1 / 33

ÁSIA Religião; Economia e Política

ÁSIA Religião; Economia e Política. Professor Arnaldo Geografia trilobita.org.br/arnaldo arnaldo506@gmail.com. A Muralha da China.

verda
Download Presentation

ÁSIA Religião; Economia e Política

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ÁSIAReligião; Economia e Política Professor Arnaldo Geografia trilobita.org.br/arnaldo arnaldo506@gmail.com

  2. A Muralha da China O governo chinês informa que a Grande Muralha tem 8.850 km de extensão. Embora existam fontes que afirmem que o comprimento da Muralha pode chegar a 21.196 km. Estende-se desde o passo de Jiayuguan (província de Gansu), lado oeste, até a foz do rio Yalujiang (província de Liaoning), lado leste. Atravessa o Deserto de Gobi, quatro províncias (Hebei, Shanxi, Shaanxi e Gansu) e duas regiões autônomas (Mongólia e Ningxia). A altura média da Grande Muralha é de 7 metros.

  3. O segredo da saúde, mental e corporal, está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas, viver sábia e seriamente o presente.Buda

  4. Área aproximada: 44 milhões Km² População: Mais de 3,9 bilhões de habitantes Maior continente: 30% das terras emersas

  5. Grande diversidade cultural, religiosa • Continentes de contrastes (diferenças) • Mudanças em decorrência de problemas econômicos, sociais e políticos: • CHINA – adotou o socialismo • JAPÃO – reestruturação econômica, transformou-se em potência mundial • SUDESTE ASIÁTICO – surgiram as plataformas de exportação • ORIENTE MÉDIO – avanço do fundamentalismo Islâmico

  6. Maior parte no hemisfério norte • Hemisfério oriental • 11 fusos horários

  7. Banham o continente... • NORTE: Oceano Glacial Ártico • SUL: Oceano Índico • LESTE: Oceano Pacífico • OESTE: Mar vermelho, mar mediterrâneo, mar negro, mar Cáspio, montes Urais e cordilheira do Cáucaso

  8. “É durante as adversidades que surgem as grandes oportunidades”(provérbio árabe)

  9. As principais religiões monoteístas da Ásia: JUDAÍSMO CRISTIANISMOISLAMISMO

  10. JUDAÍSMOOs ensinamentos são baseados na Torá (bíblia dos judeus) “Velho Testamento”. O calendário judaico começa a ser contado em 7 de outubro de 3760 a.C. que para os judeus foi a data da criação do mundo o que quer dizer que estamos vivendo no ano de 5772.

  11. CRISTIANISMOReligião centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, na sua peregrinação pelo mundo, apresentado no “Novo Testamento”. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, filho de Deus, Senhor e Salvador do mundo.

  12. ISLAMISMOCriado pelo profeta Maomé, a doutrina muçulmana encontra-se no livro sagrado Alcorão. Foi fundada na região da atual Arábia Saudita.Muhammad (Maomé) nasceu na cidade de Meca no ano de 570. Aos 40 anos de idade, recebeu a visita do anjo Gabriel. A partir deste momento, começa sua fase de peregrinação.

  13. Entre tantos ensinamentos contidos no Corão, destacam-se: • onipotência de Deus (Alá); • importância de praticar a bondade, a generosidade; e • cometer justiça no relacionamento social. O Alcorão também registra tradições religiosas, passagens do Antigo Testamento judaico e cristão.

  14. Segundo a Sharia, todomuçulmano deve: • Crer em Alá como seu único Deus; • Fazer cinco orações diárias curvado para a Meca; • Pagar o zakat (contribuição para ajudar os pobres); • Fazer jejum no mês de Ramadã e; • Peregrinar para Meca pelo menos uma vez na vida.

  15. Cidades sagradas para o Islamismo: Meca: onde fica a “Pedra Negra”.Medina: local onde Maomé construiu a primeira Mesquita (templo religioso dos muçulmanos).Jerusalém: cidade onde o profeta subiu ao céu e foi ao paraíso para encontrar com Moises e Jesus.

