1 / 12

O CENTRO ESPÍRITA NA COMUNIDADE

O CENTRO ESPÍRITA NA COMUNIDADE. O CENTRO ESPÍRITA

rhea
Download Presentation

O CENTRO ESPÍRITA NA COMUNIDADE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O CENTRO ESPÍRITA NA COMUNIDADE

  2. O CENTRO ESPÍRITA “(...) Quando se abrem as portas de um templo espírita-cristão ou de um santuário doméstico, dedicado ao culto do Evangelho, uma luz divina acende-se nas trevas da ignorância humana e através dos raios benfazejos deste astro de fraternidade e conhecimento, que brilha para o bem da comunidade, os homens que dele se avizinham, ainda que não desejem, caminham, sem perceber, para a vida melhor.” EMMANUEL (Mensagem psicografada por FCX, em 10-04-1950, em Pedro Leopoldo-MG) Reformador Jul/92, pág. 9

  3. “(...) Atualizá-lo sem lhe modificar os objetivos básicos; desenvolver suas atividades, sem lhe alterar as estruturas ético-morais; qualificá-lo para os grandes momentos da hora presente como do futuro é dever de todos os espíritas, preservando as bases doutrinárias que nele dever viger: amor e e estudo, ação da caridade, fora da qual não há salvação, assim confirmando a promessa do Consolador, feita por Jesus (...)” VIANNA DE CARVALHO (Página psicografada por DPF, em 25-07-1995, no C.E. Caminho da Redenção,Salvador-BA) Reformador Out/95, pág.13

  4. PLANO DE TRABALHO PARA O MOVIMENTO ESPÍRITA BRASILEIRO (2007 – 2012) O Movimento Espírita tem por finalidade promover e realizar o estudo, a divulgação e a prática da Doutrina Espírita colocando-a ao alcance e a serviço de todos os seres humanos, cumprindo sua missão, que é a de “(...) instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade”. (O Livro dos Espíritos, 88, ed. FEB, 2005 “Prolegômenos”.)

  5. MISSÃO DOS ESPÍRITAS “Ide, pois, e levai a palavra divina: aos grandes que a desprezarão, aos eruditos que exigirão provas, aos pequenos e simples que a aceitarão; porque, principalmente entre os mártires do trabalho, desta provação terrena encontrareis fervor e fé. (...) Arme-se a vossa falange de decisão e coragem! Mãos á obra! O arado está pronto; a terra o espera; arai! (...) ERASTO. (E.S.E.. Edição Especial, FEB,2004. Cap. XX, item 4)

  6. DIRETRIZ 3 DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA - intensificação da difusão do livro espírita (venda, feiras bibliotecas); - ampliação e o fortalecimento da divulgação da DOUTRINA ESPÍRITA pelo rádio, TV, internet, jornais, panfletos, e demais meios disponíveis; - utilização, nos ensinos espíritas de metodologia, frases e imagens adequadas, de conformidade com os princípios doutrinários; - promoção e realização de cursos, encontros e seminários.

  7. DIRETRIZ 7 A PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE - participação nos Conselhos e Organismos governamentais, nos termos da Lei, cujos objetivos sejam compatíveis com os princípios espíritas; - participação em ações, campanhas e organizações das sociedades civis e religiosas, cujos objetivos sejam compatíveis com os princípios espíritas.

  8. EXEMPLOS DE AÇÕES JUNTO À COMUNIDADE C.E. Francisco de Assis (Sto. Amaro da Imperatriz) - Realiza diversas atividades em parceria com a Prefeitura Municipal, Conselho Tutelar, Instituições Religiosas do município.

  9. Em Blumenau – 4 ª URE - Semana de Valorização da Vida em parceria com o CVV com abertura na Câmara de Vereadores e presença de representações das igrejas Católica e Evangélica, Prefeito Municipal, Comandantes do Batalhão do Exército e da Polícia Militar, Bombeiros, SAMU, Conselho Tutelar, COMEN, CONSEG, Secretaria da Saúde, Secretaria da Assistência, Secretaria da Educação, CDL, ACIB e Associação de Moradores. - Distribuição de 2000 livretos da FEB sobre ABORTO, SUICÍDIO, DROGAS, VIOLÊNCIA e EUTANÁSIA nas bibliotecas das escolas da rede municipal de ensino dos municípios de Rodeio, Ascurra e Apiúna; nos Postos de Saúde de 9 municípios; para alunos e professores das faculdades que formam professores de Ciência e Religião.

  10. SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA PROMOÇÃO SOCIAL ESPÍRITA • Visão da CARIDADE no tempo passado • - Visão da CARIDADE ESPÍRITA neste tempo • É a CARIDADE dando suporte à CIDADANIA, fortalecendo o indivíduo, livrando-o da passividade de nossa atuação e reconhecendo-o como SUJEITO de sua própria história. • (Notas do EASESC 2012, PÁG. 13)

  11. “(...)Para se fazer algo sério, é necessário submeter-se às necessidades impostas pelos costumes da época em que se vive; essas necessidades são bem diferentes daquelas dos tempos de vida patriarcal e o próprio interesse do Espiritismo exige se calculem os meios de ação, a fim de que o caminho não se interrompa pela metade. Façamos, portanto, os nossos cálculos, já que vivemos num século em que é necessário contar.” ALLAN KARDEC (Testamento Filosófico – 1868 - Livro dos Médiuns)

More Related