1 / 35

Introdução teórica

Introdução teórica. A modulação em freqüência consiste na variação da freqüência da portadora proporcionalmente ao sinal de informação. Dado o sinal modulador. O sinal FM possui a seguinte expressão:. onde:. = índice de modulação em freqüência ou desvio máximo de fase.

zanta
Download Presentation

Introdução teórica

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Introdução teórica A modulação em freqüência consiste na variação da freqüência da portadora proporcionalmente ao sinal de informação. Dado o sinal modulador O sinal FM possui a seguinte expressão: onde: =índice de modulação em freqüência ou desvio máximo de fase.

  2. m, fm = freqüência do sinal modulado c= freqüência da portadora sem modulação O parâmetro  = K.Em, é denominado desvio de freqüência e corresponde ao valor máximo que pode ser acrescentado a c na constituição da freqüência instantânea. Ké a constante do modulador. A freqüência instantânea é dada por: A decomposição em série de Fourier do sinal modulado FM é representada pela expressão: Onde Jn são as funções de Bessel deordem n e dependem do valor de . A largura de faixa (B), mínima necessária para a transmissão do sinal FM é: B = 2.n.fm

  3. Onde fm é a máxima freqüência do sinal modulador e n é o número de bandas laterais para cada lado da portadora. Limita-se a largura de faixa, fazendo-se n =  +1, portanto: B = 2.(  +1).fm Como o índice de modulação em freqüência é  = /m = f/fm Tem-se: e Parte Prática Parte 1: Modulação em freqüência e Fase Objetivo: Descrever a Modulação em Freqüência e um circuito Modulador FM. Descrever a Modulação em Fase e um circuito Modulador de Fase. Conhecer e utilizar os blocos: VCO-LO, Modulador de Fase, Detector de Quadratura

  4. Equipamento necessário: - Bastidor F.A.C.E.T. - Placa de Comunicações Analógicas - Osciloscópio duplo canal - Gerador de Sinais - Multímetro Digital Procedimento Modulação Angular inclui Modulação em Fase (PM) e Modulação em Freqüência (FM)

  5. Modulação em Freqüência (FM):

  6. Um sinal de FM é gerado com o bloco VCO-LO Circuito VCO-LO

  7. 1. Colocar um jumper no VCO-LO na posição 452kHz. Ajustar o potenciômetro de amplitude totalmente para o sentido horário. 2. Conectar o canal 2 do osciloscópio na saída OUT (FM) do VCO-LO. 3. Conectar o multímetro na escala de CC no ponto T (teste) do bloco VCO-LO

  8. 4. Ajustar a fonte negativa para –4Vcc em T. 5. Conectar o canal 1 do Osciloscópio ao ponto T. 6. Medir a freqüência do sinal do canal 2, com o sincronismo pelo canal 2.

  9. 7. Variar a tensão da fonte negativa e verificar a variação da freqüência do sinal do canal 2. 8. Medir o desvio de freqüência (f) da tensão de saída do VCO-LO para uma variação na tensão de entrada no ponto T, em 1Vcc (-4Vcc para -3Vcc). 9. Conectar o gerador de sinais com 2Vpp, 5kHz (fm), na entrada M do VCO-LO.

  10. 10. Verificar a forma de onda da saída do VCO-LO no canal 2 do osciloscópio, com o sincronismo pelo canal 2. 11. Verificar a forma de onda da saída do VCO-LO no canal 2 do osciloscópio, com o sincronismo pelo canal 1. Atuar na escala de tempo do osciloscópio para visualizar o sinal modulador. 12. Calcular o índice de modulação ( = f/fm), onde f é o valor medido no ítem 8. 13. Calcular a largura de faixa necessária para esse sinal: B = 2.( + 1) . fm

  11. Modulação em Fase (PM): Um sinal PM é gerado com o bloco Modulador de Fase As entradas do Modulador são: Uma portadora de 452kHz e um sinal modulador de 5kHz O ponto T, permite medir a tensão da fonte positiva de 0 a 10V. O terminal entre o modulador e o limitador, permite monitorar o sinal PM , antes que seja limitado.