  16. Divisões do Islamismo Os seguidores da religião muçulmana se dividem em: Sunitas (80%), de acordo com os sunitas, a autoridade espiritual pertence a toda comunidade. Xiitas (20%) também possuem sua própria interpretação da Sharia. São mais conservadores.

  17. Perfil Socioeconômico da Ásia X Japão Índia

  18. Apesar da melhora nos últimos anos, as taxas de mortalidade infantil continuam elevadas, sobretudo na Ásia Meridional e em alguns países do Oriente Médio. Contudo, no Japão e Coreia do Sul, essa taxa é das mais baixas. Os melhores índices educacionais da Ásia ocorrem no Japão e em Israel. Normalmente, os países desenvolvidos têm os melhores indicadores sociais, destaque para Japão, Coreia do Sul e Israel, em face dos demais, que são subdesenvolvidos. A ONU considera os países com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado como países desenvolvidos. Países Desenvolvidos da Ásia Fontes: http://paises-emergentes.info/mos/view/Pa%C3%ADses_desenvolvidos/ http://www.infoescola.com/geografia/paises-desenvolvidos/ http://www.goisrael.com.br/Tourism_Bra/Discover%20Israel/Paginas/State%20of%20Israel.aspx http://www.suapesquisa.com/paises/japao/economia_japao.htm

  19. Economia da Ásia A maioria dos países asiáticos tem na agricultura e na exploração de seus recursos naturais a base de suas economias; De maneira geral, a agricultura praticada é a extensiva (pouca tecnologia, baixa mecanização) voltada para o consumo interno; China e Índia: maiores produtores mundiais de arroz; Principais produtos: trigo, algodão, cevada, chá, tabaco e frutas; Pecuária bastante significativa. Principais rebanhos: bovino, suíno, ovino e bufalino;

  20. Economia da Ásia • minério de ferro, ouro, estanho e cobre; • carvão mineral, petróleo e gás natural. A exploração e a industrialização de recursos naturais são fundamentais para a economia da Ásia. Principais produtos: O crescimento econômico da sociedade asiática ocorre sob dois segmentos: • De um lado, existem as atividades modernas, formação especializada, estágios no ocidente, salários e padrões de vida elevados; e • De outro, estão a mão de obra barata e trabalhos ilegais, sem direitos trabalhistas e nem fiscalização dos governos.

  21. Economia das regiões O petróleo movimenta a economia da maioria dos países dessa região; A Arábia Saudita tem a maior bacia petrolífera do Oriente Médio e do mundo. Grandes investimentos em refinarias e indústrias petroquímicas; Apesar da importância, a maioria da população não trabalha nem se beneficia dos lucros; A atividade industrial é baixa. Destaque para a indústria têxtil, responsável pela tradicional produção artesanal dos tapetes persas; A exceção é Israel, país industrializado e desenvolvido. Suas indústrias estão concentradas em Tel-Aviv e Haifa, onde se destacam as têxteis, alimentícias, químicas, armamentos, aeronáutica, etc. Oriente Médio

  22. ISRAELO Estado de Israel compreende uma faixa litorânea de clima mediterrâneo.Israel tem duas capitais: Jerusalém e Tel Aviv.Kibutz: fazendas agrícolas comunitáriasDeserto de Neguev

  23. O Oriente Médio ocupa uma área de 6 229 874 km²População predominantemente árabeMaior país: Arábia Saudita Menor país: BahreinPredomina o clima árido e semi-árido e relevo montanhoso (Turquia, Irã e Afeganistão)

  24. A PARTILHA Entre os séculos XV e XX o Oriente Médio ficou sob o domínio do Império Turco Otomano. No século XX (Final da primeira Guerra Mundial) ficou dividido entre Inglaterra e França:Inglaterra (Palestina, Mesopotâmia e Jordânia). França (Síria e Líbano).

