina (Provincias Unidas del Río de la Plata). Como resultado das relações políticas entre o governo imperial e Uruguai, o charque desta procedência não pagava impostos de importação provocando um deterioro dos termos comerciais no Rio Grande do Sul e provocando reclamações que, ao serem ignoradas, conduzem ao enfrentamento armado. Dependência do mercado interno

  4. Organização e técnicas de Produção A organização e os problemas produtivos enfrentadas pelos produtores em ambos os lados da fronteira, eram os mesmos provocando que os saladeros uruguaios e as charqueadas (especialmente as pelotenses) se aproveitassem das instabilidades políticas e conflitos armados dos vizinhos, ampliando a produção e os mercados.

  5. Mobilidade nas fronteiras As fronteiras entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai e a estrutura do sistema de propriedade da terra permitiam a mobilidade do gado, fornecendo assim a oportunidade de aproveitar as condições econômicas e de produção (épocas de paz ) favoráveis.

  6. Uruguai: após alguns anos de condições favoráveis, enfrenta uma guerra civil que deixa a economia em crise. Uma vez finalizada a Revolução Farroupilha, deve pagar impostos para ingressar no mercado brasileiro. Argentina: vivendo um momento de desconfiança, oferece ajuda aos lideres farroupilhas, que a rejeitam. Vivendo também épocas conturbadas, diversifica a comercialização da produção. Após a Revolução Farroupilha conquista parte do mercado brasileiro. O impacto econômico : Uruguai e Argentina .

  7. Paraguai: estabilidade econômica e crescimento urbano, propiciaram idéias expansionistas que posteriormente ameaçaram os interesses do Brasil e da Argentina, e que culminariam na guerra da Tríplice Aliança, na década de 1860. Rio Grande do Sul: a recomposição econômica no período posterior à guerra, levaria mais de dez anos, e se veria prejudicado pelos diferentes conflitos armados em que participou a região. O impacto econômico : Paraguai e Rio Grande do Sul

  8. OS LÍDERES

  9. Os líderes:Influencias ideológicas nas lideranças platinas. A semelhança do que acontecia nos países que tinham proclamado a sua independência da coroa espanhola recentemente o iluminismo, a Revolução Francesa e os ideais republicanos influenciaram grandemente os líderes políticos da época.

  10. Outra influencia determinante e comum aos políticos liberais da época foi a da Maçonaria. Reconhecidamente muitos dos condutores da emancipação latino americana e a maior parte dos líderes farroupilhas pertenciam à Maçonaria que prestou, através de seus integrantes, diversos serviços à revolução entre eles o planejamento da revolução e as comunicações.

  11. A identidade Mesmo sem obter uma vitória total, os gaúchos tem orgulho de seu intento, influenciando assim outros povos na valorização de sua nacionalidade e suas particularidades regionais.

  12. As alianças Os intentos de J.M. de Rosas de obter território em troca de ajuda militar aos farrapos (Rosas-Canabarro), e as negociações entre F. Rivera e Bento Gonçalves, para frear a aliança Oribe-Rosas que teria criado as Provincias Unidas, não prosperaram. A pesar das semelhanças nos ideais republicanos e libertários, as diferencias regionais e as estruturas econômicas separaram os líderes que só se aliariam contra um inimigo econômico comum na Guerra contra o Paraguai.

  13. CULTURA E SOCIEDADE

  14. As fontes da identidade cultural A identidade cultural e social de nossos povos tem a sua origem na cultura indígena e na cultura espanhola da primeira colonização.

  15. Posteriormente, o republicanismo fornece uma identidade política à região platina, pois ser republicano representava ser americano, por oposição ao sistema colonialista europeu.

  16. A integração cultural e ideológica está muito presente não só nas tradições mas também na linguagem e na estrutura social e nas manifestações culturais.

  17. Assim como o ombu, umbú, ombú o bela sombra (Phytolacca dioica ) é um símbolo cultural das pampas gaúcha, do Uruguai e da Argentina já que a sua copa é identificável à distância, providenciando abrigo , os ideais libertários e republicanos são também parte da nossa identidade.

More Related