gest o escolar uma a o participativa no centro de ensino professor antonio carlos beckman l.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
GESTÃO ESCOLAR: UMA AÇÃO PARTICIPATIVA NO CENTRO DE ENSINO PROFESSOR ANTONIO CARLOS BECKMAN PowerPoint Presentation
Download Presentation
GESTÃO ESCOLAR: UMA AÇÃO PARTICIPATIVA NO CENTRO DE ENSINO PROFESSOR ANTONIO CARLOS BECKMAN

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 45

GESTÃO ESCOLAR: UMA AÇÃO PARTICIPATIVA NO CENTRO DE ENSINO PROFESSOR ANTONIO CARLOS BECKMAN - PowerPoint PPT Presentation


  • 194 Views
  • Uploaded on

GESTÃO ESCOLAR: UMA AÇÃO PARTICIPATIVA NO CENTRO DE ENSINO PROFESSOR ANTONIO CARLOS BECKMAN. Ana Maria Ferreira Amorim Maria de Lourdes Cardoso de Azevedo. RESUMO.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'GESTÃO ESCOLAR: UMA AÇÃO PARTICIPATIVA NO CENTRO DE ENSINO PROFESSOR ANTONIO CARLOS BECKMAN' - Pat_Xavi


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
gest o escolar uma a o participativa no centro de ensino professor antonio carlos beckman

