1 / 20

EDGAR MORIN A CABEÇA BEM-FEITA CAPITULO VIII – A Reforma do Pensamento

ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Política e Sociedade na Perspectiva Interdisciplinar Docente: Jomária Queiroz Discente: Daniela Bulcão e Erick Farias. EDGAR MORIN A CABEÇA BEM-FEITA CAPITULO VIII – A Reforma do Pensamento. AMBIENTAÇÃO. MÚSICA: PENSAMENTO DE CIDADE NEGRA.

siran
Download Presentation

EDGAR MORIN A CABEÇA BEM-FEITA CAPITULO VIII – A Reforma do Pensamento

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIORPolítica e Sociedade na Perspectiva Interdisciplinar Docente: Jomária QueirozDiscente: Daniela Bulcão e Erick Farias EDGAR MORINA CABEÇA BEM-FEITACAPITULO VIII – A Reforma do Pensamento

  2. AMBIENTAÇÃO MÚSICA: PENSAMENTO DE CIDADE NEGRA

  3. AMBIENTAÇÃO

  4. “ O Iluminismo depende da educação, e a educação do Iluminismo” (KANT)

  5. INTRODUÇÃO “Reforma de pensamento significa reforma de educação.” Edgar Morin Neste capitulo, “a reforma do pensamento” Edgar Morin retoma o segundo e o terceiro princípios do Discurso sobre o Método que regem a consciência científica. O segundo princípio é tido como princípio da separação; e o terceiro como princípio da redução. Considera que deve-se ordenar o conhecimentos em escala crescente: dos mais simples aos mais complexos.

  6. INTRODUÇÃO • A redução do conhecimento tem duas vertentes: 1 - A redução do conhecimento do todo ao conhecimento adicional de seus elementos. “comprovação” 2 - Tende a limitar o conhecimento ao que é mensurável, quantificável, formulável.

  7. Ciências As duas revoluções científicas do século prepararam a reformado pensamento. 1 – A primeira traz a queda do dogma determinista; suscitando incertezas em relação aos pressupostos do saber cientifico 2 – A segunda com a constituições de grandes ligações cientificas; ressurreição de entidades globais, como a natureza e homem.

  8. Literatura e Filosofia • No século XIX, enquanto o indivíduo, o singular, o concreto e o histórico eram ignorados pela ciência, a literatura e, particularmente o romance restituíram e revelavam a complexidade humana. • Ciências: revela dissolver a complexidade das aparências. • Literatura e Filosofia: revelação da condição humana na singularidade do indivíduo.

  9. A reforma • Para Morain, esta reforma gera um pensamento do contexto complexo, que liga e enfrenta a incerteza. • Substitui a casualidade linear e unidirecional por casualidade em círculo e multi-referêncial, corrigindo a rigidez da lógica clássica pelo diálogo capaz de conceber noções complementares e antagônicas.

  10. A reforma • Explica a compreensão em todos os fenômenos humanos. • Quando trata da compreensão, focaliza que considera-se todos objetos de conhecimento tais como: Formas, qualidades, quantidades, comportamento, determinação etc. • Trata-se do conhecimento compreendido e fundado na comunicação e empatia-simpatia, na subjetividade.

  11. Os sete princípios 1 - Sistêmico ou Organizacional • Liga o conhecimento das partes ao conhecimento do todo. • Considera impossível conhecer as partes sem conhecer o todo, tanto conhecer o todo sem conhecer as partes.

  12. Os sete princípios 2 - Hologrâmico • Cada célula é parte de um todo – organismo global, mas também o todo está na parte: a totalidade do patrimônio genético está presente em cada célula individual; a sociedade estar presente em cada individuo, através da linguagem, cultura e normas.

  13. Os sete princípios 3 - Circuito retroativo • Permite o conhecimento dos processos auto-reguladores. • Ação-reação / causa-efeito

  14. Os sete princípios 4 - Circuito recursivo • È o circuito gerador em que os produtos e os efeitos são, eles mesmos, produtores e causadores daquilo que os produz.

  15. Os sete princípios 5 - Autonomia / dependência • Os seres vivos são auto-organizadores, que não param de se auto produzir e, por isso mesmo, despendem energia para manter sua autonomia.

  16. Os sete princípios 6 - Dialógico • Une dois princípios ou noções que deviam excluir-se e reciprocamente, mas são indissociáveis em uma mesma realidade. • Ordem/desordem/organização

  17. Os sete princípios 7 - Reintrodução do Conhecimento • Opera a restauração do sujeito e revela o problema cognitivo central: da concepção a teoria cientifica, todo conhecimento é uma reconstrução/tradução feita por uma mente/cérebro em uma cultura determinada.

  18. Considerações • “A reforma do pensamento é de natureza não programática, mas paradigmática, porque concerne à nossa aptidão para organizar conhecimento. É ela que permitiria a adequação à finalidade da cabeça bem-feita; isto é, permitiria o pleno uso da inteligência .” • “Precisamos compreender que nossa lucidez depende da complexidade do modo de organização de nossas idéias.”

  19. Referencial • MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reformar, reformar o pensamento. RJ. 15ªed. Bertrand Brasil, 2008.

  20. ...., “Sei tudo, mas não compreendo nada.” (RENE DAUMAL)

More Related