  12. Circuito do Modulador de Fase Circuito limitador

  13. Efeito do limitador 14. Inserir um jumper no bloco VCO-LO, na posição 452kHz.

  14. 15. Conectar a saída OUT (FM) do bloco VCO-LO no ponto C do Modulador de Fase. 16. Conectar o canal 1 do Osciloscópio, também ao ponto C do Modulador de Fase. 17. Ajustar a saída do bloco VCO-LO para um sinal de 600mVpp em C.

  15. 18. Conectar o voltímetro na escala de CC, no ponto T do bloco VCO-LO. 19. Ajustar o botão da fonte negativa, para obter-se –1,0 V em T, o que ajustará a freqüência do VCO-LO para aproximadamente 405kHz. 20. Conectar o canal 2 do Osciloscópio ao terminal localizado entre o Modulador e o Limitador.

  16. 21. Ajustar o botão da fonte positiva. Ajustar a variação de fase, de forma que o sinal de saída do Modulador (canal 2) esteja em fase com o sinal do VCO-LO (canal 1). 22.Enquanto observa o Osciloscópio, girar lentamente o botão da fonte positiva do bastidor para a direita e então para a esquerda. Variando a tensão da fonte positiva, simula-se uma mudança de amplitude do sinal modulador. O que pode-se observar ? 23. Ajustar a tensão da Fonte Positiva, de forma que os sinais dos canais 1 e 2, estejam em fase.

  17. 24. Aplicar um sinal modulador de 3Vpp, 5kHz ao ponto M do modulador. Conectar o canal 1 do Osciloscópio em M. 25. Conectar o canal 2 do osciloscópio no terminal localizado entre o Modulador e o Limitador, com o sincronismo pelo canal 1. Verificar a forma de onda da saída. É possível obter o sincronismo do sinal ?

  18. 26. Conectar o canal 1 do osciloscópio em C, com o sincronismo pelo canal 1. O canal 1 então, mostra a portadora não modulada e o canal 2 mostra o sinal modulado em fase. 27. Conectar o canal 1 do Osciloscópio na saída do limitador. Compare os sinais na entrada e na saída do limitador.

  19. Parte 2: Demodulação (Detector de Quadratura) • Objetivo: • - Entender a demodulação de um sinal de FM. • Descrever a operação de um detector de quadratura. • Equipamento Necessário • - Bastidor F.A.C.E.T. • - Placa de Comunicações Analógicas • - Osciloscópio duplo canal • - Gerador de Sinais • - Multímetro Digital

  20. Procedimento a) Limitador e Deslocador de Fase Detector de Quadratura, composto pelos circuitos: limitador, deslocador de fase e detector de fase. Na saída do detector de fase obtém-se um sinal proporcional às variações de freqüência entre a portadora e o sinal modulado.

  21. Na saída do detector de fase obtém-se um sinal proporcional às variações de freqüência entre a portadora e o sinal modulado. • Inserir um jumper na posição 452 kHz do bloco VCO-LO. • 2. Conectar a saída OUT (FM) do bloco VCO-LO na entrada FM do bloco Detector de Quadratura. 3. Conectar o canal 1 do Osciloscópio na entrada FM do Detector de Quadratura.

  22. 4. Ajustar o sinal na portadora de FM para 500mVpp, através do potenciômetro do VCO-LO. 5. Verificar o sinal do canal 1. Deverá apresentar um sinal conforme a figura abaixo:

  23. 6. Conectar o canal 2 do Osciloscópio na saída do Limitador / Deslocador de Fase do bloco Detector de Quadratura. 7. Ajustar a freqüência do sinal de FM, atuando no botão da fonte negativa, até a forma de onda do canal 2, ter amplitude máxima (freqüência igual à de ressonância do filtro LC)

  24. 8. Qual é a diferença de Fase entre o sinal da portadora de FM não modulado no canal 1 e o sinal de saída do Limitador / Deslocador de Fase do canal 2 ? 9. Ajustar o botão da fonte negativa do bastidor para a direita e para a esquerda, com o objetivo de variar a freqüência do sinal de FM. Verificar os sinais de saída. Retornar a freqüência para o valor que dê a máxima amplitude na saída (canal 2).