GESTÃO ESCOLAR: UMA AÇÃO PARTICIPATIVA NO CENTRO DE ENSINO PROFESSOR ANTONIO CARLOS BECKMAN

Ana Maria Ferreira Amorim

Maria de Lourdes Cardoso de Azevedo

resumo
RESUMO
  • Com o objetivo de compreender as atividades administrativas e pedagógicas direcionadas para a Gestão Democrática no Centro de Ensino Professor Antonio Carlos Beckman em Açailândia – Maranhão, foi desenvolvida uma pesquisa de campo sobre a temática.
  • O trabalho aborda o resultado do estudo sobre a Gestão Escolar, como proposta de ação participativa , verificando assim, como está sendo realizada na prática esta gestão e a participação da comunidade escolar interna e externa, tendo em vista a reafirmação do compromisso com a democracia na escola.
slide3
Por ser heterogêneo, o coletivo da escola lida com vários desafios que estimulam a própria escola a organizar-se para resolver os problemas relativos ao trabalho que produz. Nesse sentido, é grande o desafio da escola atual , é vencer a tarefa de estimular, manter e avaliar o trabalho coletivo dos seus vários segmentos.
  • Palavras–Chave: gestão Democrática – Gestão Participativa – Escola – Ensino.
introdu o
INTRODUÇÃO
  • Com objetivo de fortalecimento do elo de novas perspectivas, por uma escola que promova justiça social.
  • Cada escola possui uma proposta educativa que norteia e dá sentido ao que faz. Portanto explicita-se a necessidade de uma Gestão democrática e participativa.
  • Assim, identificou-se quais as problemáticas existentes na área da gestão participativa, examinando a evolução e o contexto da gestão escolar, tendo sido aplicado o método empírico dedutivo e histórico.
gest o escola
GESTÃO ESCOLA
  • Segundo Libâneo (2001, p. 16): “a escola deve transformar o paradigma e começar pela gestão transformando encargos coletivos, dando acesso a participação de todos.
  • A gestão democrática da escola e dos sistemas é um dos princípios constitucionais do ensino público.
gest o democr tica
GESTÃO DEMOCRÁTICA
  • Essa prática da gestão precisa ser exercida dentro da escola, a fim de que toda sociedade possa colocar em prática sua cidadania de forma consciente intervindo na realidade a assim transformá-la.
  • A gestão democrática significa estabelecer tempo e espaço para discussão da política pedagógica na escola. Objetivando o amadurecimento e interação dos profissionais, pais e alunos
slide7
A gestão democrática tem como objetivo buscar uma nova forma de gerir esta educação para época de mudanças o que implica em gestão compartilhada e democrática, tendo a colaboração a co-responsabilidade e solidariedade como regras das relações humanas e sociais na instituição educativa e com a comunidade.
rela o escola comunidade
RELAÇÃO ESCOLA COMUNIDADE
  • Ao enfatizar a proposta da gestão participativa como um dos eixos acredita-se que a instituição de ensino com seu espaço, tempo, seu ritmo seus alunos, equipes de professores, coordenadores, técnicos será um lugar de experimentações, realizações confronto sucesso e preparação para a vida social. Será um lugar de constituição de saberes intelectuais sociais, culturais e afetivas.
autonomia da escola
AUTONOMIA DA ESCOLA
  • Explicita-se a autonomia como estratégia política de uma nova organização do trabalho pedagógico na escola. A inclusão de novas relações sociais que opõem as relações autoritárias existentes. A escola torna-se um verdadeiro espaço de informações para a cidadania.
projeto politico pedag gico
PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO
  • É uma forma de organização de trabalho da escola que facilita a busca de melhoria de qualidade do ensino. Essa organização se dá em dois níveis: na escola como todo que envolve sua relação com o contexto sociais imediatos e na sala de aula, incluindo as ações do professor na dinâmica com seus alunos.
  • Será através destes níveis que vai assegurar o tipo de formação que deve ser desenvolvida com qualidade na instituição escolar
slide11
Desenvolver um projeto político pedagógico, por meio de um planejamento participativo, determinando no calendário escolar, ou definindo pela comunidade, democraticamente, garantindo o acesso aos direitos, conhecimento e exercício de seus deveres, fazendo de todos co-participação e co-autores do processo educacional.
colegiado escolar
COLEGIADO ESCOLAR
  • A principal função do colegiado escolar é aprovar as decisões de ações priorizadas e incluir atividades de liderança, consulta e fiscalização e gestão de recursos financeiros destinados á escola por órgão publico, como parte dos políticas de descentralização da gestão escolar.
  • O colegiado escolar é um órgão que faz parte da estrutura da unidade escolar da rede pública estadual de ensino, criado pelo Decreto No. 5868 de 17/04/91, em vigência conforme Decreto No. 10.521 de 23/10/2001 e Art. 39º. Da Lei 2.787 de 24/12/2003.
slide13
Integram o Colegiado Escolar os representantes dos profissionais da educação básica, (professor, funcionário administrativos e coordenador pedagógico) e representante de pais e alunos, pertencentes á comunidade escolar: profissionais da educação básica, pais, alunos, ou responsáveis; diretor geral e diretor adjunto, na qualidade de membros natos e secretários executivos.
fun es do diretor gestor
FUNÇÕES DO DIRETOR – GESTOR
  • O diretor gestor,precisa ter a habilidade e competência voltada para articular esses saberes nos seus objetivos. Nesse contexto, o diretor gestor precisa ter a habilidade e competência voltada para a articulação, para o desenvolvimento dos objetivos educacionais.
caracteriza o geoambietal da rea de estudo
CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIETAL DA ÁREA DE ESTUDO
  • O Centro de Ensino Professor Antonio Carlos Beckman está localizado na rua Marly Sarney s/n em Açailândia-MA. É parte integrante das sete escolas estaduais vinculadas na gerência de desenvolvimento da Pré-Amazônia Maranhense.
  • O complexo atende a clientela dos bairros, Jardim de Alah, Jardim Glória, Vila São Francisco, Vila Ildemar e Centro.
slide16
Foi fundado em 28 de setembro de 1981, o seu nome teve origem propiciada pela homenagem ao Professor Antonio Carlos Beckman, Secretario de Educação do Estado do Maranhão.
  • Durante a pesquisa constatou-se que a escola desenvolve vários projetos como também participou de concursos sendo os principais:

- Literatura para Todos;

- Nono Concurso de Frases - 2006;

- Valores Humanos;

- Projeto “Prata da Casa”;

- Projeto “Memória Viva”;

- Projeto “Escola e Comunidade Fortalecer a Biodiversidade”.

resultados e discuss es
RESULTADOS E DISCUSSÕES
  • A análise a seguir mostra o percentual e os segmentos entrevistados em nossa pesquisa. O universo de pesquisa é o Centro de Ensino Professor Antonio Carlos Beckman em Açailândia-MA com os seguintes segmentos: Gestor; Professores; Alunos; Auxiliar de serviços gerais.
slide19
Gráfico 01: Na sua escola existe Projeto Político Pedagógico?

