1 / 14

Transtorno Bipolar

Psicologia do Direito. Transtorno Bipolar. O que é o Transtorno Bipolar. Transtorno Bipolar também denominado como psicose maníaco-depressiva é caracterizado por mudanças / oscilações de humor. Causas.

owena
Download Presentation

Transtorno Bipolar

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Psicologia do Direito Transtorno Bipolar

  2. O que é o Transtorno Bipolar Transtorno Bipolar também denominado como psicose maníaco-depressiva é caracterizado por mudanças / oscilações de humor .

  3. Causas Não há diagnósticos exatos quanto as causas, mas sabe-se que os fatores genéticos, traumáticos, sociais e psicológicos somam para o desencadeamento da doença.

  4. Manifestação Na infância ela se manifesta através de sintomas de irritabilidade intensa e impulsividade, porém na adolescência a manifestação é mais frequente, pois é a etapa onde estamos mais inseguros e indefinidos.

  5. Tipos Tipo I É a forma mais intensa de bipolaridade, por apresentar fases de mania plena, com conseqüências maiores e franca alteração do humor, nela também ocorre fases de hipomania*. * Distúrbio de humor que se assemelha à mania, mas de forma menos intensa.

  6. Tipo II É a forma de bipolaridade com fases de hipomania, consequências e clara alteração de humor, mas não tão intensa quanto o tipo I, que tem mania plena, tende a ter oscilações mais breves, mas que frequentemente evoluem para quadros mistos (humor turbulento*). * Agitação, irritabilidade, ansiedade, picos de excitação sexual, insônia, impulsos, dramas.

  7. Tipo III Ocorre com mais frequencia em pessoas que fazem uso de antidepressivos. No entanto o temperamento da pessoa tende a ser mais forte e dinâmico e pode a ter elevações espontâneas do humor.

  8. Tipo IV Ocorre em pessoas com temperamento mais arrojado, empreendedor, jovial e expansivo que passam a ter o humor mais turbulento e depressivo na meia-idade. Com frequência aumentam o consumo de álcool para tentar reduzir a sensação de turbulência.

  9. Características • Humor excessivamente animado, exaltado e eufórico • Extrema irritabilidade e impaciência • Irritação, inquietação física e mental • Otimismo e confiança exageradas • Incapacidade de discernir • Crenças irreais sobre as capacidades e poderes • Ideias grandiosas, pensamentos acelerados, fala muito rápida, ideias conturbadas, incapacidade de se concentrar, comportamento inadequado, gastos excessivos, aumento de impulso sexual • Agressividade física ou verbal • Insônia, uso de drogas

  10. Diagnóstico O diagnóstico é feito com base nos sintomas, na evolução da doença e, quando disponível na história familiar

  11. Tratamento É recomendado que o tratamento seja feito conciliando medicações (os chamados estabilizadores de humor), e um acompanhamento psiquiátrico deve ser mantido por um longo período, sendo que algumas formas de psicoterapia podem colaborar para o tratamento.

  12. Famosos com Transtorno Bipolar Catherine Zeta Jones Atriz britânica, 41 anos Catherine declarou publicamente que sofre de transtorno bipolar ; e em uma entrevista deu a seguinte declaração: "Este é um distúrbio que afeta milhões de pessoas e eu sou uma delas. Se o fato de eu revelar que tenho a doença tiver ajudado pelo menos uma pessoa a procurar ajuda, então já valeu a pena. Não há necessidade de sofrer em silêncio e nem é vergonha pedir ajuda“.

  13. Cássia Kiss Atriz brasileira, 53 anos “ Ser bipolar é perder o controle. Você perde a paciência num nível mais agudo com os filhos, por exemplo. Quando vê está sacudindo a criança, falando mais alto. Vira meio bicho, sabe? É uma coisa que amedronta as pessoas. Aí volta e quer se desculpar, mandar flores, pede perdão, chora. Repeti isso muitas vezes. Um medicamento e acompanhamento evitam que isso aconteça. Mas tomar medicamento não é o fundamental.”

  14. Bibliografia http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/1124/transtorno-bipolar http://www.abpcomunidade.org.br/informese/exibir/?id=4 http://www.unifesp.br/dpsiq/polbr/ppm/atu3_07.htm http://estrelando.r7.com/celebridades/nota/transtorno__catherine_zeta-jones_fala_sobre_problema-97470.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_bipolar http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?419 Acessos em 15/04/2011

More Related