1 / 22

E. E. RAUL TEIXEIRA DA COSTA SOBRINHO Santa Luzia/ MG - SRE: Metropolitana C Diretora: Marcília Maria de Araújo Site do

E. E. RAUL TEIXEIRA DA COSTA SOBRINHO Santa Luzia/ MG - SRE: Metropolitana C Diretora: Marcília Maria de Araújo Site do projeto: www.eunomeio.com.br EU NO MEIO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL Coordenadora: Juliana Silvério Alves Especialista em Educação Ambiental.

xue
Download Presentation

E. E. RAUL TEIXEIRA DA COSTA SOBRINHO Santa Luzia/ MG - SRE: Metropolitana C Diretora: Marcília Maria de Araújo Site do

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. E. E. RAUL TEIXEIRA DA COSTA SOBRINHO Santa Luzia/ MG - SRE: Metropolitana C Diretora: Marcília Maria de Araújo Site do projeto: www.eunomeio.com.br EU NO MEIO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL Coordenadora: Juliana Silvério Alves Especialista em Educação Ambiental

  2. Escola - Localização Privilegiada E. E. RAUL TEIXEIRA DA COSTA SOBRINHO

  3. O Rio das Velhas é o maior afluente (761 km) do Rio São Francisco. Localizado na região central de Minas Gerais. Constitui-se como principal manancial para o abastecimento de água da capital e cidades do entorno.

  4. Diagnóstico do Entorno:LixoEntulhoEsgotoQueimadasDesmatamento Ausência de fiscalizaçãoFalta de opções de lazer

  5. APRESENTAÇÃO • O projeto Eu no Meio: educação ambiental no ensino fundamental iniciou suas atividades em 2009 e se desenvolve na escola estadual Raul Teixeira da Costa Sobrinho, Santa Luzia/ MG. • A escola situa-se numa região de mata atlântica transição com o cerrado, com considerável presença de mata nativa e nascentes que integram a bacia do Rio das Velhas. • Frente a essa realidade surgiu o interesse em desenvolver o projeto que tem o intuito de levar os alunos a refletirem sobre o respeito ao meio ambiente e seus recursos naturais, como cidadão comprometido pelo meio que está inserido. • Este projeto é interdisciplinar e conta com a participação dos professores de diferentes disciplinas e supervisão pedagógica, que demonstraram interesse em participar do projeto.

  6. OBJETIVOS:GERAL Promover uma educação ambiental comprometida com a cidadania e direcionada às questões ambientais do entorno escolar.

  7. Específicos • Buscar parceiros para a realização do projeto. • Sensibilizar os alunos para o reconhecimento das riquezas e problemas ambientais do entorno escolar. • Resgatar os valores humanos através de ações pedagógicas interdisciplinares. • Estimular os alunos quanto à utilização de forma sustentável dos recursos naturais e um consumo consciente. • Promover o senso crítico e o sentimento de mobilização para a valorização do meio ambiente de convívio imediato.

  8. METODOLOGIAEtapa 1: Identificando parcerias Em um primeiro momento este projeto será levado ao conhecimento da direção, equipe pedagógica e professores para que seja compreendido e posteriormente colocado em prática. A partir da apresentação da proposta buscará estabelecer parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Etapa 2: Sensibilizando os alunos A etapa propõe um levantamento e diagnóstico da situação de pontos importantes do bairro onde situa a escola. A atividade se realizará por meio de um Jornal Falado, com o apoio da disciplina de Português.

  9. Palestras e oficinas

  10. Etapa 3: Conscientizando os alunos Trabalhos de campo com o apoio da disciplina de Educação Física que orientará sobre a roupa e sapatos adequados.

  11. Utilizando-se de jogos e brincadeiras, buscará trabalhar com os alunos noções e conceitos ligados à temática.

  12. Jogos didáticos com material reciclável, envolvendo a disciplina de Matemática:

  13. Oficinas de reciclagem e reaproveitamento de materiais:

  14. Em datas comemorativas os alunos irão produzir materiais de conscientização da comunidade escolar:

  15. Textos do PIP (Plano de Intervenção Pedagógica) Objetivo: Desenvolver leitura e interpretação de textos e formar cidadãos críticos e conscientes. • Trabalhados quinzenalmente nas oficinas de leitura: • Abertura do Projeto “Eu No Meio” • Recreio musical e texto: • Você se ama realmente? • Ricardo Melo – Rock Estrela • Consumismo um padrão de comportamento • Todos nós pertencemos a uma bacia hidrográfica

  16. Etapa 4: Mobilizando a comunidade escolar Depósitos de Recicláveis – Alteração do destino dos materiais e direcionamento para uma atividade sustentável.

  17. Cartilha educativa distribuída à comunidade escolar e desenvolvida pelos alunos.Abordagem de assuntos relevantes e que destaquem a importância do meio ambiente e sua preservação.

  18. Etapa 5: Encerrando o Projeto Eu no Meio Feira Cultural com exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano. Divulgação das ações do projeto no site: www.eunomeio.com.br

  19. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

  20. CRONOGRAMA FÍSICO

  21. RESULTADOS ESPERADOS É importante salientar que as mudanças almejadas como resultado do projeto devem ser de valores, muito mais profundas do que simplesmente a transformação local e pontual do problema. É preciso lembrar que a educação ambiental é um processo e, como tal, não deve ser interrompido no primeiro obstáculo. Os resultados podem demorar a aparecer, mas através de atividades simples e que desenvolvam o pensamento crítico dos participantes pode-se chegar ao respeito ao meio ambiente.

More Related