1 / 16

Aula 3 – Institucionalização e Legitimidade do Poder

Aula 3 – Institucionalização e Legitimidade do Poder. (Capítulo 21, pag 267). Venezuela. Ucrânia. Política e Poder. POLÍTICA trata das relações de Poder: sua conquista, sua manutenção e a sua expansão. Poder.

Download Presentation

Aula 3 – Institucionalização e Legitimidade do Poder

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Aula 3 – Institucionalização e Legitimidade do Poder (Capítulo 21, pag 267)

  2. Venezuela Ucrânia

  3. Política e Poder POLÍTICA trata das relações de Poder: sua conquista, sua manutenção e a sua expansão.

  4. Poder É a capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre indivíduos ou grupos humanos. “É a capacidade de fazer que os demais realizem o que queremos”. (Bertrand Russel).

  5. AS 3 FORMAS DE PODER DE BOBBIO PODER POLÍTICO PODER IDEOLÓGICO Todas se fudamentam e mantém uma sociedade de desiguais: ricos e pobres, fortes e fracos, sábios e ignorantes ou superiores e inferiores.

  6. FORÇA • É o instrumento para o exercício do Poder. Sem a Força, não há Como se exercer o Poder. • Em nosso estudo FORÇAnão é violência, coerção ou força física, mas, trata-se de FORÇA POLÍTICA (PODER DO ESTADO).

  7. Apesar de a FORÇAFÍSICA ser uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder.

  8. Princípios da Institucionalização do Poder Origem da legitimidade do poder Estados teocráticos Vontade de Deus Monarquias hereditárias Governos aristocráticos Sucessão Governo dos melhores: ricos, nobres, intelectuais, etc Democracia Vontade do povo

  9. A institucionalização do Poder é a operação jurídica pela qual o Poder político se transfere da pessoa dos governantes para uma entidade abstrata - o Estado. O efeito jurídico desta operação é a criação do Estado como suporte do poder independente da pessoa dos governantes. Institucionalização do Poder

  10. Institucionalização do Poder Idade Moderna Monarquias Nacionais Estado Território, leis, impostos e exército.

  11. Estado Moderno Max Weber 1. Presença do aparato adm. Para prestação de serviços públicos. 2. Monopólio legítimo da força.

  12. Institucionalização do Poder/ Estado O Governante não mais se identifica com o poder, mas é apenas o depositário da soberania popular. Poder Legítimo Poder de Direito

  13. Poder de Direito Não repousa na violência, nem no privilégio de classes Mandato popular Súdito  cidadão

  14. Legitimidade É o consentimento dos governados

  15. CONCLUSÃO

  16. Bibliografia • Filosofando, Introdução à Filosofia – de Maria Lúcia de Arruda e Maria • Helena Pires Martins . Editora Moderna. • História das ideias políticas – de Olivier Nay. Editora Vozes • Artigos da internet referenciados nos slides.

More Related