1 / 7

Função de mais de uma variável

Função de mais de uma variável. Introdução Everton Lopes. Função de mais de uma variável.

nay
Download Presentation

Função de mais de uma variável

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Função de mais de uma variável Introdução Everton Lopes

  2. Função de mais de uma variável • No curso de Cálculo I trabalhamos apenas com funções de uma variável y = f(x), ou seja, funções f: D  R  R. Podemos ampliar este conceito considerando situações em que uma grandeza depende de várias outras e estender para tais funções os conceitos de limite, derivada e integral. Exemplos: • A área de um retângulo de base x e altura y é uma função de x e y dada por f(x,y) = xy • O volume de um paralelepípedo de arestas medindo x, y e z é uma função das três variáveis x, y e z, f(x,y,z) = xyz • f: R2 R3; f(x, y) = (x, y, x + y) • f: R3 R2; f(x, y, z) = ( x+z, x – z)

  3. Função de mais de uma variável • Definição: Uma função f de duas variáveis, x e y, é uma regra que associa para cada ponto (x,y) de um domínio D do plano um único número real f(x,y). Analogamente, uma função f de três variáveis, x, y e z , é uma regra que associa para cada ponto (x,y,z) de um domínio D do espaço um único número real f(x,y, z). • O domínio de uma função de duas variáveis é um subconjunto do R2 formado pelo conjunto de pares (x,y) que satisfazem a expressão de f. Analogamente, o domínio de uma função de três variáveis é um subconjunto do R3 formado pelo conjunto de ternos (x,y,z) que satisfazem a expressão de f.

  4. Função de mais de uma variável Exemplos.Determinar o domínio das seguintes funções • f(x, y) = x2 + y2. • f(x, y, z) = x + y + z .

  5. Função de mais de uma variável Representação gráfica de uma função de duas variáveis • O gráfico de uma função de uma variável y = f(x) é uma curva no plano. • Se f(x,y) é uma função de duas variáveis o gráfico de f(x,y) no espaço xyz é o conjunto de todos os pontos (x,y,z) do R3 tais que (x,y) pertence ao domínio de f, e z = f(x,y). Em geral tal gráfico será uma superfície do R3. • Para cada ponto (x,y) do domínio de f corresponde um único z  R tal que z = f(x,y). Logo, nenhuma reta perpendicular ao plano xy pode interceptar o gráfico em mais de um ponto Exercícios no quadro

  6. Curvas de nível de uma função • Um outro método para representar geometricamente uma função de duas variáveis é semelhante ao da representação de uma paisagem tridimensional por meio de um mapa topográfico bidimensional . Isto é feito através das chamadas curvas de nível, descritas a seguir. • Considere o gráfico da função z = f(x,y), e as curvas obtidas pela interseção dessa superfície com os planos z = k. As projeções destas interseções sobre o plano XY são chamadas de curvas de nível de altura k. Um conjunto de curvas de nível para z = f(x,y) é chamado de um esboço de contornos ou mapa de contornos de f

More Related