  25. Agricultura (de subsistência): arroz, trigo, cana-de-açucar e algumas frutas.Na região mediterrânea, destacam-se as plantas para exportação: oliveira, fumo, trigo e tâmara. Pecuária: ovinos e caprinos e camelos.Indústria: Em geral a atividade industrial não é forte.

  26. Petróleo: o “ouro negro” do deserto.OPEP: Arábia Saudita, Catar,Emirados Árabes Unidos,Irã, Iraque, Kuwait, Indonésia,Líbia, Nigéria, Argélia e Venezuela.

  27. Hidrografia“A água é um recurso natural muito escasso no Oriente Médio” Muitos países precisam importá-la ou dessalinizar água do mar para obter água potável. Principais rios: Tigre, Eufrates e Jordão.

  28. Entre os países que compõem o subcontinente indiano, o mais importante economicamente é a Índia; Uma parcela significativa da população indiana vive na pobreza absoluta, menos de US$1 por dia; Délhi e Calcutá abrigam os principais centros urbanos industriais. A presença de polos de alta tecnologia (tecnopolos), com altos salários, significa que o desenvolvimento econômico indiano beneficia apenas uma pequena parcela da população, a que está ligada aos setores: Economia das regiões Ásia Meridional ou subcontinente indiano Mecânico; Siderúrgico; e de Informática. Grandes parcerias com Transnacionais estadunidenses, inglesas e japonesas. A Índia tem um dos maiores rebanhos bovinos do mundo. Entretanto, o consumo interno é baixo.

  29. Malásia, Filipinas, Tailândia e Indonésia apresentaram grande crescimento econômico nos anos 1990; O crescimento econômico foi proporcionado pelas Transnacionais japonesas e estadunidenses na região; Com a modernização promovida na região, os governos locais fizeram amplos investimentos em educação, acelerando o crescimento regional. Assim nascem os Novos Tigres Asiáticos; Petróleo, cassiterita (estanho) – grande importância para a economia da região. Destaque para a Indonésia. A agricultura também é uma atividade econômica de grande expressão na região: Agricultura de subsistência; e Monoculturas Economia das regiões Sudeste Asiático

  30. Os maiores centros industriais da China localizam-se no Nordeste do país – abundância de carvão mineral; Os países mais industrializados são o Japão e os Tigres Asiáticos. Modernos processos de industrialização, mão de obra especializada e tecnologia de ponta; A indústria japonesa destaca-se mundialmente nos setores de informática, robótica, eletroeletrônico e automobilístico; A Coreia do Sul é um dos países com grande desenvolvimento industrial. Economia das regiões Extremo Oriente

  31. Grupo de países que na década de 1980 apresentaram um crescimento econômico elevado baseado na atração de capital estrangeiro como a isenção de impostos e mão-de-obra barata; • O grupo formado por Coréia do Sul, Taiwan (Formosa), Cingapura e Hong Kong, surgiu durante a disputa comercial iniciada com o fim do comunismo e a abertura desses mercados. • O Japão foi o principal propulsor do crescimento dos países do sudeste asiático; • O investimento na educação e na infraestrutura de transportes, assim como a desvalorização do iene, impulsionaram a economia que continuou evoluindo e teve grande importância na criação do bloco econômico da bacia do Pacífico; • A economia se baseia unicamente na exportação; • O grupo possui a maior indústria naval do mundo, o maior exportador de tecidos, relógios e rádios, a maior indústria de bicicletas, a 2ª reserva mundial em moeda estrangeira e o maior complexo de refinarias do mundo. Os Tigres Asiáticos

  32. Lembre-se: Necessariamente, todo muçulmano é islâmico e todo islâmico é muçulmano, pois, trata-se dos seguidores do Islamismo. Entretanto, nem todo árabe é muçulmano e nem todo muçulmano é árabe.

More Related