  25. 10. Enquanto observa o sinal de saída do Limitador / Deslocador de Fase (canal 2 do osciloscópio), variar a amplitude do sinal de entrada, através do potenciômetro do bloco VCO-LO 11. Quando o sinal de entrada for reduzido, o sinal de saída do Limitador / Deslocador de Fase (canal 2 do osciloscópio), se torna uma onda senoidal ou outro tipo de sinal ?

  26. b) Filtro e Detector de Fase O sinal de FM original e o sinal de FM defasado de 90 do limitador ,são combinados no detector de fase. O detector de fase é um modulador balanceado. 12. Conectar o circuito e as pontas de prova do osciloscópio conforme figura abaixo:

  27. 13. Conectar o canal 2 do osciloscópio na saída do detector de fase. 14. Qual é o sinal de saída do Detector de Fase no canal 2 ? A freqüência soma ou diferença ? Por que ?

  28. 15. Qual é a componente diferença na saída do detector de Fase ? 16. Conectar o canal 1 do osciloscópio na entrada do limitador / deslocador de fase e conectar o canal 2 do Osciloscópio à entrada do Detector de Fase. Se necessário, ajuste a freqüência de FM, atuando no botão da fonte negativa, de forma que a diferença de fase entre os sinais de entrada nos canais 1 e 2, seja 90.

  29. 17. Conectar o multímetro na escala de CC na saída do Detector de Fase. Com uma diferença de fase de 90 entre os sinais de entrada, medir a tensão CC na saída do Detector de Fase. 18. Ajustar a diferença de fase entre os canais 1 e 2 para 135, conforme a figura abaixo, atuando no botão da fonte negativa. Com essa diferença de fase, medir a tensão CC na saída do Detector de Fase.

  30. 19. Ajustar a diferença de fase entre os canais 1 e 2 para 45, conforme a figura abaixo, atuando no botão da fonte negativa. Com essa diferença de fase, medir a tensão CC na saída do Detector de Fase. 20. Montar a tabela abaixo, com as tensões medidas:

  31. 21. Ajustar a diferença de fase entre os canais 1 e 2 para 45, conforme a figura abaixo, de volta para 90, atuando no botão da fonte negativa. 22. Agora a portadora de FM será modulada com um sinal modulador de 3kHz. Conectar o Gerador de Sinais na entrada (M) do bloco VCO-LO.

  32. 23. Conectar o canal 1 do Osciloscópio no ponto T do bloco VCO-LO. Sincronizar com o canal 1. 24. Ajustar o Gerador de sinais para 500mVpp no ponto T do bloco VCO-LO. 25. Conectar agora o canal 1 do Osciloscópio na entrada do Detector de Quadratura no ponto FM. Conectar o canal 2 do osciloscópio na saída do Limitador / Deslocador de Fase. Sincronismo pelo canal 1.

  33. 26. Comparar os sinais nas duas entradas do detector de fase. A fase do sinal no canal 2 está variando com relação ao sinal no canal 1 ? 27. Conectar o canal 1 do Osciloscópio na entrada M do bloco VCO-LO (sinal modulador). Conectar o canal 2 do osciloscópio na saída do detector de fase. Sincronizar com o canal 1. Observar as variações CC do sinal de saída no canal 2.

  34. 28. Comparar o sinal modulador no canal 1 com as variações CC da saída de Detector de Fase no canal 2. Os sinais possuem a mesma freqüência ? O que você conclui ? 29. Conectar o canal 2 do Osciloscópio na saída do filtro, mantendo o sincronismo pelo canal 1. 30. O sinal recuperado no canal 2, varia com a amplitude e freqüênciadosinal modulador no canal 1 ? Que sinal é esse ?

  35. Não se esqueça de realizar agora o teste Sobre este módulo. Este “Teste do Módulo” deverá ser feito no próprio Laboratório sob a supervisão do professor. Ao finalizar o “Teste do Módulo” entregue suas respostas para o professor.

More Related