1 / 11

Movimentos Sociais II

Movimentos Sociais II. MS no BRASIL Novos Movimentos Sociais. IFSC Joinville Sociologia Profª Danielli Vieira. MS no Brasil

shaw
Download Presentation

Movimentos Sociais II

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Movimentos Sociais II MS no BRASIL Novos Movimentos Sociais IFSC Joinville Sociologia Profª Danielli Vieira

  2. MS no Brasil No Brasil e na América Latina, por conta das profundas desigualdades sociais, das centenas de anos de governos que oprimiram o povo, os movimentos ligados a lutas pelos direitos mais básicos, por redistribuição de renda, de terra sempre estiveram presentes. No Brasil, podemos destacar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra MST , que luta pela reforma agrária em um país no qual o latifúndio, a concentração de terras nas mãos de poucos se estabeleceu desde a época da colonização.

  3. O Fórum Social Mundial (FSM) foi idealizado e criado a partir da iniciativa de alguns brasileiros que desejavam desenvolver uma resistência ao pensamento dominante, e principalmente, a forma neoliberal de organização política e econômica em que a sociedade encontra- se na atualidade. A vontade de fazer oposição ao neoliberalismo no Fórum Social é tão séria que, as datas para as suas realizações foram programadas sempre concomitantes a do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça. No FSM são discutidas as mais diversas temáticas sempre preocupadas com a criação de alternativas para a realidade social. Desta forma, o FSM constitui-se como um espaço de articulação, debate, discussão e reflexão teórica pelos mais diversos movimentos sociais que participam de suas atividades.

  4. MS nas últimas décadas... • Areestruturação da produção no capitalismo (novas tecnologias e novas formas de gestão)gerou desemprego, precarização relações trabalho, até mesmo nos países “ricos” ... Crise econômica mundial 2008. Também nesses países os movimentos passaram a lutar por direitos básicos como emprego, habitação... Marchas Grécia, EUA “Ocupe WallStreet”

  5. Como afirma Miguel Arroyo, os MS: “Retomam velhas lutas em torno dos direitos humanos mais elementares, perenes, não garantidos nem pelas novas tecnologias, nem pelo saber instrumental, nem pela sociedade do conhecimento, nem pela universalização da alfabetização, da escolarização e tantas outras promessas da modernidade e do progresso.”

  6. Aqui também podemos perceber a importância de uma abordagem CTS: os avanços na ciência e na tecnologia nem sempre implicam avanços sociais, melhoria das condições de vida das pessoas...As ideias de “progresso”, de “modernização”, de “desenvolvimento” devem ser sempre relativizadas. • Mas nem tudo são espinhos... Novas tecnologias, mundo informatizado também podem ajudar a produzir novas maneiras de mobilização, inclusive no âmbito dos MS....

  7. E uma das principais características dos MS no mundo contemporâneo diz respeito a atuação em escala global, através da formação de redes de ativistas que se organizam através de redes, locais, regionais, nacionais e internacionais ou transnacionais, e utilizando sobretudo a internet. Em alguns casos como no Anonymous a internet não á apenas meio de comunicação, mas de ação hacktivismo. Através dessa atuação em rede movimentos com objetivos diversos como o feminismo, o ecologismo e MST, por exemplo, reúnem-se em alguns momentos para agir em conjunto.

  8. Atualmente os movimentos tem lutado em duas frentes: por redistribuição (direitos à vida digna, trabalho, educação e saúde) e por reconhecimento (direito a diversidade social, a uma sociedade plural, não há modo único viver).

  9. E nós nisso tudo? Jovens e Movimentos Sociais • Como jovens, como estudantes, em geral, podemos também participar de MS? • Movimento Estudantil, um dos principais movimentos na história dos MS... Como vimos, na França em maio de 68 tudo começou em Universidades e escolas do Ensino Médio. O movimento congregou depois estudantes e trabalhadores levando a uma greve geral no país,10 milhões de trabalhadores aderiram...

  10. No Brasil, na época da ditadura, o movimento estudantil foi um dos principais setores de resistência e luta contra a ditadura. Muitos jovens perderam suas vidas nessa luta... Se hoje vivemos com alguma democracia, com alguns direitos garantidos também é por conta desses jovens. Tivemos também os “caras pintadas”, jovens que foram às ruas com os rostos pintados e com pedidos de Impeachment ao governo Collor. • Outro exemplo de movimento social levado a cabo por pessoas da geração de vocês é o Movimento Passe Livre (também presente em Joinville) que luta por um sistema de transporte público.http://mpljoinville.blogspot.com.br • Outra maneira atuação e de participação política dos jovens se dá através dos Grêmios Estudantis.

More Related