1 / 16

O pensamento moderno: Empirismo e racionalismo

O pensamento moderno: Empirismo e racionalismo. Grandes acontecimentos. O Mercantilismo e as grandes navegações Revoluções Francesas e Industrial Reforma protestante e o enfraquecimento do poder da igreja cristã católica; A retomada dos estudos dos textos clássicos gregos;.

jimbo
Download Presentation

O pensamento moderno: Empirismo e racionalismo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O pensamento moderno: Empirismo e racionalismo

  2. Grandes acontecimentos • O Mercantilismo e as grandes navegações • Revoluções Francesas e Industrial • Reforma protestante e o enfraquecimento do poder da igreja cristã católica; • A retomada dos estudos dos textos clássicos gregos;

  3. Dessas indagações derivam duas linhas que marcam a reflexão filosófica EMPIRISMO RACIONALISMO

  4. Racionalismo

  5. O racionalismo baseia-se em três aspectos fundamentais: 1. A razão é a origem do conhecimento verdadeiro (universal e necessário); 2. As ideias fundamentais dos conhecimentos são inatas; 3. O sujeito impõe-se ao objeto através das noções que traz em si.

  6. René Descartes (1596-1650) Obras: Discurso sobre o método (1637) Meditações Metafísicas (1641) -Filósofo, matemático e físico - Principal tese: a dúvida é o primeiro passo para o conhecimento; - Método cartesiano: Duvida-se de cada ideia que não seja clara e precisa; - Dúvida científica: as coisas deve ser provadas pelo raciocínio lógico para que seja consideradas verdadeiras.

  7. EGO COGITO ERGO SUM = PENSO, LOGO EXISTO - Método cartesiano: 4 regras básicas: a) Verificar: evidências reais e indubitáveis acerca do fenêomeno; b) analisar: dividir o macio as coisas e estudar suas unidades c) sintetizar: agrupar novamente as unidades estruturadas; d) Enumerar: conclusões e princípios do pensamento;

  8. Existem três formas do pensamento (ideias) que ajudam na compreensão da realidade: a) Ideias Inatas: presentes na mente pronto para ser acessado; b) Ideias fictícias: existentes da nossa imaginação; c) Ideias acidentais: advêm das nossas experiências através dos sentidos; - Descartes inaugura o RACIONALISMO: teoria que define o conhecimento do mundo a partir do raciocínio lógico de operação mental, discursiva e lógica.

  9. Empirismo

  10. O empirismo baseia-se em três aspectos fundamentais: 1. A experiência é a origem de todo o conhecimento; 2. Todas as ideias têm uma base empírica, mesmo as mais complexas; 3. O objeto impõe-se ao sujeito.

  11. Francis Bacon (1561-1626) Obra Principal: Novum Organum (1620) - Objetivo: A descoberta dos fatos depende da observação e da experimentação; • Crítica ao conhecimento anterior: a busca por um pensamento que apresente um resultado prático na vida do homem; • Conceito de Conhecimento: Deve servir o homem e dar-lhe poder sobre a natureza;

  12. Para compreender o mundo é necessário estar consciente dos obstáculos e distrações que são classificados no que ele denomina ‘sistema dos ídolos’: a) Ídolo da tribo: os sentidos podem nos enganar; b) Ídolo da caverna: as nossas limitações podem organizar generalizações erradas; c) Ídolo do mercado: a linguagem é limitada na expressão dos resultados do processo de aprendizagem sobre o mundo; d)Ídolos do teatro: o pensamento filosófico pode falhar e as possíveis carências da demonstração da realidade.

  13. Contribuição de Bacon para a construção de um pensamento sobre a realidade: A tentativa de uma organização de um método racional para atividade científica. -Bacon inaugura o EMPIRISMO: enaltecimento da experiência em detrimento à razão e a transcendência do pensamento. O que vale cientificamente é o que pode ser provado sem interferência dos Ídolos do pensamento humano.

  14. Frases de Bacon “Quem não quer pensar, é fanático; quem não pode pensar, idiota; quem não ousa pensar, um covarde.“ "Instrução e capacidade humana, são sinônimos." "O conhecimento é em si mesmo um poder.”

  15. Enfim, • A filosofia da educação encontrada em Descartes e Bacon se transformam em base para a organização de uma prática educacional escolar no período moderno até os dias atuais; • Teoria do conhecimento: Racionalismo e empirismo trazem a base da construção atual do pensamento organizado pelo construtivismo filosófico presente no trabalho pedagógico em sala de aula.

More Related