1 / 18

Overcoming Adversity: Building a Church in Fiji

After a life-changing accident, Senitiki Roqara found hope and purpose in the Adventist Church, leading him to establish a thriving congregation in his village.

abeltran
Download Presentation

Overcoming Adversity: Building a Church in Fiji

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 06 10/ago/19

  2. S06 – Missões – 10 de agosto O acidente no cais SenitikiRoqara, 55 Fiji

  3. Era uma manhã de sábado, SenitikiRoqara colocou suas roupas de trabalho e se dirigiu à porta. A esposa dele, Vasemaca, vestida com sua melhor roupa de sábado, parou e perguntou: “Aonde você vai?” “Vou para o cais carregar e descarregar contêineres, como de costume”, ele respondeu. FIJI Austrália

  4. Senitiki sabia que a esposa queria que ele fosse à igreja com ela e seus filhos. Ela havia sido batizada alguns anos antes e sempre o convidava para ir à igreja todos os sábados. Mas ele não aceitava o convite e a esposa desistiu de convidá-lo. Em vez disso, orava por ele. Mais uma vez, o marido saiu pela porta naquela manhã ensolarada de sábado e foi para o cais na capital de Fiji, Suva. Seria um longo dia de trabalho. Ele trabalharia da manhã de sábado à manhã de domingo, carregando contêineres até os navios atracados no cais.

  5. O tempo passou e, às duas horas da manhã, a carga de trabalho diminuiu. Estava escuro. Senitiki sentou nos degraus da escada para descansar. Conversou com alguns colegas que estavam no intervalo, esticou as pernas e adormeceu. De repente, uma dor lancinante percorreu seu corpo. Senitiki ficou em pé e alguém gritou: “Oh não! Olhe para a sua perna!” Ele olhou para baixo e viu que a perna da calça estava rasgada e encharcada de sangue. Então, caiu no chão, incapaz de suportar a dor. Uma empilhadeira havia chegado muito perto da escada em que ele estava sentado e atropelou uma de suas pernas. Prótese de Senitiki

  6. Senitiki foi levado de ambulância para o hospital. O médico que o atendeu disse, com tristeza, que não podia fazer nada para salvar sua perna. Ela teve que ser amputada naquela manhã. Alguém ligou para a esposa de Senitiki e ela correu para ao hospital. Enquanto estava ao lado de sua cama, Senitiki olhou para a esposa com tristeza. “Acabou-se minha vida”, disse ele. Estendendo a mão para segurar a dele, a esposa disse, gentilmente: “Você tem que ir à igreja.” Tudo bem. Vou para a igreja.

  7. Durante o mês em que ficou no hospital, sua esposa e os irmãos adventistas o visitaram regularmente. Nenhum de seus amigos o visitou. Os membros da igreja compartilharam o amor de Deus e disseram que Ele o amava. Senitiki ficou muito impressionado com a gentileza dos irmãos e concluiu que Deus habitava no coração deles.

  8. Ele foi à igreja no primeiro sábado após a alta do hospital e em pouco tempo foi batizado. O pastor ficou muito feliz ao ver Senitiki na igreja e teve uma ideia. “Não existe igreja adventista no seu vilarejo”, disse. “Vamos abrir uma na sua casa.” Senitiki concordou.

  9. Parentes e vizinhos começaram a frequentar os cultos de sábado em sua casa e, depois de algum um tempo, oito pessoas foram batizadas. A igreja ficou tão grande que mudaram da casa de Senitiki para um edifício próprio. Senitiki ficou muito feliz! Mesmo com uma só perna, havia plantado uma igreja!

  10. Agora ele planeja construir outra igreja em um vilarejo vizinho. Ele está trabalhando com vários membros da igreja para realizar reuniões evangelísticas naquele local. Ele diz que é grato a Deus pelo terrível acidente que lhe custou a perna.

  11. Se não fosse o acidente não teria me tornado membro da igreja adventista. Amo essa igreja! Amo levar o evangelho aos vilarejos.

  12. Ilhas FIJI A transparência das águas e a variedade da fauna e flora marinha do mar das ilhas Fiji são um convite para o snorkelling, prática de mergulho em águas rasas cujos objetivos principais são a recreação e lazer, e o nadador utiliza máscara, nadadeira e um tubo para respirar sob a água. É uma ótima sugestão ao viajante que tem certo medo do alto mar, mas que não resista a apreciação de peixes coloridos, corais, algas e outras mostras interessantes da natureza da Oceania.

  13. Raposa-voadoraCom uma cara que mais parece de macaco, a Raposa-voadora é um morcego frugívoro (se alimenta apenas de frutas). Pode chegar até, 1,70 metros de envergadura (de uma ponta da asa a outra) e 40 cm de comprimento. A feição dela se assemelha a de uma raposa, com focinho alongado, olhos grades e orelhas pontudas.

  14. Senitiki Roqara, 55 anos, na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Naqarani, em Naqarani, Fiji. Ele trabalhou em um cais, carregando e descarregando contêineres, quando sofreu um acidente que lhe custou a perna e mudou sua vida. LepaniKuruduadua, 60, à direita, falando com um amigo, SenitikiRoqara, 55, na Igreja Adventista do Sétimo Dia Naqarani em Naqarani, Fiji.

  15. Dicas da história • Localize Fiji no mapa • Pronúncia de Senitiki: se-ni-ti-kí. • As mulheres de Fijipraticamumjogonanoite de véspera de ano novo chamado “veicaqemoli” (chutar umalaranja). Jogamduas equipes e o ganhador debe presentar roupas novas aosmembros da equipe perdedora, por isso, o maior incentivo é para perder… e nãogranhar. • A celebração chamada meke é uma expressão da Cultura fijiana que consiste em contar histórias, em danças e músicas. • Alimentos tradicionais são cozidos de carne com inhame, yautía, batata-doce e mandioca e incluem carne, peixe, marisco e legumes. • A água é a bebida preferida, embora chá quente também é consumido com folhas de limão.. • Muitos ilhéus tendem a levantar as sobrancelhas como uma maneira de dizer "sim". • Fiji tem três línguas oficiais: fijiano, inglês e dialeto hindi local. Assista ao vídeo sobre Senitikino link: https://www.youtube.com/watch?v=hpXbt-AAUeo&feature=youtu.be

More Related