Fonte: Pesquisa de Campo.

slide20
Gráfico 02: A escolha da direção.

Fonte: Pesquisa de Campo.

slide21
Gráfico 03: O colegiado Escolar conta com a participação freqüente dos pais, alunos e pessoas externas a escola.

Fonte: Pesquisa de Campo.

slide22
Gráfico 04: Os encontros Pedagógicos aconteceram com a presença da Direção?

Fonte: Pesquisa de Campo.

slide26
Gráfico 02: Você participa das decisões tomadas pela escola, através da sua representatividade?

Fonte: Pesquisa de Campo.

slide29
Gráfico 05: Como você considera a relação alunos e professor na sua escola?

Fonte: pesquisa de Campo.

slide35
Gráfico 01: Na sua escola existe Projeto Político Pedagógico?

Fonte: Pesquisa de Campo.

slide36
Gráfico 02: A escolha da direção

Fonte: Pesquisa de Campo.

slide37
Gráfico 03: O Colegiado Escolar conta com a participação freqüente dos pais, alunos e professores?

Fonte: Pesquisa de Campo.

slide39

1- Qual a função social da escola?R: É preparar o aluno para a convivência em sociedade e para a competitividade do campo de trabalho. 2- Como você considera a relação professor/diretor?R: A relação entre professor/diretor, ocorre de forma harmoniosa e com muito profissionalismo.

slide40
3- Como são as reuniões pedagógico-administrativas?

R: As reuniões pedagógico-administrativas acontecem periodicamente de forma o calendário escolar e extraordinariamente quando há necessidade sempre com todo corpo docente e administrativo.

4- A escola possui Grêmio Estudantil?

R: Não.

5- Na escola existe Projeto Político?

R: Sim.

slide41
6- Funciona Colegiado Escolar?

R: Sim.

7- Quando iniciou a gestão Colegiada na escola?

R: Em 1997.

8- Como funciona o Colegiado Escolar?

R: Funciona sempre que convocado para resolver problemas pedagógicos e financeiros e fora da convocação quando algum membro percebe algo errado.

slide42
9- Como é elaborado o Projeto Político Pedagógico da Escola?

R: O Projeto Político Pedagógico da escola, através de uma pesquisa a qual abrange opiniões de pais, alunos e professor, onde a direção sentiu as necessidades vitais da escola, para assim elaborar planos de melhoria da escola.

10- Na sua escola a participação dos pais tem influenciado na democratização da Gestão Escolar?

R: Sim.

considera es finais
CONSIDERAÇÕES FINAIS
  • Ao concluir o estudo teórico e de pesquisa de campo, constatamos que a gestão participativa na escola vai além do que se almeja de um diretor-gestor. Pois a função é complexa, formar cidadãos politizados, capazes de agir e interagir no meio em que vivem.
  • Portanto, o estudo explicita que para que aconteça a gestão participativa, é necessário que o gestor (a) aquele (a) que gerencia o sistema, incremente a sua produtividade, por meio do aperfeiçoamento dos recursos humanos, da otimização dos recursos materiais e do entrosamento com as mais diferentes instituições sociais da comunidade. Assim, integrado com todos os atores do processo em colaboração na manutenção do sistema e aperfeiçoamento da educação por ele (a) produzida.
slide44
Entende-se que a interação professor, aluno, diretor, pais e comunidade unidos na resolução de problemas e como facilitares de mudanças educacionais no sentido de melhoria da qualidade do ensino público, através de novas práticas.
slide45
FIM

Obrigada!!!